sexta-feira, 10 de maio de 2019

Vasco Guedes vai atuar na China

Vasco Guedes. Foto: José Ganso

O Juiz internacional português Vasco Guedes vai atuar este sábado (11/5) na prova chinesa do Challenge Mundial de Marcha, que terá lugar em Taicang, Suzhou, na Província de Jiangsu, onde fiscalizará as provas dos 20 km marcha, a disputar no circuito que já serviu de cenário às fantásticas edições de 2014 e 2018 do Mundial de Seleções de Marcha. O juiz escalabitano também atuará nas provas de marcha de domingo, estas de âmbito nacional e também organizadas pela Federação de Atletismo da China.

Vasco Guedes, que é filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Santarém, iniciou a atividade internacional em 2014, integrando o painel europeu de juízes especialistas de marcha e em 2018 ascendeu ao restrito painel da IAAF, em razão dos bons resultados obtidos na certificação realizada há seis meses, em Londres. Nomeado pela IAAF para o próximo Mundial de Seleções, que terá lugar em Minsk, na Bielorrússia, em 2020, tem em agenda a Taça da Europa de Marcha, que terá lugar em Alytus, na Lituânia, a 19 deste mês, num sinal muito positivo para a arbitragem portuguesa na área do atletismo.

Além do juiz português, vão ainda atuar no conceituado evento de Taicang os internacionais Anne Fröberg (Finlândia), Zöe Eastwood-Bryson (Austrália), Ian Richards (Grã-Bretanha), Wang Tak Fung (Hong-Kong), Moonkess Jola (Ilhas Maurícias), Carlos Barrios (Guatemala) e Reginald Weissglas (EUA). O Delegado-técnico do evento, nomeado pela Federação Internacional de Atletismo, é o também juiz internacional, Frédéric Bianchi (Suíça).