sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Antía Chamosa e Roberto Vieiro vencem Campeonatos da Galiza (Estrada)

Os 10 km marcha nos campeonatos em Marín e os vencedores,
Roberto Vieiro e Antía Chamosa. Fotos: Fotocarlosgrafias
Montagem: O Marchador
Antía Chamosa e Roberto Vieiro sagraram-se campeões da Galiza de Marcha Atlética, nas provas absolutas de 10 km que tiveram Lugar no sábado passado (1 de fevereiro) no concelho de Marín, cuja oportunidade serviu para homenagear, em um minuto de silêncio, a memória de Mario Barreiro López, recentemente falecido, e que foi um grande impulsionador do atletismo local, com o forte apoio da Escola Naval Militar, onde trabalhou.

No setor feminino, a favorita, Antía Chamosa, confirmou ser a melhor marchadora do momento na Galiza, terminando a prova com o tempo de 47:08, um novo recorde galego na categoria Sub 23, uma atleta internacional que no ano passado, nos Cantones, batera o recorde galego dos Sub 20 nos 20 km marcha, com a muito boa marca de 1:36:55. Nas posições seguintes do pódio, classificaram-se Carmen Escaríz, com 49:27, e Iria Rivas, com 53:32.

No setor masculino, Roberto Vieiro revalidou o título galego obtendo a marca de 44:24 e batendo o seu recorde pessoal que se cifrava em 45:38, desde 2 de abril de 2017, em Mérida. Classificou-se na segunda posição Iván Morales, com 44:30, com um novo recorde da Galiza na categoria M40, e no terceiro lugar Jose Fernández, com 46:28.

Concluída que foi a 32.ª edição dos campeonatos galegos de marcha, há a registar a melhoria das marcas pessoais de, pelo menos, metade dos atletas participantes, abonando a favor do circuito escolhido, que se revelou o ideal para competições do género.

Resultados completos, aqui.