terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

António Moura Guedes (1955-2021)

António Moura Guedes. Fotos: Funerária Senra, GD Moure
 e Sport 4 All Celorico da Beira. Montagem: O Marchador

Faleceu no passado domingo (14/2), vítima de doença prolongada, António José Freitas de Moura Guedes, contava 66 anos de idade.

Atleta veterano, treinador e dirigente do Clube Desportivo de Moure, coletividade que fundou em 1976, dinamizou o atletismo, e também a marcha atlética, tendo sido o principal responsável na organização de duas edições (2012 e 2013) do evento desta disciplina designado por Torneio de Marcha Atlética do Pão de Ló de Margaride e realizado na cidade de Felgueiras.

Também fundador da União Desportiva de Várzea, um clube que deu muito nas vistas, falava com muita alegria e orgulho das «meninas do Várzea», referindo-se nesse tempo de ligação ao clube às excelentes atletas com que aquela coletividade se fazia representar nas mais importantes competições nacionais (sobretudo de corta-mato e nas camadas jovens). E essa forma de referência envolvia toda a formação que o Várzea fazia, independentemente do valor dos atletas em questão, ao mesmo tempo significando respeito e valorização do desporto jovem, centrado em valores éticos elevados, que ele sempre manteve, fosse qual fosse o clube em que estivesse a desempenhar funções.

Para a equipa do blogue «O Marchador» fica de António Moura Guedes a memória da riqueza da intervenção, do empenho, da dedicação, da simpatia e da elevação ética. E fica também o respeito pelo trabalho realizado (também na marcha).

Expressamos sentidas condolências à família, particularmente à esposa Alzira e aos filhos André e Vítor Hugo, aos amigos e companheiros do desporto.