domingo, 16 de fevereiro de 2020

Festival Internacional de Patras (Grécia), domingo

Imagens: Comité organizador local. Montagem: O Marchador
Pelo quarto ano consecutivo vai ter lugar em Patras, a terceira cidade da Grécia, 210 quilómetros a oeste de Atenas, o Festival de Marcha Atlética, interessante evento que decorrerá neste domingo e que terá nos 20 km a prova principal de onde se sagrarão os campeões no escalão Sub-23.

A prova reunirá muitos dos melhores especialistas gregos da atualidade com o foco centrado, essencialmente, em garantir mais pontos para o ranking mundial da World Athletics, que lhes permitam, por essa via, aceder aos Jogos Olímpicos, sendo esse o desejo de Georgios Tzatzimakis (Sub 23), que também aponta para Minsk (Mundial de Seleções). Olga Fiaska procurará assegurar a seleção para os Mundiais Sub-20, em Nairobi. Dos ausentes, assinalam-se Alexandro Papamichail, Antigoni Drispioti e Panagiota Tsinopoulou

O evento terá lugar este domingo na principal avenida da cidade, num circuito devidamente certificado por um membro grego do Painel de Medidores Internacionais de Provas de Estrada da WA/AIMS. O programa competitivo inicia-se pelas 11:00 horas com a partida dos 20 km masculinos e femininos prosseguindo, pelas 11:20 horas, com os 10 km Sub-18 e Sub-20 masculinos e Sub 20 femininos e ainda a prova de 5 km Sub 18 femininos e Sub 16 masculinos e femininos. O programa completa-se com as provas destinadas aos escalões de Iniciados (2 km) e Infantis (1 km).

É a segunda vez, no historial da competição, que atuam juízes internacionais de marcha, isto por via da necessidade de validação das marcas na prova dos 20 km, atento o referido no primeiro parágrafo do presente texto. Janusz Krynicki (Polónia), Anna Veselova (Israel) e Alexandru Nicolae Stefan (Roménia) são os juízes do Painel da EA que ajuizarão as competições, completando a equipa os colegas gregos, Zoe Gini (juíza-chefe), Geogia Gotsopoulou, Antonios Kanellopoulos e Giorgios Papanikolaou.