domingo, 28 de fevereiro de 2021

No aniversário de Bob Cruise

Bob Cruise, o aniversariante. Foto: Alice Springs Masters Games
Letras: Pinterest. Montagem: O Marchador

Bob Cruise comemora no dia de hoje o seu 80º aniversário, motivo pelo qual a equipa do blogue “O Marchador” envia-lhe um abraço de parabéns, desejando-lhe muita saúde e felicidades.

Licenciado pela Universidade de Melbourne, onde nasceu, Bob Cruise leva uma vida dedicada à marcha atlética, na qualidade de treinador, ainda agora ocupando-se de jovens e promissores atletas australianos, sendo o autor de várias publicações técnicas na área da disciplina, entre as quais destacamos um trabalho que deu o título de “Técnica”, sob a égide da Associação Australiana de Marcha.

Uma das áreas onde mais se destacou foi no ajuizamento da marcha atlética, onde foi preletor e examinador de juízes internacionais de marcha ao mais alto nível. Durante 27 anos integrou o Painel Internacional de Juízes de Marcha da IAAF. Ajuizou em seis edições dos Jogos da Commonwealth e foi nomeado para atuar em eventos internacionais no âmbito da hoje designada por World Athletics, recordando-nos, especialmente, dos Campeonatos Mundiais de Juniores (Sub-20), disputados no nosso país, em Lisboa, no ano de 1994.

O seu currículo desportivo ficou enriquecido com a atuação nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e de Atenas, em 2004. De 1996 a 2003 foi membro do Comité de Marcha da IAAF. Nestes mais de 50 anos envolvido no atletismo, Bob recebeu várias distinções, entre as quais, a de Treinador do Ano, em 1995, 1997 e 1998, a Medalha do Desporto Australiano, em 2000, e o Prémio de Mérito, atribuído pela Associação da Oceânia de Atletismo, em 2014.

Happy Birthday, Bob!