domingo, 28 de dezembro de 2014

Ana Cabecinha, figura nacional de 2014

Ana Cabecinha. Foto: facebook da própria
Foi claramente a figura em maior destaque entre todos os marchadores portugueses no ano que chega ao fim. Ana Cabecinha ganhou internamente tudo o que de importante havia para ganhar, foi a marchadora portuguesa melhor classificada nas grandes competições internacionais e liderou as listas nacionais em todas as distâncias em que competiu ao longo do ano.

Logo nos primeiros meses de 2014 averbou vitórias nos nacionais de marcha em estrada (Quarteira, 1 de Fevereiro) e nos nacionais de pista coberta (Pombal, 15 de Fevereiro), repetindo o êxito em pista ao ar livre, já no Verão, durante os Campeonatos de Portugal (Lisboa, 26 de Julho). Em todas estas ocasiões, a marchadora do Oriental de Pechão relegou as principais adversárias para as posições secundárias, reservando para si os títulos de campeã e o lugar mais alto do pódio de cada uma dessas competições.

No plano internacional, Ana Cabecinha começou por ser em Taicang, na Taça do Mundo de Marcha realizada em Maio, o melhor elemento (8.º lugar) de um extraordinário quarteto cujas componentes, sem excepção, terminaram os 20 km femininos abaixo de uma hora e trinta minutos. Um feito notável, ao alcance apenas das grandes potências mundiais da marcha e premiado com a medalha de bronze colectiva. Mas, no caso da «pequena potência» que é Portugal, a marchadora algarvia liderou mais uma vez aquele fantástico grupo. Depois, em Agosto, nos europeus de Zurique, a atleta orientada por Paulo Murta voltou a ser a portuguesa melhor classificada, com um sexto lugar que constitui a melhor classificação da marchadora em campeonatos da Europa de atletismo.

No final do ano, o nome de Ana Cabecinha surge a encimar as listas nacionais das seguintes distâncias: 20 km; 5000 metros, 3000 metros.

Tudo, razões mais que suficientes para que, no entender da equipa do blogue «O Marchador», a figura portuguesa da marcha em 2014 não possa ser outra atleta que não Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão.