quarta-feira, 15 de maio de 2019

XXXV Festival «Professor Ivo da Silva», em Blumenau

Laryssa Frois (dorsal 27), Nair da Rosa (21), Matheus Gabriel (16),
Murilo Coutinho (99) e Paulo Henrique (15) no Parque Ramiro
Ruediger. Fotos: Blumarxa. Montagem: O Marchador

E já vão em 35 os Festivais de Marcha Atlética, sempre organizados pelo dinâmico Ivo da Silva, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e que foi professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Um “expert” na área da disciplina, foi o pioneiro da sua introdução no Estado de Santa Catarina, nos anos 80, quando era coordenador de atletismo da prefeitura de Blumenau. E de tal modo foi bem sucedido que em 1985 surgiu a primeira grande figura da marcha atlética brasileira, Sérgio Galdino, 6.º classificado nos Mundiais de Estugarda, em 1993. Nos dias de hoje o Estado de Santa Catarina é considerado um dos principais polos desenvolvimento da especialidade no Brasil. 

Voltemos ao Festival deste ano, que teve lugar no sábado (11 de maio), com a participação de cerca de uma trintena de atletas dos vários escalões etários. Realizado na pista de atletismo de 400 metros do Parque Ramiro Ruediger em Blumenau, em Santa Catarina, no teste de 20.000 metros proporcionado ao jovem Matheus Gabriel Corrêa, que completará os 20 anos de idade em agosto próximo, aquele correspondeu plenamente às expetativas nele depositadas ao bater o seu recorde pessoal com a marca de 1:25:12.3.

Das outras provas do programa, o destaque vai para Nair da Rosa (AABLU/ FMD/Unimed), campeã pan-americana dos 50 km marcha e quinta classificada no Mundial de Londres, que venceu os 10.000 m com 49:22.9, também nesta distância (Sub-20) com Laryssa Fernanda Frois (SMELJ Curitiba AABLU), com 49:48.7, e no escalão masculino Sub-20 com a supremacia dos juniores do PM Colombo/PR, Murilo Coutinho Ribeiro da Silva (45:12.3) e Paulo Henrique Ribeiro (45:45.8).

O ajuizamento da prova esteve a cargo de Deivis Elton Frainer (juiz-chefe), Maria Estela Kuhn, André Luiz Schulze, Nelton Kuhl e Calisto José Sevegnani.

Os resultados completos podem ser encontrados no «site» da Federação Catarinense de Atletismo, aqui.