sábado, 15 de fevereiro de 2020

Torrevieja pronta para receber a edição 88 dos Campeonatos de Espanha (estrada)

Cartaz e apresentação do evento no Ayuntamiento de Torrevieja.
Foto: Club Atletismo Torrevieja. Montagem: O Marchador
Em conferência de imprensa promovida pela Câmara Municipal de Torrevieja, na província de Alicante, foi salientada a importância que se reveste para a cidade a realização do evento, numa das regiões, a par de Múrcia, com maior impacto na disciplina da marcha atlética e que tem como um dos seus expoentes máximos a figura do internacional Luis Manuel Corchete.

O evento terá lugar este domingo, pelas 8:30 horas, com o tiro de partida das provas de 50 km masculinos (a primeira edição teve lugar em 1922) e femininos, e ainda dos campeonatos nacionais de 20 km masters. Os 10 km Sub 20 e Sub 18, e os 5 km Sub 16 (masculinos e femininos) completam o programa dos campeonatos espanhóis.

Estando já selecionados vários marchadores para o Mundial de Seleções, que terá lugar em Minsk, em maio próximo, resta apurar quem serão os restantes atletas que completarão o selecionado de Espanha. Nos 50 km masculinos (36 inscritos), García Bragado, a contas com problemas físicos, não participará. Boas hipóteses para Jose Ignacio Díaz, Francisco Arcilla e o homem da casa, Manuel Corchete.

Nas mulheres dos 50 km (18 inscritas), que sofreram recentemente uma grande desilusão com a decisão do TAS em não decidir nada quanto à pretensão de algumas especialistas da distância em incluir a prova – a par dos homens – nos Jogos Olímpicos, assinalam-se os nomes de Julia Takacs (campeã em 2018), Ainhoa Pinedo, Mirna Ortiz (Guatemala) e Mar Juarez.   

Dos atletas estrangeiros inscritos, há a salientar o nome do português Miguel Rodrigues, orientado tecnicamente por Susana Feitor e que, a confirmar-se a participação, procurará obter um resultado que lhe permite aceder aos Jogos Olímpicos na distância, tendo duas opções, uma através da marca de qualificação (3:50:00) e outra através do posicionamento num dos lugares que se revelem elegíveis no ranking mundial da World Athletics.

O circuito da prova está devidamente homologado por um membro do painel da WA/AIMA e da equipa de juízes de marcha contam-se os internacionais espanhóis Dolores Rojas (juíza-chefe) e Sergio Solana, ambos do painel da WA, Luis Maroto, Alicia Ruano e Guillermo Sandino, todos do painel da EA.

Toda a informação no site do evento, aqui.