domingo, 28 de fevereiro de 2021

No aniversário de Bob Cruise

Bob Cruise, o aniversariante. Foto: Alice Springs Masters Games
Letras: Pinterest. Montagem: O Marchador

Bob Cruise comemora no dia de hoje o seu 80º aniversário, motivo pelo qual a equipa do blogue “O Marchador” envia-lhe um abraço de parabéns, desejando-lhe muita saúde e felicidades.

Licenciado pela Universidade de Melbourne, onde nasceu, Bob Cruise leva uma vida dedicada à marcha atlética, na qualidade de treinador, ainda agora ocupando-se de jovens e promissores atletas australianos, sendo o autor de várias publicações técnicas na área da disciplina, entre as quais destacamos um trabalho que deu o título de “Técnica”, sob a égide da Associação Australiana de Marcha.

Uma das áreas onde mais se destacou foi no ajuizamento da marcha atlética, onde foi preletor e examinador de juízes internacionais de marcha ao mais alto nível. Durante 27 anos integrou o Painel Internacional de Juízes de Marcha da IAAF. Ajuizou em seis edições dos Jogos da Commonwealth e foi nomeado para atuar em eventos internacionais no âmbito da hoje designada por World Athletics, recordando-nos, especialmente, dos Campeonatos Mundiais de Juniores (Sub-20), disputados no nosso país, em Lisboa, no ano de 1994.

O seu currículo desportivo ficou enriquecido com a atuação nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e de Atenas, em 2004. De 1996 a 2003 foi membro do Comité de Marcha da IAAF. Nestes mais de 50 anos envolvido no atletismo, Bob recebeu várias distinções, entre as quais, a de Treinador do Ano, em 1995, 1997 e 1998, a Medalha do Desporto Australiano, em 2000, e o Prémio de Mérito, atribuído pela Associação da Oceânia de Atletismo, em 2014.

Happy Birthday, Bob!

As Memórias do Atletismo Catarinense

Deraldo Ferreira Oppa, na locução dos JO Rio 2016, e os entrevistados,
Ivo da Silva e Sergio Vieira Galdino. Fotos: fb  Deraldo Ferreira Oppa
e Federação Catarinense de Atletismo. Montagem: O Marchador

A Federação Catarinense de Atletismo, num excelente trabalho videográfico conduzido pelo seu presidente, Deraldo Ferreira Oppa, vem produzindo uma série de entrevistas, numa homenagem àqueles que fizeram e têm feito a história da modalidade no Estado de Santa Catarina.

O formato apresentado, editado por Liege Locatelli Piva, de que aqui revelamos o 33.º vídeo, na mais recente conversa com o carismático Ivo da Silva, é um modelo que abrange uma vasta área de agentes do atletismo, desde atletas e treinadores, passando ainda por dirigentes e árbitros, e que se estreou a 11 de junho de 2020 com outra das grandes figuras da marcha atlética brasileira – Sergio Vieira Galdino.

O nosso bom amigo Deraldo que, com a produção destes vídeos, vem “resgatando memórias dos que fizeram e fazem o nosso atletismo ser um dos melhores do País com destaques nacionais e internacionais”, é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, possuindo Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de Atividade Física Relacionada com a Saúde. É Àrbitro de Atletismo, filiado na Federação Catarinense de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo desde há cerca de 40 anos, tendo já atuado em grandes eventos mundiais de atletismo.

A Deraldo Oppa, que nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foi o locutor oficial, em língua portuguesa, das provas do atletismo no Estádio e que, entre outras distinções, foi-lhe concedido o grau de Comendador Esportivo pelo Conselho Estadual de Esportes de Santa Catarina, em reconhecimento do seu trabalho em prol do desporto catarinense, a equipa de “O Marchador” deseja-lhe as maiores felicidades.

Grande Prémio Internacional de Rio Maior adiado

Foto: Desmor. Montagem: O Marchador

O 29º Grande Prémio Internacional de Rio Maior (18.ª edição do Challenge Mundial de Marcha), evento calendarizado para 10 de abril do corrente ano e que marcaria o começo da série principal de provas de marcha da World Athletics, foi adiado para uma data a comunicar oportunamente, tendo em conta as atuais restrições impostas no contexto da pandemia Covid-19.

Com a devida vénia, transcrevemos o comunicado da entidade organizadora do conceituado evento internacional de Rio Maior, divulgado no “site” da DESMOR:

“O Grande Prémio internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, que integra o World Athletics Challenge, estava inicialmente agendado para o próximo dia 10 de abril, tendo em conta a situação atual, comunicamos que o mesmo se encontra adiado.

Continuaremos a avaliar permanentemente a evolução da pandemia e as recomendações das autoridades de saúde, caso existam condições para realização da prova, comunicaremos antecipadamente a data da sua realização.”

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Campeonatos de 50 km e 35 km dos E.U. América, domingo em Santee, CA

Foto: USATF. Mapa: StickPNG. Montagem: O Marchador

Amanhã, domingo (28/2), em Santee, San Diego, no estado da Califórnia, vão ter lugar os Campeonatos Nacionais de Marcha dos Estados Unidos da América (abertos), cujas principais distâncias são os 50 km masculinos e os 35 km femininos, estando a partida prevista para as 7.30 horas (hora local) num circuito de 1.250 metros, sem a presença de público (protocolo Covid-19).

A lista de inscritos no «site» da USATF contempla os seguintes atletas:

Masculinos
Nick Christie, Matthew Forgues, Pablo Gomez, Anthony Joseph Gruttadauro, Andreas Gustafsson, Allen James, Bruce Logan, Michael Mannozzi, Dan O'Brien, Joel Pfahler e Jerry Young.

Femininos
Darlene Backlund, Katie Burnett, Stephanie Casey, Yolanda Holder, Jennifer Lopez, Amberly Melendez e Robyn Stevens.

Os campeões da edição de 2020, sobre 50 km masculinos e femininos, foram Andreas Gustafsson e Robyn Stevens.

Os prémios monetários em disputa ascendem a 50 mil USD e distribuem-se pelos 7 primeiros classificados de cada prova, com 8 mil para o primeiro classificado, 6 mil para o segundo e 4 mil para o terceiro.

