domingo, 1 de setembro de 2024

2013, fiascos organizativos e sucessos desportivos

Destaques vários da marcha portuguesa no ano de 2013.
Fotos: Atletismo Magazine, Revista Atletismo, fb Filipa Ferreira e Nádia Cancela,
Jeff Salvage/Racewalk.com, Lusa, Maria João Pereira - ANDDI-Portugal,
arquivo «O Marchador» e Horácio Silva. Montagem: O Marchador

A decisão tomada em 2011 pelas federações de atletismo de Espanha e Portugal de organizar conjuntamente os respectivos campeonatos nacionais de 50 km marcha dos anos seguintes, alternando a realização entre um país e outro, criou a expectativa de progresso nas condições de concretização dessas provas. Esperava-se que, dessa forma, os atletas pudessem beneficiar de melhor capacidade organizativa de um acontecimento que mobilizasse as melhores competências de um lado e do outro e que a competição entre os atletas dos dois países aumentasse a motivação de todos os marchadores envolvidos e a qualidade dos respectivos resultados.

A edição de 2012, em Pontevedra (Espanha), foi um excelente primeiro passo no sentido de corresponder àquelas expectativas: organização de excelência, resultados de qualidade (incluindo o recorde nacional português) e a evidente satisfação generalizada. Em 2013, os campeonatos teriam lugar em Portugal, numa cidade (Montijo) que já organizara com elevada competência os nacionais de marcha em estrada nos anos de 1988 e 1993. Resultado em 2013: a mais profunda decepção.

Quem, naquele dia 16 de Março, olhasse para a zona da meta dos ditos campeonatos veria uma lona atravessada sobre o percurso, a uns três metros de altura por cima da linha de chegada, mencionando o nome de um clube montijense dedicado à prática da ginástica. Nada identificava de forma visível os campeonatos que ali estavam a ter lugar. À falta de um pórtico (ou de coisa que lhe pudesse equivaler), que já então vulgar existir em provas de atletismo em estrada, acrescentou-se a ausência de qualquer dispositivo de contagem de tempo de prova para orientação de atletas e público.

A locução, muito valorizada pela organização espanhola de 2012, com a presença de mais do que um locutor a transmitir dados de interesse sobre o decorrer das provas e sobre os atletas, foi praticamente inexistente no Montijo. Nesse domínio, a oferta limitou-se à montagem de colunas de som junto à meta (e apenas aí!), usadas para efeito de chamadas para partidas e para cerimónias protocolares – e nada mais.

Elemento fundamental num campeonato de marcha, o circuito revelou-se um tormento para os atletas. Apesar da abundância de espaço plano à volta do sítio escolhido para as provas, a solução adoptada foi um percurso de apenas mil metros, com nada menos que cinco curvas, três das quais obrigando a dar meia volta. Pior ainda: em cada volta, cerca de 450 metros eram cumpridos a subir e outros tantos a descer. No final das 50 voltas, cada atleta teria cumprido cerca de 45 quilómetros a subir ou descer - e apenas cinco quilómetros em percurso plano. Tudo isto num piso com buracos, aos quais os atletas tinham de estar atentos, procurando escapar-lhes em cada volta.

Como se tudo isto não bastasse já, ainda houve falhas técnicas relacionadas com a contagem de voltas, circunstância que, enfim... pode acontecer, mas nunca numa prova desta importância, onde os atletas investem todo o trabalho de meses ou anos de treino com vista a uma classificação ou à obtenção de uma marca decisiva.

Só a boa educação dos visitantes espanhóis os levou a classificar o circuito como «difícil» e a não manifestar opiniões sobre a organização dos campeonatos, mas era evidente que, pesados todos os aspectos organizativos, a colaboração entre as duas federações na organização conjunta dos respectivos nacionais de marcha (ainda que só de 50 km) terminava ali. E terminou, de facto, já que ninguém quis dar continuidade à experiência, uns por não quererem baixar o seu nível de desempenho, outros certamente por vergonha. E, para Portugal, tratou-se de oportunidade perdida.

