sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Campeonatos do Japão de 20 km marcha este domingo, em Kobe

Imagens: JAAF. Montagem: O Marchador
Kobe acolherá este domingo a 103.ª edição dos campeonatos japoneses de 20 km marcha, um dos mais importantes eventos da especialidade que se realizam no mundo e que têm proporcionado resultados de top mundial. O evento deste ano promete voltar a ser uma referência internacional do mais alto nível proporcionando as melhores condições para o efeito, disputado numa ampla e totalmente plana avenida, agora com o circuito reduzido de dois para um quilómetro.

De entre os melhores atletas nipónicos da atualidade que se inscreveram na prova, contam-se, no setor masculino, Toshikazu Yamanishi (recorde pessoal de 1:17:15), atual campeão mundial na disciplina, Yusuke Suzuki, recordista mundial (1:16:36) e campeão de Doha nos 50 km marcha, e Eiki Takahashi (1:17:26), o campeão em título, sem esquecer ainda que na linha da frente estão também Koki Ikeda (1:17:25), sexto em Doha, Isamu Fujisama (1:17:52), Tomohiro Noda (1:1:19:00) e Hirooki Arai (1:19:00), numa lista de 92 atletas inscritos. Refira-se que dos oito primeiros da lista mundial na distância, o Japão meteu 6 atletas seus.

No setor feminino, que regista a inscrição de 50 atletas, o destaque vai para a presença da campeã em título, Kumiko Okada (1:27:41) e ainda de Nanako Fujii (1:28:58) as duas atletas com recordes pessoais abaixo da casa da uma hora e trinta e que nos últimos mundiais obtiveram excelentes resultados, classificadas nas posições 6 e 7, respetivamente.

De entre os atletas de diferentes nacionalidades a participar nas provas «abertas», destaque para o sueco Perseus Karlstrom, terceiro classificado nos mundiais de Doha 2019 e detentor de um recorde pessoal de 1:18:07 (Corunha 2019).

Sinal, também, de grande fulgor da marcha atlética japonesa da atualidade e que augura muito boas perspetivas para o futuro, está o facto de nas provas destinadas ao escalão Sub 20 haver o registo de 110 atletas nos 10 km masculinos e 69 nos 5 km femininos.

Os juízes internacionais de marcha que atuarão nas provas são, igualmente de top mundial, pertencentes ao principal painel da World Athletics, nomeadamente, Frédéric Bianchi (Suíça), Daniel Michaud (Canadá), Anne Fröberg (Finlândia), Zoe Eastwood-Bryson (Austrália) e Fung Wang Tak (Hong-Kong), todos convocados para as próximas olimpíadas, além dos colegas nipónicos, Tomoya Ishii, Hideo Yamada, estes do painel asiático, Masato Yazaki e Akira Fujisaki, o juiz-chefe.

Consulte as listas de saída, aqui.