O evento, de qualificação para a prova de 35 km masculinos e femininos da Taça Pan-americana de Marcha 2021 (Equador, 8 Maio) engloba ainda os campeonatos masters nas referidas distâncias e provas abertas sobre 30 km, 20 km, 15 km e 10 km para masculinos e femininos.

Campeonatos Nacionais Sub-23 de Pista Coberta, este fim de semana

Foto: António Sousa. Montagem: O Marchador

Braga e Pombal vão acolher as provas de marcha dos 17.os Campeonatos Nacionais de Esperanças (Sub-23) em pista coberta (27-28/2), numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e das Associações de Atletismo de Braga e de Leiria, que se estenderão em outras disciplinas, ao Jamor (Oeiras) e Vila Real de Santo António.

As provas de marcha serão realizadas na tarde de hoje (sábado), os 5.000 metros masculinos às 17:15 horas e os 3.000 metros femininos às 18:00 horas. Os mínimos de participação são de 24.00,00 nos 5000m masculinos, e de 16.00,00 nos 3000m femininos. São apenas quatro os participantes inscritos na competição masculina (todos em Pombal), e nove as concorrentes inscritas à prova feminina (duas em Braga e sete em Pombal).

Joana Pontes (LMA-L), com a marca de 13.16,92, e Maria Bernardo (COP), com 13.42,18 (femininos), Pedro Dias (COP), com 21.41,35, e Filipe Loureiro (SCB), com 21.43,91 (masculinos), apresentam-se com as melhores marcas conforme indicado nas listas de inscritos.

Os marchadores que mais vezes triunfaram na competição foram, no setor masculino, Miguel Carvalho (CNRM/SLB), com cinco títulos, e no setor feminino, Ana Cabecinha (COP), Ana Conceição (SCB) e Daniela Cardoso (ACV/LMA), com três títulos cada.

Os recordes dos campeonatos estão na posse de Miguel Carvalho (CNRM), com 20.05,65 (2015) e de Edna Barros (COP), com 12.58,36 (2018).

O recorde nacional “indoor” Sub-23 nos 5.000m marcha masculinos está na posse de Sérgio Vieira (CN Rio Maior), com 19.29,97 (14-02-1998, Espinho) enquanto nos 3.000m marcha femininos, Susana Feitor (CN Rio Maior) é a recordista nacional com 12.21,7 (19-02-1994, Braga).

Fonte: FPA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Campeonatos de Inverno da Rússia Sub-18 e Sub-16, em Sochi (resultados)

As partidas das provas feminina e masculina de sub-18, e os vencedores individuais,
nos sub-16,  Olga Mastygina e Andrey Denisov, e nos sub-18, Anastasia Kolchina
e Danila Martynov. Fotos e imagens de vídeo: Escola Olímpica da Mordóvia
Montagem: O Marchador

Foram de excelente qualidade os resultados alcançados pelos jovens marchadores da Rússia no decorrer dos campeonatos nacionais de marcha de inverno (pista), com domínio esmagador dos atletas da República da Mordóvia, campeonatos esses que tiveram lugar em Sochi, no dia 20 deste mês de fevereiro, com temperaturas um pouco acima dos zero graus, ainda assim mais amenas que em outras partes da Rússia nesta altura do ano.

Nos 10.000 metros marcha Sub-18, triunfo de Danila Martynov (República da Mordóvia), com 40:30.0, seguido de Evgeny Zhdakaev (República da Mordóvia), com 41:11.0, e de Dmitry Muravyev (República da Mordóvia), com 42:51.0. Participaram 16 atletas.

Nos 5.000 metros marcha Sub-18, de destacar a vitória de Anastasia Kolchina (República da Mordóvia), com 21:40.0, e ainda abaixo da casa dos 21 minutos, Sabina Locksareva (República da Mordóvia), com 21:57.0. Anastasia Podyachy (Região de Chelyabinsk), ocupou o terceiro lugar do pódio com a marca de 22:36.0. Foram 18 as participantes.

Nas competições inter-regionais de marcha, no escalão Sub-16 feminino (3.000 m, 15 participantes), a vitória sorriu a Olga Mastygina (República da Mordóvia), com 14:04.0, seguida de Angelina Rizaeva (República da Mordóvia), com 14:28.5, e de Kristina Egorova (República da Mordóvia), com 14:28.7, enquanto no escalão Sub-16 masculino (5.000m, 7 participantes), Andrey Denisov (República da Mordóvia) foi o primeiro com o tempo de 21:27.0, classificando-se na segunda posição Kirill Chudaikin (República da Mordovia), com 22:53.0, e em terceiro lugar, Artem Ovchinnikov (Moscovo), com 22:54.0.

Independentemente dos problemas associados ao uso de substância dopantes no desporto da Rússia, que levaram à suspensão da federação russa de atletismo das competições internacionais até meados de dezembro de 2022, uma das razões dos bons resultados verificados nas provas de marcha dever-se-á às excelentes condições de treino proporcionadas aos marchadores na capital da República da Mordóvia, Saransk, onde existe um excelente Centro de Estágios destinado apenas a jovens especialistas da marcha e de meio-fundo, e ao facto de haver um minucioso trabalho de prospeção junto das escolas da região, com a promoção, de forma regular, de provas da especialidade integradas no desporto escolar, filtrando-se e apoiando-se os jovens mais talentosos.

Campeonatos de Pista para Jovens do Athletics Victoria (resultados)

Fase inicial dos 5.000 metros marcha e os principais protagonistas, Alanna Peart,
Corey Dickson e Will Thompson. Imagens de vídeo do Athletics Victoria.
Montagem: O Marchador

Em Melbourne, cidade no estado de Victoria, no sudeste da Austrália, disputou-se o primeiro fim de semana (19 a 21/2) dos campeonatos de atletismo de pista para os escalões de sub-20 e sub-18 tendo por palco a pista do Lakeside Stadium, evento para atribuiçao dos títulos daquele estado e ainda de oportunidade de qualificação para os principais campeonatos nacionais.

Na prova de 5.000 metros marcha (mista) do programa realizada sob uma temperatura de 32 graus Celsius, Will Thompson, sub-20 do Mornington Peninsula Athletic Club, com um recorde pessoal de 21:14.45, e Alanna Peart, também sub-20, do Ballarat Race Walking Club, com 24:33.32 destacaram-se ao vencerem em termos absolutos e nas suas faixas etárias. A salientar ainda a prestação do segundo classificado, Corey Dickson, sub-20, do Knox Athletic Club, com 21:54.96.

Classificações
5.000 m masculinos - geral/escalão
1.º, Will Thompson (MPA), 21:14.45 - 1.º, sub-20
2.º, Corey Dickson (KNA), 21:54.96 - 2.º, sub-20
3.º, Fraser Saunder (BYC), 24:11.00 - 1.º, sub-18
4.º, Owen Costin (CHI), 27:47.28 - 2.º, sub-18
5.º, Liam Mclennan (DAC), 26:48.14 - 1.º, sub-17

5.000 m femininos - geral/escalão
1.ª, Alanna Peart (BYC), 24:33.32 - 1.ª, sub-20
2.ª, Charlotte Hay (KNA), 26:58.91 - 2.ª, sub-20
3.ª, Grace Louey (KNA), 27:48.19 - 3.ª, sub-20
4.ª, Jade Chitty (WES), 31:52.35 - 1.ª, sub-18
5.ª, Casey Smith (NSW), 34:11.79 - 2.ª, sub-18
Desistente: Kaylah Heikkila-Dubowik (BEL) - sub-17

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Narcis Mihaila e Mihaela Acatrinei, campeões da Roménia de 20 km marcha

Provas de jovens e de 20 km nos campeonatos de marcha de Inverno em Timisoara,
Roménia. Fotos: AJA Timiș. Montagem: O Marchador

Em Timisoara, a terceira cidade mais populosa da Roménia, disputaram-se (20/2) os Campeonatos Nacionais de Marcha de Inverno (Estrada), evento bem organizado e participado por 128 atletas (42 masculinos e 86 femininos) em representação de 21 clubes.

Nas principais provas de 20 km referência para as vitórias absolutas, nos masculinos, de Narcis Mihaila, com 1:28:02.66, atleta olímpico no Rio 2016 e décimo classificado nos 50 km de Doha 2019, e nos femininos, da internacional Mihaela Acatrinei, com um novo recorde pessoal de 1:34:42.43 (antes, 1:35:08 em Craiova 2020).

Os segundos lugares dos pódios masculino e feminino foram ocupados pelos olímpicos Marius Cocioran (1:30:40.15) e Ana Rodean (1:39:04.87), e os terceiros por Andrei Gafita (1:33:55.75) e Mihaela Puscasu (1:47:52.89). No escalão sub-23 os títulos ficaram na posse de Gigi Olteanu (2:04:15.29) e Diana Angelescu (1:49:12.75).

De entre as várias outras provas em diferentes distâncias e escalões etários, refira-se os vencedores individuais, nos sub-20 (10km), Gabriel Milosi (53:59.76) e Maria-Diana Lataretu (52:39.53), nos sub-18, Darius Melenciuc (52:11.79, 10 km) e Delia Ochiana (26:12.10, 5 km), e nos sub-16, Stefan Cimpoies (26:59.56, 5 km) e Elisabeta Chirila (15:19.66).

Fonte: FRA

Principais classificações
20 km masculinos
1.º, Narcis Stefan Mihaila, 1987 (CSU/CSM Resita), 1:28:02.66
2.º, Marius Iulian Cocioran, 1983 (CSU/CSM Resita), 1:30:40.15
3.º, Andrei Gafita, 1996 (CSM Suceava), 1:33:55.75
4.º, Ionut Vasilica Plesu, 1998 (CSU/CSM Resita), 1:34:19.46
5.º, Pavel Remus Radoi, 1998 (CSU/CSM Resita), 1:37:20.24
6.º, Catalin Vasile Suhani, 1991 (CSM Suceava), 1:52:09.13
7.º, Atila Zoltan Balog, 1981 (CSU/CSM Resita), 1:53:58.53
8.º, Gheorghe Berdei, 1967 (CSM Suceava), 2:03:24.75
9.º, Gigi Olteanu, 2002 (CS Muscel CL), 2:04:15.29 - 1.º, sub-23
10.º, Razvan George Stolanic, 2003 (CS Muscel CL), 2:05:43.73 - 2.º, sub-23
11.º, Victor Turluianu, 2003 (CSM Suceava), 2:08:21.57 - 3.º, sub-23
12.º, Stefan Turluianu, 2000 (CSM Suceava), 2:10:03.47 - 4.º, sub-23
13.º, Ilie Samuel Polita, 1998 (CSU Resita), 2:11:59.13
Desistentes: Ion Adrian Dumitru, 2001 (CS Muscel CL) - sub-23 e Carlos Mihai Neag, 2001 (CS Muscel CL) - sub-23.

20 km femininos
1.ª, Mihaela Acatrinei, 1995 (CS Unirea Alba Iulia/CSU Resita), 1:34:42.43
2.ª, Ana Veronica Rodean, 1984 (CS Unirea Alba Iulia/CSU Resita), 1:39:04.87
3.ª, Mihaela Valentina Puscasu, 1995 (CSU Resita), 1:47:52.89
4.ª, Diana Georgiana Angelescu, 2000 (CSM Suceava), 1:49:12.75 - 1.ª, sub-23
5.ª, Georgiana Cornelia Jid, 2000 (CS Unirea Alba Iulia), 1:53:32.49 - 2.ª, sub-23
6.ª, Loredana Cocos, 1999 (CSU Resita), 1:59:51.52 - 3.ª, sub-23
7.ª, Elena Lacramioara Caruceriu, 1997 (CSU Resita), 2:03:03.76
8.ª, Ionela Cerasela Olteanu, 1999 (CSM Craiova), 2:12:33.36 - 4.ª, sub-23
9.ª, Madalina Stefania Domnu, 2002 (CSM Craiova), 2:12:33.64 - 5.ª, sub-23
10.ª, Alina Ionela Batila, 1995 (CSM Craiova), 2:19:03.06

Resultados completos, aqui.

