domingo, 5 de maio de 2019

Eliseu Almeida, 1940-2019

Eliseu Almeida. Foto: Atletismo Magazine

Vítima de doença prolongada, faleceu, a 7 de abril, Eliseu dos Santos Almeida, antigo dirigente da Associação Desportiva de Oeiras e juiz de atletismo integrado no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Lisboa.

Eliseu Almeida, que contava 79 anos, foi elemento muito ativo na dinamização da marcha atlética no concelho de Oeiras, colaborando na realização de inúmeras atividades na área da disciplina, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, onde então a Associação Desportiva de Oeiras era, a par do Centro de Cultura e Desporto de Olivais Sul, as duas coletividades no país que maior número de atletas congregavam e acorriam às competições.

Nesses primeiros tempos da atividade da marcha atlética em Portugal foi companheiro de ação de outro histórico e saudoso dirigente da marcha em Oeiras, Albino Silva, de quem, pode dizer-se, recebeu o testemunho do entusiasmo à causa desportiva.

Com uma dedicação contagiante, viu os seus filhos Maria e Luís dedicarem-se à prática da marcha e ele próprio, nos seus tempos de atleta, participou em várias provas da especialidade, quer em Oeiras, quer na Urgeiriça (Viseu), berços da especialidade. Mesmo na disciplina olímpica dos 20 km foi um dos participantes nas primeiras provas realizadas em Portugal, nomeadamente, em 1980, no Restelo, e no Grande Prémio “Planície Dourada”, em Beja, em 1981.

Em 2009 Eliseu Almeida viu ser-lhe atribuído pela Federação Portuguesa de Atletismo a qualidade de “Juiz de Mérito” pelo seu comportamento exemplar, exercido enquanto juiz de atletismo e ao longo de muitos anos, de bons e efetivos serviços.

À família e aos amigos de Eliseu Almeida, a equipa do blogue O Marchador expressa sentidas condolências.