Marie Polli ainda pode ser seleccionada para os europeus de Zurique. Foto: O Marchador |
Tal como previsto no documento que estabeleceu os critérios de selecção, a decisão foi comunicada aos atletas a 30 de Junho, após a decisão da Comissão de Selecção da Federação Suíça de Atletismo (FSA). Logo no dia seguinte, o Comité Executivo da Federação Suíça de Marcha (FSM) manifestou a intenção de se pronunciar sobre a matéria. E a tomada de posição surgiu na forma de reclamação contra a decisão, argumentando em defesa da selecção dos três atletas, atendendo a que todos cumpriram os mínimos no prazo estabelecido pela federação de atletismo - 1 de Janeiro de 2013 a 29 de Junho de 2014. De acordo com os critérios de selecção, os atletas que obtivessem mínimos no decorrer de 2013 deveriam confirmá-los em 2014.
A Federação Suíça de Atletismo tinha estabelecido para os europeus de Zurique uma tabela de mínimos igual à da Associação Europeia de Atletismo, que no caso da marcha são os seguintes: 20 km femininos, 1.37.00 h; 20 km masculinos, 1.26.30 h; 50 km, 4.10.00 h. Segundo a argumentação da federação de marcha, estrutura representativa dos marchadores suíços, os três atletas tinham superado os mínimos em 2013: Alex Florez com 1.25.20 h; Laura Polli com 1.34.07 h; e Marie Polli com 1.36.31 h. Em 2014, Florez tem como melhor 1.33.31 h; Laura, 1.39.35 h; Marie, 1.41.22 h.
A federação de marcha acrescenta que Alex Florez teve uma preparação dificultada por lesões, mas demonstrou no recente Encontro das Seis Nações, na Bélgica, melhoria de forma em comparação com o início da época, e que Marie Polli se apresenta num estado de forma cada vez mais apurado, tendo nas últimas semanas revelado bons desempenhos em provas realizadas em Itália e na Bélgica. Marie Polli encontra-se em estágio com a irmã Laura em Saint-Moritz.
Em reunião mantida a 4 de Julho com uma delegação da Federação Suíça de Atletismo, a Comissão Executiva da federação de marcha pediu a reavaliação dos dois marchadores não incluídos na selecção para os europeus de Zurique. Considerando os argumentos apresentados tanto pela FSM como pela própria atleta Marie Polli, a federação de atletismo aceitou reapreciar a situação da atleta, mas não a de Alex Florez.
Aguarda-se agora a divulgação da decisão da Comissão de Selecção da Federação Suíça de Atletismo, que deve ocorrer a qualquer momento a partir deste domingo.