Jarkko Kinnunen e Anniina Kivimäki, campeões da Finlândia (pista coberta 2021)

Jarkko Kinnunen e Anniina Kivimäki, campeões indoor 2021 da Finlândia.
Fotos: Yleisurheilu. Montagem: O Marchador

Em Hipposhalli, Jyväskylä, disputaram-se os Campeonatos da Finlândia de Pista Coberta (20-21/2), com vitórias nas provas de marcha do veterano Jarkko Kinnunen (5.000 m) e da sub-23 Anniina Kivimäki (3.000 m).

Kinnunen, de 37 anos, há um ano sem competir e depois de uma intervenção cirúrgica, referiu sentir-se renascido. Em preparação para os 50 km de Dudince, registou o seu sexto título indoor da carreira e obteve a marca de 20.15,00 depois de ter assumido o comando cerca dos 4.000 metros e impôr 3.54,41 nos últimos 1.000 metros. Até aos 3.000 metros o comando da prova pertenceu a outro cinquentista, Veli-Matti Partanen, (parciais acumulados de 3.55,22, 7.54,49 e 12.06,64), que se quedaria pela terceira posição, com 20.46,71 . A segunda posição iria para o sub-23 Joni Hava, com um recorde pessoal indoor de 20.27,47.

Kivimäki, que evidenciou grande superioridade, estabeleceu um novo recorde nacional da categoria sub-23, com 12.57,35, impondo um ritmo em cada 1.000 metros de 4.21,90, 4.17,59 e 4.17.86. O seu principal objetivo passa pelo Campeonato da Europa sub-23 a ter lugar em Bergen, Noruega, em julho próximo. Menos de 1 segundo separou as suas adversárias mais próximas, Tiia Kuikka e Heta Veikkola, de apenas 17 anos, com 13.37,75 e 13.38,22 respetivamente.

Classificações
5.000 m masculinos
1.º, Jarkko Kinnunen (JalasjJa), 20.15,00
2.º, Joni Hava (EspTa), 20.27,47
3.º, Veli-Matti Partanen (LappUM), 20.46,71
4.º, Jaakko Määttänen (EspTa), 21.00,40
5.º, Sajan Irincheev (EspTa), 21.21,89
6.º, Jere Niemi (EspTa), 21.54,46

3.000 m femininos
1.ª, Anniina Kivimäki (LapVi), 12.57,35
2.ª, Tiia Kuikka (LappUM), 13.37,75
3.ª, Heta Veikkola (LapVi), 13.38,22
4.ª, Ellen Seisto (EspTa), 14.23,48
5.ª, Venla-Nora Nirkkonen (TurWei), 15.06,13
Desclassificada: Elina Heikkinen (OulPy).

Fonte: Yleisurheilu

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Federico Tontodonati e Valentina Trapletti, campeões de Itália (pista coberta 2021)

Federico Tontodonati e o grupo perseguidor, a partida feminina e Valentina Trapletti.
Fotos: Francesca Grana/FIDAL e Rai Sport
Montagem: O Marchador

Confirmando o favoritismo que lhes era atribuído pelo contingente de atletas inscritos na marcha dos Campeonatos de Itália de Pista Coberta em Ancona (20-21/2), Federico Tontodonati, do C.S. Aeronautica Militare, e Valentina Trapletti, do C.S. Esercito, isolaram-se imediatamente após o tiro de partida das suas provas para conquistarem os respetivos títulos nacionais.

Nos 5.000 metros masculinos, Tontodonati obtém 19:33.71, com parciais em cada 1.000 metros de 3:55,6, 3:49,9, 3:51,8 (11:37,3 aos 3.000 m), 4:00,7 e 3:55,7, ficando próximo do ser melhor registo de 19:26,94 em Pádua 2015). Leonardo dei Tos, do Athletic Club 96 Alperia, ocupa a segunda posição, com 19:41.18, e o sub-23 Riccardo Orsoni, do G.A. Fiamme Gialle, com um novo recorde pessoal de 19:44.49.

Nos 3.000 metros femininos, Trapletti, de 35 anos de idade, consegue 12:43,04, com 4:18,1, 4:14,8 e 4:10,1 em cada 1.000 metros, ela que detém como melhor tempo na distância 12:35,55 em Pádua 2015, tal como Tontodonati. Os restantes lugares do pódio são ocupados por Federica Curiazzi, do Atl. Bergamo 1959 Oriocenter, com 13:32.85, e Sara Vitiello, do G.S.Self Atl. Montanari Gruzza, com 14:01.07.

Classificações
5.000 m masculinos
1.º, Federico Tontodonati, 1989 (C.S. Aeronautica Militare), 19:33.71
2.º, Leonardo Dei Tos, 1992 (Athletic Club 96 Alperia), 19:41.18
3.º, Riccardo Orsoni, 2000 (G.A. Fiamme Gialle), 19:44.49
4.º, Aldo Andrei, 2001 (GS Valsugana Trentino), 19:53.62
5.º, Filippo Antonio Capostagno, 2002 (Fiamme Gialle G. Simoni), 22:04.83
6.º, Francesco Benvenuto, 2002 (Gruppo Sportivo Virtus), 22:46.78
Desclassificados: Diego Giampaolo, 2004 (Fiamme Gialle G. Simoni) e Pietro Notaristefano, 2003 (A.S.D. Atletica Don Milani).

3.000 m femininos
1.ª, Valentina Trapletti, 1985 (C.S. Esercito), 12:43.04
2.ª, Federica Curiazzi, 1992 (Atl. Bergamo 1959 Oriocenter), 13:32.85
3.ª, Sara Vitiello, 1996 (G.S.Self Atl. Montanari Gruzza), 14:01.07
4.ª, Anna Ferrari, 2002 (Atletica Riviera Del Brenta), 14:27.39
6.ª, Giulia Miconi, 2000 (CUS Macerata), 14:44.42
7.ª, Alexandrina Mihai, 2003 (Atl. BS'50 Metallurg. S.Marco), 15:28.64
Desclassificada: Ilaria Migliardi, 2002 (Fiamme Gialle G. Simoni).

