quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ron Daniel recebe Prémio Lori Maynard

Ron Daniel, com Darlene Hickman.
Foto cedida por Rubén Aguilera
O juiz norte-americano de marcha atlética Ronald Daniel recebeu este domingo o Prémio Lori Maynard de 2014, atribuído pela Federação de Atletismo do Estados Unidos da América (USATF). A deliberação da atribuição do prémio ocorreu sexta-feira durante a Reunião Anual da USATF, tendo a cerimónia de premiação tido lugar durante o 8.º Annual Officials Hall of Fame, ambos os eventos realizados em Anaheim, na Califórnia.

Conhecido no universo da marcha atlética não só pela qualidade técnica de juiz mas também pela simpatia e pela afabilidade do trato, Ron Daniel preside actualmente ao sector de marcha da USATF e é o quinto galardoado com este prémio, que começou a ser atribuído em 2010. Referindo-se ao amigo homenageado, o presidente da Comissão Pan-americana de Atletismo, Rubén Aguilera, destacou precisamente esses traços, afirmando: «Todos os que valorizam a capacidade técnica e humana de Ronald Daniel estão muito contentes com este reconhecimento de toda uma vida dedicada ao atletismo.»

No desempenho de funções de juiz de marcha, Ron Daniel actuou nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 e nos mundiais de Ósaca de 2007, tendo neste último caso assumido as tarefas de juiz-chefe. São dois dos pontos mais altos de uma carreira de longos anos como juiz do painel da federação internacional.

Em Anaheim, o elogio do premiado esteve a cargo de Darlene Hickman, também ela uma figura histórica do ajuizamento da marcha nos EUA, tendo sido juíza-chefe da prova feminina da Taça do Mundo de Marcha de Nova Iorque, em 1987.

O Prémio Lori Maynard visa perpetuar a memória desta antiga juíza de marcha, falecida em 2007 de doença prolongada, e é atribuído a juízes ou dirigentes da marcha atlética dos Estados Unidos que honrem as qualidades de Lori Maynard, postas ao serviço desta disciplina olímpica do atletismo. Lori Maynard começou por evidenciar-se como marchadora veterana, escalão em que os seus sucessos levaram à sua entronização no Hall of Fame do atletismo veterano dos EUA. Voluntária durante os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, viria a tornar-se juíza de marcha do painel da AIFA, com actuações, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, ou nos mundiais de juniores de Lisboa, em 1994.