Imagens: comité organizador do evento. Montagem: O Marchador. |
A terceira edição do Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética “Madrid Marcha” vai ter lugar este ano a 6 de outubro e, como habitualmente, o cenário escolhido não poderia deixar de ser a Gran Vía, a avenida mais conhecida e movimentada da capital espanhola.
O evento, que encerrará a temporada do circuito mundial da World Athletics, o World Race Walking Tour, promete atrair os melhores especialistas mundiais desta nobre especialidade do atletismo até porque, se verificarmos o posicionamento atual dos primeiros classificados do Tour, levam a dianteira, no setor masculino, o brasileiro Caio Bonfim, seguido do equatoriano Daniel Pintado (apenas 4 pontos a separá-los), enquanto no setor feminino, a chinesa Jiayu Yang segue confortavelmente na liderança.
Nas primeiras duas edições a competição teve lugar num período temporal mais cedo na época (abril e maio), mas Diego García, o diretor da prova e um dos melhores representantes mundiais da disciplina, com medalhas obtidas em quase todas as competições internacionais em que participou, refere-nos que “tivemos de mudar a data este ano devido ao calendário se afigurar demasiadamente preenchido”, recordando que houve o Mundial de Seleções de Marcha e pela primeira vez a especialidade foi introduzida nuns Europeus de Atletismo, em ano de Jogos Olímpicos.
A Organização (G20 Publisport) distribuirá prémios monetários as 10 primeiros classificados nos 10 km masculinos e femininos na ordem dos 6.000 euros. No programa deste ano, além das já tradicionais provas de 5 km Sub-18 e Sub-20 e de 3 km Sub-14 e Sub-16, será introduzida a prova de 2 km Sub-12 com o intuito da especialidade chegar aos mais jovens.
“Estamos a trabalhar com o mesmo esforço e entusiasmo de sempre para que esta edição seja um marco inesquecível e, mais importante ainda, para que prossiga nos próximos anos. A Câmara de Chamada será no Cinema Capitólio e continuaremos a oferecer o alojamento e transportes de qualidade”, acrescentou o dinâmico Diego García, atleta madrileno, de 28 anos de idade.
Para José Luis Martínez-Almeida, Alcalde de Madrid, “o apoio institucional para este tipo de iniciativas está mais que justificado. Madrid está comprometida com o desporto porque Madrid é Desporto e a aposta mantém-se numa parceria público-privada resultando num sucesso para todos”. Acrescentou ainda que sob o lema “Cidade de Campeões”, o público poderá disfrutar da presença das maiores estrelas da marcha internacional nos 500 metros mais conhecidos da Gran Vía.
A 27 do corrente mês de setembro, o evento é apresentado oficialmente na Casa Club, com todas as honras, e aí já saberemos que surpresas nos reservam numa disciplina que tem proporcionado aos amantes do desporto espanhol as maiores alegrias e que nos recentes Jogos Olímpicos de Paris obteve, só á conta da marcha, três medalhas, uma de ouro, uma de prata e outra de bronze, com María Pérez e Álvaro Martín.