quinta-feira, 9 de maio de 2019

Taicang (China) recebe etapa do Challenge Mundial de Marcha

Foto: Getty Images. Montagem: O Marchador

É já este sábado (11/5) que terá lugar em Taicang, província chinesa de Jangsu, mais uma etapa do Circuito Mundial de Marcha, sob a supervisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla inglesa), a sétima levada a efeito neste ano e a terceira da série principal, que permitirá aos atletas melhor classificados amealharem pontos para um “bolo” final com atraentes prémios monetários.

Taicang tem revelado ser um marco importante no contexto mundial da especialidade, nomeadamente pelo apoio da sua autarquia na realização de importantes eventos, este do circuito mundial mas também no acolhimento do Mundial de Seleções de Marcha Atlética em 2014 e 2018, unanimemente reconhecido pela sua magnífica organização e que agora volta a ser realizado no mesmo circuito que serviu de palco àquelas competições de dimensão planetária.

A lista de atletas inscritos nas provas de 20 km masculinos e femininos é naturalmente preenchida, na sua maioria, por atletas chineses, alguns de primeiríssimo plano mundial e a partir da qual, Sandro Damilano, o treinador nacional da Seleção da China, indicará os nomes dos marchadores que participarão este ano nos Campeonatos Mundiais de Doha, no Catar.

No setor feminino, a chinesa Hong Liu é a grande figura da prova. Recordista do mundo nos 20 e 50 km marcha, campeã olímpica e bicampeã mundial, regressou recentemente à alta competição após paragem de dois anos, devido à maternidade do seu primeiro filho. Liu voltou em grande forma com o recorde mundial de 3:59:15 nos 50 km do Grande Prémio da China no passado mês de março. Shijie Qieyang, a leader do ranking mundial e incontestável vencedora do GP de Rio Maior, em abril deste ano, e Jiayu Yang, a atual campeã mundial e por tal facto, apurada diretamente para Doha, com “wild card”, são outras das destacadas atletas para Taicang.

No setor masculino, há a realçar, entre os chineses, a presença de Ding Chen, campeão olímpico em 2012, o seu melhor ano de sempre, com um recorde pessoal de 1:17:40, nesse ano em Taicang, e que após longa ausência da competição, reapareceu em março mas não concluindo os 20 km, Kaihua Huang, que em abril deste ano fez a marca de 1:19:01, e Cai Zelin, vice-campeão olímpico. Mas atenção aos que vêm de fora, nomeadamente, o brasileiro Caio Bonfim, em crescendo de forma, medalha de bronze nos mundiais de Londres, o sueco Karlstrom Perseus, vindo vitorioso de Lázaro Cardenas, no México, e o japonês Takahashi Eiki, com um recorde pessoal de 1:17:26, medalha de prata em Rio Maior.