Nestes campeonatos de 50 km, o lado português teve em Luís Gil, do Club Sport Marítimo, o melhor classificado, sagrando-se assim campeão nacional, com 4.12.31 h, marca que lhe valeu o terceiro lugar geral, atrás dos espanhóis Cláudio Villanueva (3.55.13, campeão de Espanha) e de Mikel Odriozola (4.00.05). No campeonato português, o pódio foi completado por Pedro Martins (CA Seia), sexto da geral, com 4.18.39 h, e por Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), oitavo da geral, com 4.25.34 h, mas menos uma volta, num dos erros registados na jornada.

Ao mesmo tempo decorreram os campeonatos nacionais de 20 km, tanto masculinos como femininos, com vitórias de João Vieira (Sporting CP, 1.26.36) e Ana Cabecinha (CO Pechão, 1.30.49), com os pódios compostos ainda por Sérgio Vieira (SL Benfica, 2.º, 1.26.57) e Pedro Isidro (SL Benfica, 3.º, 1.26.58), no lado masculino, e, nos femininos, por Inês Henriques (CN Rio Maior, 2.ª, 1.31.25) e Vera Santos (Sporting CP, 3.ª, 1.34.56), intercaladas estas pela lituana Kristina Saltanovic (1.33.41), competindo extracampeonato.

A despeito dos aspectos negativos dos campeonatos realizados no Montijo, a marcha portuguesa teve em 2013 sucessos importantes, alcançados pelos atletas. Desde logo, foi significativo que metade da equipa que representou Portugal nos mundiais de atletismo de Moscovo fosse composta por marchadores – nada menos que seis, numa delegação de 12 atletas. Tal circunstância traduzia, por um lado, o valor dos marchadores no contexto do atletismo português ao mais alto nível, mas, por outro lado, também a profunda crise que afectava os restantes sectores da modalidade, a atravessar um processo de decadência do fundo e meio-fundo tradicionalmente fortes nas décadas anteriores e de afirmação de algumas das chamadas disciplinas técnicas.

A presença dos marchadores portugueses na capital russa haveria de ficar assinalada por um resultado extraordinário de João Vieira, quarto classificado nos 20 km masculinos, com 1.22.05 h, sendo anos mais tarde a classificação revista após o processo de dopagem com os atletas russos e a desclassificação do vencedor, Aleksandr Ivanov, ascendendo João Vieira ao terceiro lugar, com a correspondente medalha de bronze.

De resto, o atleta do Sporting Clube de Portugal seria mesmo o marchador português do ano, graças a um conjunto de grandes resultados alcançados ao longo de uma época em que nada do que pudesse ser atingido lhe escapou. A 9 de Fevereiro, averbou em Pombal a melhor marca nos nacionais de clubes de pista coberta, durante os campeonatos da I Divisão. Uma semana depois repetiria a dose, triunfando nos Campeonatos de Portugal em coberto, com a marca que ficaria como a melhor nacional do ano, 19.29,06 m. Em Março iria conquistar o já referido título nacional de 20 km em estrada no Montijo, vencendo depois na prova da mesma distância no Grande Prémio de Rio Maior, a 6 de Abril, com 1.21.08 h, melhor marca portuguesa de 2013.

A época interna seria rematada por mais um título nos Campeonatos de Portugal, em Leiria, a 27 de Julho, quando registou 40.02,78 m aos 10 mil metros, no que poderia considerar-se já um prenúncio do excelente fecho de época que se avizinhava em terras russas. Entretanto, tivera lugar a 19 de Maio, em Dudince (Rep. Checa), a Taça da Europa de Marcha, onde ao sétimo lugar (mais tarde, sexto) nos 20 km masculinos correspondeu a marca de 1.23.03 h. Seria ainda quinto em Sesto San Giovanni (1 de Maio, 1.24.28) e segundo na Corunha (1 de Junho, 1.21.45), sempre na distância olímpica mais curta.

Por fim, o resultado alcançado em Moscovo constituiu o momento mais alto da temporada não apenas para a marcha mas para todo o atletismo português, num ano em que, com maior ou menor razão, se chegou a dizer que «neste momento, em Portugal o atletismo é a marcha». Terá sido uma afirmação exagerada mas no que ela tivesse de verdade havia também um contributo de João Vieira, que viu o seu nome ainda no segundo lugar da classificação final do Challenge de Marcha da federação internacional, no culminar de uma época em que o atleta do Sporting cumpriu 20 anos de percurso internacional, iniciado em 1993 num encontro de selecções de juvenis realizado em Salamanca.

