segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Rui Coelho e Vitória Oliveira triunfaram em Celorico da Beira

As provas absolutas de 10 km vencidas por Rui Coelho (dorsal 239) e
Vitória Oliveira. Fotos; Município de Celorico da Beira e Pedro Martins
Montagem: O Marchador

Rui Coelho, do Centro de Atletismo de Seia, e Vitória Oliveira, do Sporting Clube de Braga, destacaram-se na 20.ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Celorico da Beira “Memorial Carlos Amaral”, assim dado o nome à prova em tributo à memória de Carlos Amaral que se dedicou entusiasticamente à especialidade, desempenhando funções relevantes na área técnica.

Na prova masculina absoluta, na distância de 10 quilómetros, Rui Coelho que já apresenta um número muito apreciável de vitórias no evento, confirmou os seus pergaminhos ao vencer, sagrando-se campeão da Guarda, com o tempo de 46:51 (23:59 à passagem aos 5 km de prova, na companhia de Cristiano António e com Daniel Baleirón e Amaro Teixeira praticamente colados) mas com muita luta até ao fim de dois dos seus mais diretos adversários, numa diferença entre o primeiro e o terceiro classificados que se revelou ser de apenas 9 segundos. O espanhol Daniel Baleirón (Sub-23), a representar o CF Oliveira do Douro, foi segundo com 46:58 e Cristiano António, do CA Seia, terminou na terceira posição com 47:02.

Na prova feminina absoluta, também na distância de 10 km, Vitória Oliveira teve uma prova muito tranquila tal a superioridade revelada, concluindo no tempo de 49:08 (24:38 na passagem dos 5 km). Na segunda posição, e campeã distrital, classificou-se Andreia Sousa (Sub-23), do CA Seia (vencera em 2018), com 53:22, completando-se o pódio com Raquel Pimentel (Sub-20), do CF Oliveira do Douro, que fez 56:01.

Nas outras provas do programa, destaque para as vitórias, nos Benjamins B, de Tiago Ribeiro (CF Oliveira do Douro, 500 m, 2.53), nos Infantis, de Bruno Coelho (CA Seia, 3 km, 18.16) e Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro, 2 km, 10.34), nas Iniciadas, de Samanta Zueva (AC Póvoa de Varzim, 3 km, 16.06), nos Juvenis, de Filipe Loureiro (5 km, 23.14) e Bruna Marques (5 km, 27.50), e nos Veteranos, de Manuel Marques (5 km, 24.29) e Sandra Silva (5 km, 27.11), todos do CF Oliveira do Douro.

Coletivamente, O Clube de Futebol Oliveira do Douro, cujos atletas vencerem cinco das dez provas do programa, triunfou com 109 pontos. A segunda posição foi para o Centro de Atletismo de Seia, com 72 pontos, e a terceira para o Clube Atlético da Póvoa de Varzim, com 38 pontos.

Para a Câmara Municipal de Celorico da Beira e para a Associação de Atletismo da Guarda (aqui, na pessoa de António Fragoso) uma palavra de apreço e simpatia pelo trabalho de duas décadas realizado em prol do desenvolvimento da atividade da marcha atlética na região. Bem hajam!

Consulte as classificações completas do Grande Prémio [aqui] e do Campeonato Distrital, disputado em simultâneo [aqui].