sábado, 11 de maio de 2019

Festival Internacional de Patras (Grécia)

O cartaz do evento. Montagem: O Marchador

A terceira edição do Festival de Marcha Atlética de Patras, incluída no calendário da Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS) vai ter lugar este domingo e contempla a realização de provas para todos os escalões etários mas com o principal foco do evento centrado nos 20 km marcha.

O evento terá lugar nas principais avenidas da cidade de Patras, a terceira maior do país e que se encontra localizada no sudoeste da Grécia, a cerca de 200 quilómetros de Atenas, iniciando-se pelas 18:00 horas com os 20 km (masculinos e femininos) e prosseguindo, pelas 18:20 horas, com os 5 km Sub-18 femininos e Sub-16 masculinos, 10 km Sub-20 (ambos os sexos) e Sub-18 masculinos. O tiro de partida para a última série de provas será dado às 19:15 horas com os 3 km Sub-16 fem., 2 km Sub-14 (masc. e fem.) e 1 km Sub-12, em ambos os sexos.

Pela primeira vez os seus organizadores abriram o evento à participação internacional e para o efeito, asseguraram as condições necessárias à homologação dos resultados para alguma eventual marca que assegure mínimos ou entrada nos lugares dos rankings mundiais com vista às próximas grandes competições internacionais de atletismo, nomeadamente a medição do circuito, de 1.000 metros, por um membro do painel internacional de medidores, e à atuação de, pelo menos, três juízes internacionais.

A marcha atlética na Grécia tem obtido resultados interessantes no panorama internacional, especialmente nos escalões jovens onde, por exemplo, nos Jogos Olímpicos da Juventude, que tiveram lugar em Buenos Aires, no ano passado, destacou-se a jovem Olga Fiaska ao sagrar-se vice-campeã olímpica da juventude assegurando também, nesse mesmo ano, a medalha de prata nos Europeus Sub-18 de Györ.

Para Patras a Federação Helénica de Atletismo convidou a atuarem no evento os juízes internacionais José Dias (Portugal), Janusz Krynicki (Polónia) e Mara Baleani (Itália), completando a equipa os colegas gregos Zoe Gini, a juiz-chefe, George Papanikolaou e Georgia Gotsopoulou, assegurando o secretariado Constantinos Christopoulos.