Rafał Augustyn e Katarzyna Zdziebło, campeões da Polónia (pista coberta 2021)

As vitórias de Rafał Augustyn e Katarzyna Zdziebło na pista coberta polaca 2021.
Fotos: Marek Biczyk/PZLA. Montagem: O Marchador

Vice-campeões em 2020, Rafał Augustyn e Katarzyna Zdziebło, ambos representantes do LKS Stal Mielec, conquistaram agora os títulos nacionais absolutos em pista coberta da Polónia, durante os campeonatos, em 65ª edição, disputados em Toruń (20-21/2).

Nos 5.000 metros masculinos, Rafał Augustyn, pela primeira vez campeão em recinto coberto (obteve o título nacional de 50 km em Dudince, 24/10/2020), registou a marca final de 19:36.85, depois de 11:50.62 na passagem dos 3.000 metros e os últimos 1.000 metros percorridos em 3:49.98. Relegou para a segunda posição o campeão em título, Dawid Tomala, do AZS KU Politechniki Opolskiej Opole, que obteve 19:50.84, e para a terceira Jakub Jelonek, do CKS Budowlani Częstochowa - SL, com 19:52.45. Na quarta posição e primeira da categoria sub-23 entrou Łukasz Niedziałek, do WLKS Nowe Iganie, com 20:27.34.

Nos 3.000 metros femininos, Katarzyna Zdziebło distanciou-se da concorrência para terminar com um novo recorde pessoal de 12:39.95, tendo registado parciais em cada 1.000 metros de 4:12.42, 4:13.09 e 4:14.45. Olga Niedziałek, do WLKS Nowe Iganie, foi a segunda classificada com 13:11.96, recorde pessoal, enquanto a campeã de 2020, Agnieszka Ellward, do Flota Gdynia, seria a terceira classificada, com 13:37.06, depois de cumprir 30 segundos na zona de penalização.

Classificações
5.000 m masculinos
1.º, Rafał Augustyn, 1984 (LKS Stal Mielec - PK), 19:36.85
2.º, Dawid Tomala, 1989 (AZS KU Politechniki Opolskiej Opole - OP), 19:50.84
3.º, Jakub Jelonek, 1985 (CKS Budowlani Częstochowa - SL), 19:52.45
4.º, Łukasz Niedziałek, 2000 (WLKS Nowe Iganie - MZ), 20:27.34 - 1.º, sub-23
5.º, Rafał Fedaczyński, 1980 (AZS UMCS Lublin - LU), 20:28.83
6.º, Artur Brzozowski, 1985 (AZS-AWF Katowice - SL), 20:30.25
7.º, Mateusz Nowak, 1996 (UKS Skoczek Skoki - WP), 20:41.16 p.z.
8.º, Arkadiusz Schiedel, 2000 (MLKS Nadwiślanin Chełmno - KP), 22:16.50 - 2.º, sub-23
9.º, Michał Baranowski, 1998 (MKS Unia Hrubieszów - LU), 23:30.61
10.º, Miłosz Oczkoś, 2001 (MLKS Nadwiślanin Chełmno - KP), 23:54.99 - 3.º, sub-23

3.000 m femininos
1.ª, Katarzyna Zdziebło, 1996 (LKS Stal Mielec - PK), 12:39.95
2.ª, Olga Niedziałek, 1997 (WLKS Nowe Iganie - MZ), 13:11.96
3.ª, Agnieszka Ellward, 1989 (WKS Flota Gdynia - PM), 13:37.06 p.z.
4.ª, Antonina Lorek, 1995 (KS AZS AWF Kraków - MA), 14:16.88
5.ª, Wiktoria Raś, 2000 (LKS Stal Mielec - PK), 14:56.22 - 1.ª, sub-23
6.ª, Anna Zdziebło, 2001 (LKS Stal Mielec - PK), 15:14.06 - 2.ª, sub-23
7.ª, Magdalena Czwojdrak, 2003 (UKS Orkan Środa Wlkp. - WP), 15:29.82
8.ª, Patrycja Oller, 2001 (MLKS Nadwiślanin Chełmno - KP), 15:51.60 - 3.ª, sub-23
9.ª, Julia Kowalska, 2001 (LKS Vectra Włocławek - KP), 16:14.80 - 4.ª, sub-23
10.ª, Marcelina Drozdek, 2000 (AZS-AWF Warszawa - MZ), 16:29.25 - 5.ª, sub-23

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Aurélien Quinion e Eloise Terrec vencem campeonatos de França de Elite (p.cob.)

Em Miramas, a partida masculina, Aurélien Quinion, e a liderança feminina através
de Eloise Terrec. Fotos: DD Casale. Montagem: O Marchador

Em Miramas, na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, e face aos necessários cuidados sanitários por força da pandemia de Covid-19, disputaram-se de forma inédita os Campeonatos de França de Pista Coberta de Elite (19 a 21/2) juntando igualmente as categorias etárias de sub-23, sub-20 e sub-18, evento que ainda assim reuniu quase 600 atletas de 218 clubes.

No primeiro dia dos campeonatos (sexta-feira, 19), Aurélien Quinion, com um recorde pessoal de 19:51.20 conquistou o título masculino numa entusiástica prova de 5.000 metros (final A, 12 participantes) em que recuperou de um atraso de cerca de 50 metros para David Kuster, até então o líder destacado, arrancando para a vitória a 3 voltas do final. Kuster seria o segundo classificado da geral com 20:07.49, e Matteo Duc, o terceiro com 20:18.46 (recorde pessoal), ambos da categoria primeiro e segundo sub-23.

Antes da prova masculina disputaram-se as finais B e A femininas (21 atletas), sobre 3.000 metros, merecendo destaque o título alcançado com grande determinação por Eloise Terrec, com 12:46.12, a melhor marca francesa do ano, e as atletas que de perto lhe seguiram, as sub-23 Pauline Stey e Camille Moutard, cronometradas em 12:48.98 e 12:51.89 respetivamente, todas com expressivos recordes pessoais e pela primeira vez abaixo dos 13 minutos.

