domingo, 8 de dezembro de 2019

Grande Prémio da Corunha é o melhor evento do mundo

Fotos: Cabalar (EFE) e Semana del Atlantico
Montagem: O Marchador

O XXXIII Grande Prémio Cantones de A Coruña de Marcha Atlética – Troféu Sergio Vásquez, que teve lugar no dia 8 de junho do presente ano, foi considerado pela World Athletics o melhor evento da especialidade realizado em 2019.

Baseado, fundamentalmente, no nível de participação e nos resultados obtidos pelos atletas, a edição deste ano dos Cantones, organizada pela Federação Galega de Atletismo, prova integrada no Challenge Mundial de Marcha, situou-se a um excelente nível quantitativo e qualitativo, sem precedentes no historial da competição, que teve a sua edição inaugural em 1987.

Do ranking apresentado pela World Athletics, que abrange 103 competições, a prova da Corunha contabilizou 10.885 pontos. O Grande Prémio de Huangshan, na China (aonde Hong Liu bateu o recorde mundial feminino dos 50 km marcha), surge na segunda posição, com 10.718 pontos, completando-se o pódio com os Campeonatos da Ásia de 20 km marcha, em Nomi, no Japão, evento que recolheu10.415 pontos.

O Grande Prémio Internacional de Rio Maior, que teve lugar a 6 de abril, surge em posição honrosa na tabela, ocupando o 7.º lugar, depois da Taça da Europa de Marcha (4.º), em Alytus, na Lituânia, do Grande Prémio de Taicang, na China (5.º) e dos Campeonatos do Japão de 20 km, em Kobe, (6.º). Integram ainda o Top 10 do ranking mundial de provas de marcha, os Campeonatos do Japão de 50 km (Wajima), no 8.º lugar, os Campeonatos da Oceânia de 20 km (Adelaide/Austrália), no 9.º lugar, e os Campeonatos da Rússia de Inverno (Sochi), na 10.ª posição.