sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Tse Chun Hung e Siu Nga Ching vencem nos Campeonatos de 20 km marcha de Hong Kong

Em Hong Kong, partida, vencedores e juízes internacionais de marcha.
Fotos: Hong Kong Racewalking Association e Echo Yeung
Montagem: O Marchador

Nos tradicionais campeonatos de marcha atlética, na distância de 20 km (com outras distâncias para os mais jovens) e numa organização da Federação de Atletismo de Hong Kong, que decorreram este domingo (15), em Sunny Bay, Lautau, com uma temperatura a rondar os 19 e 22 graus centígrados, Tse Chun Hung e Siu Nga Ching fizeram valer os seus créditos, num evento que teve a sua maior expressão quantitativa nos escalões masters.

Nos masculinos, o veterano Tse Chun Hung concluiu a prova com o tempo de 1:37:48, num final disputadíssimo com Chin Man Kit, apontado como principal favorito, que fez 1:37:49, tendo sido obrigado a permanecer na zona de penalização por dois minutos. Na classificação geral seria outro atleta master, Cheung Wai Tak, ao completar este pódio virtual com a marca de 1:43:47. 14 atletas (2 seniores e 12 masters) marcaram presença no evento.

No setor feminino, igualmente muito mais expressivo o escalão masters (16 participantes) que o escalão sénior (apenas duas a alinhar à partida) mas aqui já com uma notória diferença qualitativa carregada pela vencedora, Siu Nga Ching, com a marca de 1:35:40, muito muito distante das duas seguintes classificadas, ambas nos masters, Lo Po Man, com 1:55:55, e Ng Sal Man, com 1:57:35.

Siu Nga Ching, que nos mundiais de Doha foi trigésima, está bem dentro do objetivo a que se propõe no próximo ano – a presença nos Jogos Olímpicos – pois este ano realizou um recorde pessoal de 1:32:30, tempo obtido no magnífico evento de Kobe (Japão), e se é certo que a marca em si não configura mínimos para Sapporo (são de 1:31:00, fixados pela World Athletics) está, no entanto, colocada na posição 37 (1106 pontos) do ranking mundial da marcha feminina (10 chinesas à sua frente) onde, igualmente, contam para a pontuação da WA provas realizadas nas distâncias de 5, 10 e 15 km, desde que nelas ajuízem, pelo menos, três juízes internacionais de marcha. Refira-se que a quota de participação nos Jogos Olímpicos é de 60 atletas em cada uma das distâncias na marcha e, salvo num ou noutro caso excecional, apenas é permitido um máximo de três atletas por país.

Por falar em pontos e juízes, o evento contou com a presença de três juízes internacionais (na foto), uma das condições necessárias à validação dos resultados no contexto atrás referido, um dos quais, o malaio Khoo Chong Beng, um dos mais antigos juízes do mundo em atividade internacional (participou em vários Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo). Os outros dois foram o indonésio Sardjito Sardjito e a juíza de Hong Kong, Echo Yeung, esta integrante do principal painel de especialistas da World Athletics, composto de 22 especialistas.

Colaboração: Echo Yeung