Classificações
5.000 m masculinos - geral/esc. etário
1.º, Aurelien Quinion, 1993 (EFCVO - S/l AC St Gratien-Sann), 19:51.20 - sénior
2.º, David Kuster, 1999 (EFS Reims A.), 20:07.49 - sub-23
3.º, Matteo Duc, 2001 (AS Aix-les-Bains), 20:18.46 - sub-23
4.º, Martin Madeline-Degy, 2001 (ECLA Albi - Les Pointes St.Sulpice), 20:50.06 - sub-23
5.º, Florian Peter, 2002 (AS Aix-les-Bains), 21:37.98 - sub-20
6.º, Ellis Batifol, 2003 (Bagnols Marcoule Athletisme), 21:50.57 - sub-20
7.º, Faustin Garreau, 2003 (AFA Feyzin-Venissieux), 22:09.00 - sub-20
8.º, Aymeric Hue, 2001 (EC Orleans Cercle Jules Ferry), 22:13.27 - sub-23
9.º, Alexis Robichon, 2000 (AC Roche-sur-Yon), 22:15.66 - sub-23
10.º, Leo Benjelloun-Touimi, 2004 (AS Libourne), 22:48.10 - sub-18
11.º, Theo Charbonnier, 2004 (US Bannalec), 24:20.71 - sub-18
12.º, Martin Gaudre, 2004 (NMA - S/l Herbauges Athle 44), 24:23.68 - sub-18

3.000 m femininos (Final A) - geral/esc. etário
1.ª, Eloise Terrec, 1998 (AC Roche-sur-Yon), 12:46.12 - sénior
2.ª, Pauline Stey, 2001 (ANA - S/l Rohan Athletisme Sav.), 12:48.98 - sub-23
3.ª, Camille Moutard, 2001 (Athle 21 - S/l Athle 21 AO Arn), 12:51.89 - sub-23
4.ª, Maele Terrec, 2001 (NAM - S/l St Max Essey Club At), 13:05.33 - sub-23
5.ª, Marion Manaresi, 2000 (AC Romorantin), 13:31.52 - sub-23
6.ª, Elvina Carre, 2003 (AST - S/l Louhans), 14:03.24 - sub-20
7.ª, Alyssa Berger, 2003 (AO Nivernaise - Nevers), 14:15.04 - sub-20
8.ª, Emilie Laurens, 2003 (CSBJ - S/l EA Gillonnay-la Cot), 14:40.76 - sub-20
9.ª, Marie Le Mouellic, 2003 (Val-de-Reuil AC), 14:42.95 - sub-20
10.ª, Thais Faucon, 2004 (Psla - S/l Stade Saint-Lo), 15:24.02 - sub-18
11.ª, Ana Delahaie, 2004 (Dordogne A - S/l Bergerac Athl), 15:25.96 - sub-18
Desistente: Agathe Mille, 2004 (GRAC - S/l Grac Renwez) - sub-18

3.000 m femininos (Final B) - geral/esc. etário
1.ª, Flavie Bodin, 2003 (GRAC - S/l Grac Renwez), 14:45.58 - sub-20
2.ª, Pauline Camard, 2003 (Tregor Goelo Athletisme Guinga), 15:05.73 - sub-20
3.ª, Liv Masson, 2003 (A.S.A. - S/l Haute Tarentaise), 15:07.87 - sub-20
4.ª, Nelly Lagrange, 2004 (Athle 66 - S/l Union Perpignan), 15:10.72 - sub-18
5.ª, Blanche Tricot-Lapiere, 2004 (VAFA - S/l AC Villeneuve D'ASC), 15:12.50 - sub-18
6.ª, Laura Lijeour, 2003 (NMA - S/l AC La Chapelle/Erdre), 15:58.43 - sub-20
7.ª, Tess Parmentier, 2004 (SPN Vernon), 16:03.98 - sub-18
8.ª, Lysa Picart, 2003 (ACL 44 - S/l Cote de Jade Athl), 16:13.44 - sub-20
Desclassificada: Lea Van Lierde, 2004 (Athle Halluin-Val-de-Lys) - sub-18

Marius Žiūkas e Brigita Virbalytė dominam campeonatos de pista coberta da Lituânia

Marius Žiūkas, Brigita Virbalytė e o pódio da marcha nos campeonatos em Klaipeda.
Fotos: Alfredas Pliadis. Montagem: O Marchador

Os olímpicos Marius Žiūkas, de Vilnius/Jonava, com 19:07,00 nos 5.000 metros, e Brigita Virbalytė-Dimšienė, de Vilnius, com 12:14,95 nos 3.000 metros, obtidos nos Campeonatos de Pista Coberta da Lituânia realizados em Klaipeda (20-21/2), não apenas demonstraram clara superioridade na conquista dos títulos nacionais como também passaram a liderar as listas mundiais 2021 nas referidas distâncias em recinto coberto.

Žiūkas, que acumulou o seu décimo título nos campeonatos e que tem um recorde pessoal de 18:58,27 (Klaipeda 2018), suplantou a melhor marca do ucraniano Zabuzhenko de 19:07,5 (Kiev, 9 jan.). Virbalytė, que regressou aos títulos (o de 2020 ficou na posse de Živilė Vaiciukevičiūtė) e que detém como recorde pessoal e nacional 12:07,19 (Viena 2014), ultrapassou a grega Drisbioti que alcançara 12:21,43 (Piraeus, 12 fev.).

Acrescente-se ainda que Brigita Virbalytė, que conta 36 anos de idade, obteve um novo recorde mundial master W35 (anterior, 12:23.46 de María José Poves, Zaragoza, 2014).

Os pódios da marcha no evento ficaram completos com o olímpico Tadas Šuškevičius, de Vilnius, com 19:57,73, e Paulius Juozaitis, de Birštonas, com 23:20,61, nos masculinos (6 participantes), e Monika Vaiciukevičiūtė, de Klaipeda, com 13:14,34, e Alita Masionytė, de Jonava, com 15:37,14. nos femininos (7 participantes).

