sexta-feira, 6 de novembro de 2020

CA Galinheiras vai organizar o 27º Grande Prémio de Marcha Atlética

Foto: Atletismo Magazine. Montagem: O Marchador

O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito no dia de amanhã (7/11), na pista da Alta de Lisboa (pista Prof. Moniz Pereira), a partir das 14.00 horas, a vigésima sétima edição do Grande Prémio de Marcha Atlética (19.ª Légua do CAG), “Troféu Junta de Freguesia de Santa Clara”, que conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais se salientam o IDPJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro do Desporto, a Associação de Atletismo de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Clara.

O evento, que na presente época é o primeiro do género a realizar-se, já que foram cancelados ou adiadas as organizações de Santo António dos Cavaleiros e de Alvaiázere, atentas as restrições impostas pela DGS, atenta a situação pandémica de saúde (Covid-19) que se vive no nosso país, pode vir a proporcionar as primeiras marcas de acesso aos vários campeonatos nacionais de pista. 

As provas começam com a realização da prova dos 500 metros para os benjamins A/B e para os atletas da prova especial (deficientes mentais) e seguem-se, uma após o términus de outra, sempre tendo em conta as orientações da Direção-Geral de Saúde, com o acesso à pista restringido a atletas, juízes e elementos da organização, e à bancada apenas a 1 treinador e/ou 1 dirigente por clube, não havendo, desta vez, lugar ao habitual beberete pelas razões invocadas, com a organização a distribuir um lanche aos participantes. 

Estão inscritos, até ao momento, 155 atletas, um número muito interessante para este género de eventos. São de 21 clubes, um deles da Extremadura espanhola. E são de vários distritos, de norte a sul do país: Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal. 

De acordo com o regulamento haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva e, também, prémios para quem, nos escalões de benjamins e infantis, pratique a melhor técnica “Prémio José Henriques”, designados por um júri nomeado para o efeito. 

O Centro de Atletismo das Galinheiras decidiu este ano distinguir a figura coletiva da Junta de Freguesia de Santa Clara, onde o clube está sediado geograficamente. Fundada no dia 29 de setembro de 2013, é proveniente da fusão de duas Freguesias: Ameixoeira e Charneca. Maria da Graça Resende Pinto Ferreira é a Presidente do Executivo, a quem o CAG presta homenagem pelo importante contributo que a Junta tem dado ao clube nos últimos anos, ofertando os troféus, e pelo apoio, de uma forma geral, ao Desporto da Freguesia.

A lista de inscritos facultada pela organização pode ser consultada [aqui].