Mas se o desempenho de João Vieira foi de excelência nos mundiais de Moscovo, também o sector feminino rendeu bons resultados. Após a revisão das classificações, Ana Cabecinha ficou posicionada no sexto lugar dos 20 km femininos, com Inês Henriques a ser nona e Vera Santos, 15.ª Por sua vez, a 19 de Maio, na Taça da Europa de Marcha, em Dudince (Eslováquia), a equipa feminina de 20 km alcançou o segundo lugar, com 20 pontos, a 14 da vencedora, a Rússia. As classificações individuais das portuguesas foram o quarto lugar de Ana Cabecinha (1.31.48), o sétimo de Inês Henriques (1.32.39), o nono de Vera Santos (1.32.54) e o 29.º de Susana Feitor (1.39.22).

Ao longo do ano, outras boas classificações destas atletas marcaram as respectivas presenças nos principais grandes prémios internacionais da especialidade. A 23 de Fevereiro, em Chihuahua (México), vitória para Inês Henriques (1.33.46) e segundo lugar para Ana Cabecinha (1.34.14). A 6 de Abril, no G.P. Rio Maior (este ano sem contar para o Challenge Mundial de Marcha), terceiro lugar para Ana Cabecinha (1.29.21), quarto para Inês Henriques (1.29.56) e nono para Vera Santos (1.34.56). A 1 de Maio, na Marcia di Sesto San Giovanni (Itália), Inês Henriques foi segunda (1.33.06) e Ana Cabecinha terminou na terceira posição (1.33.18). Por fim, a 1 de Junho, no Grande Prémio Cantones de La Coruña (Espanha), vitória de Inês Henriques (1.29.30) e quarto lugar para Vera Santos (1.31.00).

No final do ano, Ana Cabecinha garantia a liderança nacional nos 20 km graças à marca obtida em Moscovo (1.29.17), sendo também sua a segunda marca nacional (1.29.21, em Rio Maior). Mas seria nos 3000 metros em pista coberta que a marchadora do Clube Oriental de Pechão averbaria o único recorde nacional de marcha do ano, com a marca alcançada a 16 de Fevereiro nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, em Pombal, quando venceu em 12.21,56 m, superando o anterior registo de Susana Feitor (12.21,7 – tempo manual), marcado em Braga, a 19 de Fevereiro de 1994. A marca da marchadora de Rio Maior permaneceria, ainda assim, como recorde nacional de juniores.

Nota ainda para referir Pedro Isidro, do Benfica, como único marchador português abaixo das quatro horas nos 50 km em 2013, graças ao resultado obtido na Taça da Europa de Marcha, em Dudince (3.57.09), onde foi 16.º, e à marca dos mundiais de Moscovo (3.57.30), onde terminou na 27.ª posição.

Entre os mais novos, destaque inteiramente merecido para Miguel Carvalho (CN Rio Maior), pelos cinco títulos nacionais obtidos: 19 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Juniores de Pista Coberta, Pombal, 5000 metros, 21.27,58; 2 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças / Sub-23 de Pista Coberta, Pombal, 5000 m masculinos, 21.27,10; 16 de Março, Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, Montijo, 10 km, 44.32; 29 de Junho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Quarteira, 10 mil metros, 45.22,19; 6 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Fátima, 10 mil metros, 45.45,38.

A esta invulgar colecção de vitórias poderia ainda juntar-se a excelente estreia nos 20 km, registada em Rio Maior e chancelada com a marca de 1.30.10 h, uma das melhores estreias de sempre de atletas juniores portugueses na distância.

No âmbito internacional, Miguel Carvalho foi ainda 11.º nos 10 km juniores masculinos da Taça da Europa (44.17) e décimo nos europeus de juniores de Rieti (Itália), onde marcou 43.00,20 m nos 10 mil metros marcha masculinos. Curiosamente, a mesma classificação de Filipa Ferreira, também décima nos 10 mil metros femininos (49.16,70), depois de ter sido 13.ª nos 10 km juniores femininos da Taça da Europa de Marcha (50.05). Em ambas as provas, a marchadora que nesse ano passara a representar o Clube Oriental de Pechão teve a companhia de outra portuguesa, Mara Ribeiro, 14.ª em Dudince (50.37) e 16.ª em Rieti (51.24,38).