Colaboração: Kristina Saltanovic

Classificações
5.000 m masculinos
1.º, Marius Žiūkas, 1985 (Vilnius/Jonava), 19:07,00
2.º, Tadas Šuškevičius, 1985 (Vilnius), 19:57,73
3.º, Paulius Juozaitis, 2000 (Birštonas), 23:20,61
4.º, Evaldas Silčenko, 1992 (Vilnius ind.), 24:21,47
5.º, Deividas Balevičius, 1999 (Švenčionys), 24:41,72
6.º, Deimantas Kukis, 1998 (Švenčionys), 25:00,24

3.000 m femininos
1.ª, Brigita Virbalytė-Dimšienė, 1985 (Vilnius), 12:14,95
2.ª, Monika Vaiciukevičiūtė, 1996 (Klaipėda), 13:14,34
3.ª, Alita Masionytė, 2004 (Jonava), 15:37,14
4.ª, Aušrinė Kuzmickaitė, 1998 (Kaunas), 15:59,70
5.ª, Augustė Kvedaraitė, 2005 (Kėdainiai, Vilnius), 17:14,46
6.ª, Aiva Bilevičiūtė, 2005 (Kėdainiai), 17:56,53
7.ª, Milanta Sičinskytė, 2003 (Vilnius), 18:38,12

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Alegna González e Noelia Vargas competiram campeonato de 20 km em San José, Costa Rica

Alegna González e Noelia Vargas nos 20 km em San José, Costa Rica.
Fotos: Federacion Costarricense de Atletismo
Montagem: O Marchador

A mexicana Alegna González, campeã mundial sub-20 (Tampere 2018) e pan-americana (Trujillo 2017) agora já no escalão etário superior, e a internacional e recordista nacional costa-riquenha, Noelia Vargas, de 20 anos de idades, foram as principais figuras dos 20 km do programa do Campeonato Nacional de Marcha de Estrada realizado este domingo (21/2) num circuito instalado nas imediações do Estádio Nacional, no Parque Metropolitano La Sabana, na capital San José, Costa Rica.

Alegna González, já qualificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio (1:30:21, Podebrady 2019), foi a primeira classificada na meta com a marca de 1:34:01.19 (marca a ser arredondada para o segundo superior), seguindo-lhe Noelia Vargas (Puriscal), com o título nacional e o registo de 1:34:39.54, ela que tem como recorde pessoal (e nacional) 1:33:09 (Lima 2019). Outra participante, Sofia Elizabeth Ramos (18 anos), do México, não concluiria a prova.

Nos masculinos (5 participantes), sobre a mesma distância, o título ficou na posse de Juan Manuel Calderon (San José), com 1:35:31.24, cuja prova foi iniciada 15 minutos depois da feminina, pelas 6.15 horas da manhã.

Referência ainda para outras provas e respetivos vencedores, nos sub-20 (10 km), Jorge Muñoz (Palmares, 54:15.83) e Mariana Muñoz (Coopenae, 50:00.91), nos sub-18, Kendall Castillo (Palmares, 55:09.94, 10 km) e Sharon Herrera (Atl. Santa Bárbara, 26:29.42, 5 km), nos sub-16 (5 km), Jonathan Abarca (Palmares, 32:13.39) e Sury Villalobos (Codea Alajuela, 28:16.50), e finalmente nos sub-14, Derek Jimenez (Puriscal, 17:32.42, 3 km) e Britaney Araya (Perez Zeledón, 12:40.99, 2 km).

O evento organizado pela FECOA (Federación Costarricense de Atletismo) foi de qualificação para o Campeonato Centro-americano de Marcha a disputar daqui a pouco dias na Guatemala (27-28/2).

Fonte: FECOA

Dementy Cheparev e Margarita Nikiforova venceram os 35 km marcha de Sochi

Os 35 km em Sochi, Margarita Nikiforova e os pódios das provas.
Fotos: Federação de Atletismo da Rússia e Escola Olímpica da Mordóvia
Montagem: O Marchador

Nos 35 km masculinos dos campeonatos russos de inverno em Sochi (19/2), Dementy Cheparev foi o melhor com o tempo de 2:31:27 (1:27:55 aos 20 km), seguido de Sergey Rakov, com 2:32:26, e Kiril Shutov, com 2:35:00, os três com os melhores resultados mundiais do ano.

Nos 35 km femininos, Margarita Nikiforova concluiu a prova no tempo de 2:43:14 (1:33:44 aos 20 km), que representa a melhor marca mundial de todos os tempos na distância, relativamente nova no panorama da especialidade e que ganha importância com a entrada no próximo ano, nos grandes palcos internacionais. A detentora da anterior melhor marca mundial era a italiana Eleonora Anna Giorgi, que fizera 2:43:43, em Grosseto, a 26 de janeiro de 2020. Elmira Alembekova foi segunda classificada com o tempo de 2:45:00, e Anastasia Kalashnikova foi terceira com 2:46:29.

Nas provas de 10 km marcha da categoria Sub-20, os resultados foram igualmente de top mundial. Na prova feminina os tempos das seis primeiras apenas ficam atrás da japonesa Minori Yabuta que no primeiro dia do ano, em Tóquio, realizou 45:13. Em Sochi, Elena Sborec foi a vencedora com o tempo de 45:29. Classificaram-se nos lugares imediatos Alina Shishkova (46:39), Yulia Halilova (47:27), Ksenia Ovchinnikova (48:05), Anastasia Truhova (48:08) e Anastasia Slivar (48:52).

Ainda nos 10 km Sub-20, agora na categoria masculina, os quatro primeiros realizaram as melhores marcas mundiais do ano. Maksim Pianzin foi o vencedor, com o tempo de 40:05. Dmitry Gramachkov foi o segundo com 40:34, Maksim Boiko o terceiro com 40:52, e Aleksandr Gorodskov o quarto com 41:35.

Colaboração: Maris Peterson e Kristina Saltanovic

Classificações
35 km masculinos
1.º, Dementy Cheparev (1992), 2:31.27
2.º, Sergey Rakov (1999), 2:32.26
3.º, Kirill Shutov (1997), 2:35.00
4.º, Sergey Sharypov (1992), 2:37.20
5.º, Aleksey Terentiev (1991), 2:42.06
6.º, Maksim Novikov (1997), 2:45.52
7.º, Artem Trifonov (1995), 2:53.15
8.º, Dmitry Ivanov (1999), 2:56.30
9.º, Ivan Krivenko (2000), 3:03.13

35 km femininos
1.ª, Margarita Nikiforova (1998), 2:43.14
2.ª, Elmira Alembekova (1990), 2:45.00
3.ª, Anastasia Kalashnikova (1997), 2:46.29
4.ª, Kristina Liubushkina (1995), 2:55.06
5.ª, Irina Musihina (1988), 3:06.13
6.ª, Anna Musilovic (2001), 3:07.43
Desistente: Anastasia Oleinik (1996).
Desclassificada: Kristina Kudinova (1998).

