terça-feira, 14 de maio de 2019

José Baptista, 1954-2019

O saudoso José Baptista, com o seu filho Vasco, e na foto ao lado,
em premiação FAMA 1985. Fotos: Maria do Céu Silveira
e arquivo «O Marchador»

Foi com muita tristeza que soubemos, apenas agora, do falecimento, no início do ano (5/1), de José António de Palma Baptista, aos 64 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Dirigente histórico da marcha atlética portuguesa, em particular nas décadas de 70 e 80, José Baptista fez parte da Comissão Regional de Marcha Atlética da Associação Atletismo de Lisboa, sendo coautor, em 1978, do primeiro documento orientador do ajuizamento específico da disciplina.

Foi um dos primeiros juízes nacionais de marcha atlética, tendo integrado o primeiro e mais elevado grau do painel de especialistas da Federação Portuguesa de Atletismo, formado em 1990, atuando em vários campeonatos e importantes competições a nível nacional. Integrou ainda o júri do Encontro Internacional de Marcha entre Portugal e Espanha, realizado em Viseu, no ano de 1990.

Foi ainda sócio fundador do Clube Português de Marcha Atlética, criado em 1982, e membro da direção deste clube por vários anos, tendo contribuído de forma importante para o desenvolvimento da disciplina em Portugal.

O blogue «O Marchador» presta homenagem a José Baptista e expressa sentidas condolências aos amigos e família, em especial à esposa, Maria do Céu, e ao filho, Vasco.