domingo, 29 de dezembro de 2019

Lebogang Shange suspenso por dopagem

Lebogang Shange está impedido de competir devido à
suspensão preventiva. Foto: The Sports Eagle
O marchador sul-africano Lebogang Shange foi suspenso preventivamente na sequência de um controlo anti-«doping» positivo, revelado esta quinta-feira pela Unidade de Integridade do Atletismo (UIA). A estrutura de luta contra a dopagem criada em 2017 pela federação internacional de atletismo (World Athletics) acrescentou que o controlo detectou na amostra a presença de trembolona, um esteróide anabolisante utilizado sobretudo por veterinários com o objectivo de aumentar a massa muscular e o apetite dos animais, sendo administrado por via intramuscular.

Recordista dos 20 km marcha da África do Sul, Shange participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, terminando a prova dessa distância no 44.º lugar. Um ano depois, nos mundiais de atletismo de Londres, seria quarto classificado também nos 20 km marcha, com um novo recorde nacional de 1.19.18 h (que se mantém), numa prova em que foi impressionou pela fabulosa légua final, em menos de 19 minutos.

Actualmente com 29 anos, Lebogang Shange tem sido a principal figura da marcha atlética do continente africano na última década, tendo sido várias vezes medalhado nos Campeonatos de África ou vencedor nos Jogos Pan-africanos, sempre nas provas de 20 km marcha, mas enfrenta agora uma acusação de dopagem, tendo sido já emitida a correspondente nota de culpa.

Segundo a informação divulgada no sitio oficial da UIA na internet, o atleta terá oportunidade de apresentar defesa, num processo que está a desenvolver-se de acordo com as normas antidopagem da federação internacional de atletismo e com o Código de Conduta de Integridade.

Lebogang Shange faz parte da lista de atletas apoiados pela Federação Sul-africana de Atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo Verão.