quinta-feira, 19 de novembro de 2020

No Aniversário de Maris Peterson

Maris Peterson. Foto: Rachid Boucharov. Imagem: Dreamstime
Montagem: O Marchador

O nosso querido amigo Maris Peterson celebra hoje 72 primaveras, motivo pelo qual a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os PARABÉNS, desejando-lhe felicidades e saúde. 

Originário da Letónia, onde nasceu a 19 de novembro de 1948, Maris Peterson, também cidadão de nacionalidade russa, vivendo em Moscovo há muitos anos, foi um dos melhores marchadores russos nas décadas de 60 a 80, obtendo em 1980 o sétimo melhor tempo mundial na disciplina dos 20 km marcha (1:20:23), numa época em que a Rússia dominava o panorama mundial da marcha com uma seleção de muitos e bons valores. 

Diplomado pela Universidade da Letónia com o curso de Educação Física, foi treinador da modalidade, atingindo o cargo de diretor-técnico, tendo sido galardoado pela Federação de Atletismo da Rússia, mas foi no dirigismo e na área do ajuizamento que a sua intervenção mais se destacou ao deixar a atividade competitiva. 

No plano da atividade na arbitragem, de 1996 a 2005 integrou o painel internacional de juízes de marcha, no âmbito da IAAF, hoje, World Athletics, tendo atuado nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, nos Mundiais de Atletismo de Gotemburgo, em 2005, nos Campeonatos Europeus de Atletismo de 1998 (Budapeste) e 2002 (Munique) e em várias Taças da Europa e do Mundo. 

No plano do dirigismo, além de membro do Comité Nacional de Arbitragem, foi presidente da Comissão de Juízes de Marcha da Rússia e integrou a Comissão de Marcha da Associação Europeia de Atletismo. Nos dias de hoje, desempenha um papel fundamental na organização e coordenação dos principais eventos de marcha atlética realizados no país.