quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Álvaro Martín e Lidia Sánchez-Puebla destacaram-se em Getafe

Partida das principais prova e os pódios absolutos em Getafe.
Fotos: Felix Villar. Montagem: O Marchador

A XXI edição do Troféu de Marcha Atlética “Cerro Buenavista” (estrada), que se disputou este domingo (15/12) em Getafe, nos arredores de Madrid, contou com uma forte adesão de marchadores nos vários escalões etários, na casa das duas centenas, uma competição que se vai cimentando no calendário espanhol da modalidade como uma das mais importantes do país vizinho.

Na prova masculina, Álvaro Martín, o atual campeão da Europa dos 20 km marcha, não teve dificuldade em impor a sua categoria ao vencer a edição deste ano repetindo os êxitos que alcançara nas edições de 2015, 2016 e 2017, agora com a marca de 40:42 nos 10 km. O segundo foi Marc Tur, com 41:59 este, um especialista de 50 km (é o atual campeão espanhol na distância), e o terceiro Álvaro López, com 43:18, que havia vencido na edição de 2018. O recordista de vitórias é ainda o internacional e olímpico, José Ignacio Diaz.

Para Álvaro Martín a época é de preparação para os Jogos Olímpicos, no verão de 2020, os 20 km marcha, em Sapporo, e de permeio a presença na armada espanhola que competirá em Minsk, na Bielorrússia, no Mundial de Seleções, em maio próximo. Note-se que por iniciativa da Federação Espanhola de Atletismo já se realizou o primeiro estágio para marchadores, no mês passado com a duração de três semanas, em Potchefstroom, na África do Sul, o mesmo lugar onde a seleção espanhola de futebol estagiou em 2010, conquistando o título mundial.

Na prova feminina, a atleta da “casa”, a internacional Lidia Sánchez-Puebla, venceu pelo segundo ano consecutivo, também na distância de 10 km, com o tempo de 46:47, subindo igualmente ao pódio Marina Peña, com 48:28, e Irene Montejo, com 49:14. A vencedora deste ano, que representa, tal como o vencedor masculino, o clube de Playas de Castellón, é uma das melhores do país vizinho na distância olímpica dos 20 km marcha, possuindo o 10.º melhor registo espanhol de todos os tempos, com a marca de 1:30:51, conseguida nos Cantones da Corunha, em 2017.

Nos juniores (Sub-20) venceram, na prova masculina, Jose Mestre, com 44:38 (quarto da geral) e na prova feminina, Iria Rivas, com 52:56, enquanto nos juvenis (Sub-18) impuseram-se Pablo Pastor, com 44:43 (masculinos) e Eva Rico, com 53:07, e nas provas de masters (5 km), nos masculinos, Miguel Periañez (24:21) e nos femininos, Carmen Hernandez (27:27), subiram aos lugares mais altos do pódio, atletas que veremos certamente a competir entre nós (Braga e Madeira), numa vasta delegação do país vizinho, onde se incluirá o nosso bem conhecido Leo Toro (homenageado recentemente em Santo António dos Cavaleiros), nos Europeus de Masters.

Resultados completos, aqui.