terça-feira, 10 de novembro de 2020

Jordi Llopart (1952-2020) *

Jordi Llopart. Foto: Pledge Times. Montagem: O Marchador

* Jordi Llopart, o primeiro atleta espanhol a ganhar uma medalha olímpica, está internado numa unidade hospitalar em Barcelona em coma irreversível, aguardando pelo serviço de transplantes, de acordo com informação prestada pela família. 

Inicialmente foi transmitida a notícia da sua suposta morte com base em informações veiculadas pela meios de comunicação social espanhóis, nomeadamente a Agência de Notícias EFE, a «Marca», etc., e ainda nas redes sociais por Ramón Cid, ex-diretor-técnico da Real Federação Espanhola de Atletismo.

Llopart, que conta 68 anos, é um dos grandes nomes da marcha atlética espanhola e mundial, juntamente com Josep Marín, brilhando nas décadas de setenta e oitenta quando alcançou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Moscovo’1980 e sagrou-se campeão da Europa, em Praga’1978.

A 30 de julho último, este blogue assinalava aqui a efeméride que constituía para o atletismo espanhol a conquista por Llopart, há 40 anos, da primeira medalha olímpica para as cores do país vizinho. 

- - - - - - - - - 

Informa-se do falecimento no dia de hoje (11/11) de Jordi Llopart, conforme se pode ler no «site» da RFEA, aqui.

À família, amigos e à comunidade da marcha atlética espanhola, a equipa de «O Marchador» expressa as mais sentidas condolências.