domingo, 15 de dezembro de 2019

FPA anunciou os locais para as competições de 2020

Foto: Erica Dias. Montagem: O Marchador

De acordo com o calendário recentemente divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada de 35 e 50 km, a terem lugar no dia 26 de janeiro, voltam a ser realizados em Porto de Mós, renovando-se a parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Porto de Mós em 2017, ano em que Inês Henriques estabeleceu o recorde mundial dos 50 km femininos. A competição incluirá ainda a realização dos Campeonatos Nacionais de Veteranos, na distância de 20 km.

Outro dos pontos altos na programação da atividade em 2020 será a realização dos Campeonatos Nacionais de 20 km marcha (estrada), evento que inclui ainda os campeonatos nacionais Sub-23, Sub-20 e Sub-18 bem como o Torneio Marchador Jovem (Infantis e Iniciados). A competição está agendada para 14 de março e será disputada em Olhão, no Algarve.

É a quarta vez que os campeonatos nacionais visitam o Algarve (Quarteira recebeu-os em 2012 e 2018) tendo Olhão sediado a prova em 2010 que então serviu de teste à Taça da Europa de Marcha que haveria de ser realizada naquela cidade, em 2011. Desta vez a prova terá lugar em Quelfes, freguesia do concelho de Olhão e é expectável que a edição do próximo ano reúna condições bem mais atraentes, tanto do ponto de vista técnico (circuito) como da parte organizativa, que as ocorridas na edição deste ano em Ourém.

De realçar, no calendário federativo, a deslocalização para o norte do país de vários dos eventos programados, os de pista coberta em Braga, na Nave Desportiva, com uma das fases de apuramento do Nacional de Clubes (1/2 fevereiro), dos Nacionais de Sub-18 (8/9 fevereiro), da final do Nacional de Clubes da I e II Divisões (22/23 fevereiro) e do Nacional de Sub-23 (7/8 março), provas que antecedem o Europeu de Masters, agendado para 15 a 21 de março, e os de pista ao ar livre, a Taça de Portugal de Marcha Atlética (18 março), na Maia, o Campeonato Nacional de Sub-20 (13/14 junho), em Viana do Castelo, e o Campeonato Nacional de Clubes da I-II-III Divisões (11/12 julho), em Guimarães. Ainda na pista coberta, Pombal (Expocentro) recebe uma das fases de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes (1/2 fevereiro), o Campeonato Nacional de Sub-20 (15/16 fevereiro) e os Campeonatos de Portugal Absolutos (29 fevereiro e 1 de março).

As outras competições de pista ao ar livre, em que a especialidade da marcha está incluída, serão o Torneio Nacional (6/7 junho), em Albufeira, para os escalões de iniciados e juvenis e onde se espera que, finalmente, seja corrigida a anormalidade que infelizmente perdura há 15 anos e que é o de a marcha atlética estar representada em apenas um dos escalões, num desrespeito para com a disciplina (note-se que a única medalha obtida por Portugal nos Mundiais de Doha foi alcançada por um marchador – João Vieira) e cujos efeitos negativos já se fazem sentir no contexto nacional, os Campeonatos de Portugal (27/28 junho), em Lisboa, em local ainda a designar (Estádio Universitário ou Estádio Nacional) e o Campeonato Nacional de Sub-23 (25/26 julho), em Leiria. Por definir está o local destinado ao Portugal-Espanha de Sub-18 (27 junho) e as fases de apuramento dos Campeonatos de Clubes, em pista ao ar livre.