10 km masculinos sub-20
1.º, Maksim Pianzin (2003), 40:05
2.º, Dmitry Gramachkov (2003), 40:34
3.º, Maksim Boiko (2003), 40:52
4.º, Aleksandr Gorodskov (2002), 41:35
5.º, Mihail Gushczin (2002), 41:40
6.º, Artemiy Vershinin (2003), 41:42
(...)
23 participantes

10 km femininos sub-20
1.ª, Elena Sborec (2003), 45:29
2.ª, Alina Shishkova (2002), 46:39
3.ª, Yulia Halilova (2002), 47:27
4.ª, Ksenia Ovchinnikova (2002), 48:05
5.ª, Anastasia Truhova (2003), 48:08
(...)
15 participantes

Vasily Mizinov e Elena Lashmanova venceram nos 20 km marcha dos campeonatos de Sochi 2021

Os 20 km em Sochi, a frente da prova masculina, o pódio feminino, e os vencedores,
Vasily Mizinov (dorsal 72) e Elena Lashmanova. Fotos: IG Vasiliy Mizinov
e Escola Olímpica da Mordóvia. Montagem: O Marchador

Os Campeonatos Nacionais da Rússia em marcha atlética, que se realizaram em Sochi, este fim de semana, com uma temperatura a rondar os 2 graus centígrados e chuva em praticamente toda a jornada, registaram resultados de grande nível mundial, quer nas provas de 20 e 35 km seniores, como também nos 10 km Sub-20.

Nos 20 km masculinos, Vasily Mizinov venceu confortavelmente com a marca de 1:18:45, a escassos 13 segundos do seu recorde pessoal estabelecido em 2019, também em Sochi, neste momento apenas superado, na lista mundial do ano, pelos japoneses Yamanishi (1:17:20) e Takahashi (1:18:04). Sergey Shirobokov foi segundo com 1:19:23, e Sergey Kozhevnikov, terceiro com 1:21:20, atleta de 19 anos que chegou a liderar apenas tendo Mizinov por companhia e que cumpriu 2 minutos na zona de penalização. Na quarta posição da geral na meta, e 1.º sub-23, entrou Anton Kurbatov, com 1:22.06.

Nos 20 km femininos, Elena Lashmanova esteve em grande plano obtendo o tempo de 1:25:41, seguida de Reihan Kagramanova, com 1:26:45, Elvira Hasanova (21 anos), com 1:27:13, Daria Golubechkova, de 20 anos de idade, a quem foi atribuído o título sub-23, com 1:27:30, e Nadezhda Sergeyeva, com 1:28:27, estas cinco atletas realizando marcas que as colocam na dianteira da lista mundial do ano na distância.

Colaboração: Maris Peterson e Kristina Saltanovic

Classificações
20 km masculinos
1.º, Vasily Mizinov (1997), 1:18.45
2.º, Sergey Shirobokov (1999), 1:19.23
3.º, Sergey Kozhevnikov (2001), 1:21.20 p.z.
4.º, Roman Evstifeev (1992), 1:23.21
5.º, Aleksey Kudashkin (1997), 1:23.57
6.º, Nikolay Konkov (2000), 1:26.48
7.º, Evgeniy Dobrynkin (1997), 1:28.11
8.º, Zahar Sliva (1998), 1:28.18 p.z.
9.º, Mihail Zaharov (1997), 1:34.00
10.º, Aleksey Golovin (1988), 1:37.35
11.º, Viacheslav Aymurzin (1998), 1:39.46
12.º, Vladimir Nikitin (1988), 1:42.20
(!): Kirill Frolov (1993).

20 km femininos
1.ª, Elena Lashmanova (1992), 1:25.41
2.ª, Reihan Kagramanova (1997), 1:26.45
3.ª, Elvira Hasanova (2000), 1:27.13
4.ª, Nadezhda Sergeeva (1994), 1:28.27
5.ª, Marina Novikova (1989), 1:29.51
6.ª, Yulia Turova (1997), 1:31.28
7.ª, Olga Shargina (1996), 1:31.36
8.ª, Kristina Mavletova (1998), 1:33.50
9.ª, Marina Efremova (1997), 1:34.00
10.ª, Daria Melenteva (1998), 1:37.43
11.ª, Ekaterina Liubushkina (1995), 1:38.13
12.ª, Yana Smerdova (1998), 1:34.20!
Desistente: Anastasia Taushkanova (1996).

20 km masculinos - sub-23
1.º, Anton Kurbatov (2001), 1:22.06
2.º, Aleksandr Garin (1999), 1:22.22
3.º, Aleksey Ishmametiev (2000), 1:23.10
4.º, Nikolay Maksimov (1999), 1:25.41
5.º, Aleksandr Izhendeev (1999), 1:27.49
6.º, Nikita Vlasov (1999), 1:28.29
7.º, Salavat Ilkaev (2000), 1:28.40
8.º, Valeriy Shemiakov (1999), 1:28.51
9.º, Dmitriy Matveev (2003), 1:31.50
10.º, Anton Ziatchin (2001), 1:33.29
11.º, Dmitriy Urazmanov (2001), 1:34.19
12.º, EvgeniyFedorov (2001), 1:37.26
13.º, Sviatoslav Georgiev (1999), 1:41.00
Desclassificado: Artem Selin (2001).
Desistente: Semen Zakopko (2001).

20 km femininos - sub-23
1.ª, Daria Golubechkova (2000), 1:27.30
2.ª, Daria Chernova (2001), 1:32.08
3.ª, Aleksandra Simakova (1999), 1:33.20
4.ª, Polina Veriaskina (1999), 1:39.00
5.ª, Yulia Fomina (2001), 1:40.30
6.ª, Daria Kosenkova (2001), 1:45.00
7.ª, Maria Hadeeva (1999), 1:50.30
8.ª, Uliana Kurkina (2001), 1:56.15