domingo, 8 de novembro de 2020

Matej Tóth eleito Atleta Europeu do Mês de Outubro

Matej Tóth. Imagem: European Athletics

O eslovaco Matej Tóth, campeão olímpico dos 50 km marcha, foi eleito, a par da meio-fundista norueguesa, Karoline Bjerkeli Grovdal, o melhor atleta europeu do mês de outubro/2020, numa votação realizada através dos canais online da Associação Europeia de Atletismo e que os amantes do atletismo europeu puderam votar durante três dias. 

É a primeira vez que Tóth, de 37 anos de idade, obtém a distinção de Atleta do Mês, que muito se ficou a dever ao resultado alcançados nos 50 km marcha de Dudince onde estabeleceu a melhor marca mundial do ano na distância, com o tempo de 3:41:15, superando largamente os mínimos olímpicos, qualificando-se para aos que serão os seus quintos Jogos consecutivos. 

"Os meus agradecimentos a todos os fãs que em mim votaram. Realmente, não estava nada à espera da vitória e isso dá-me um sabor especial na primeira vez que ganho este prestigiado prémio de Atleta do Mês”, disse Tóth ao canal da Federação de Atletismo da Eslováquia. 

Concorreram ao prémio, além de Tóth, outro marchador, o sueco Perseus Karlstrom, que impressionou favoravelmente nos 20 km de Podebrady no início do mês, e os franceses Morhad Amdouni, oitavo no mundial de meia maratona, e Sasha Zhoya, jovem talento, que realizou o melhor tempo mundial do ano nos 110 metros barreiras.