De resto, a algarvia e a ribatejana protagonizaram ao longo da temporada um desempenho marcado pelo grande equilíbrio, desde logo a 19 de Janeiro, nos 3000 femininos dos nacionais de juniores de pista coberta (14.11,07 para Filipa e 14.14,27 para Mara, com Edna Barros pelo meio com 14.13,29) e, mais tarde, também nos nacionais de juniores, em Fátima, a 6 de Julho (10.000 m, Filipa venceu com 49.30,07, seguida de Mara, 49.56,80). Mas também a 16 de Novembro, no Grande Prémio das Galinheiras, onde Mara foi a primeira júnior (25.04,9) e Filipa, a segunda (25.08,4).

A época internacional dos veteranos rendeu em 2013 seis novas medalhas para os marchadores portugueses. Nos europeus de pista coberta, de 19 a 24 de Março, em San Sebastián (Espanha), vitórias de Maria Alice Fernandes nos 3000 m e nos 5 km do subescalão W60, terceiro lugar para Luís Silva nos 3000 m dos M40, a que se seguiu a vitória do mesmo atleta nos 5 km. Já em Porto Alegre (Brasil), os mundiais de pista realizados de 16 a 27 de Outubro valeram segundos lugares nas W60 a Maria Orlete Mendes nos 5000 m e nos 10 km.

Quanto ao desporto adaptado, mais uma boa colheita de medalhas internacionais. Primeiro, por Ivo Ferreira e Ana Oliveira com primeiros lugares nos europeus da INAS de pista coberta, em Istambul (Turquia), de 13 a 18 de Março. Depois, de 9 a 16 de Junho, nos mundiais de atletismo também da INAS, em Praga (Rep. Checa), vitórias de Pedro Isidro e Ana Oliveira. Por fim, nos mundiais de atletismo de Roma para atletas da IAADS, de 27 a 30 de Junho, vitórias de Francisco Gouveia e Maria João Silva (duas vezes cada), dois segundos lugares para Helena Soares e dois terceiros para Bruno Leitão.

Neste domínio, realce para o recorde mundial averbado a 27 de Abril por Bruno Leitão (APPACDMS) nos 1500 m masculinos para atletas com síndrome de Down, durante os nacionais da ANDDI realizados no Luso, onde registou 10.22,14 m.

O ano não chegaria ao fim sem nova polémica. Prova que tinha já em 2013 tradição no calendário nacional da marcha atlética, o Grande Prémio de Natal da Associação de Atletismo de Lisboa (AAL) registou na edição desse ano (a 56.ª) duas novidades estranhas. Por um lado, foram eliminados os prémios monetários para os marchadores (e apenas para eles!); por outro, foi reduzida a distância das provas de 5 km para 3 km. Sendo certo que à época se vivia tempo de grave crise económica e social, que se traduziu na profunda desvalorização do desporto associativo, nada permitia identificar razões para o surpreendente corte dos prémios monetários dos marchadores, já de si muito inferiores aos das provas de corrida do mesmo torneio. Mas também não se percebia o fundamento para a diminuição das distâncias das provas (de novo, apenas no caso da marcha). A própria AAL foi incapaz de dar respostas quando questionada sobre o assunto pelos clubes em reunião técnica. Mas o respectivo presidente de então, Marcel de Almeida, não deixou de reagir de forma insultuosa aos comentários que recebeu sobre a actuação da AAL e as «novidades» introduzidas no programa do Grande Prémio de Natal de 2013.

Mas a história do programa de marcha do 56.º Grande Prémio de Natal acabaria por ficar assinalada por outras histórias no dia da competição, como a decisão dos atletas participantes nas provas de 3 km (juvenis a veteranos) de aguardar durante um minuto após o tiro de partida, saindo com atraso de 60 segundos em protesto contra a discriminação da marcha no conjunto do Grande Prémio de Natal. Um protesto que se estendeu à utilização de camisolas negras por vários participantes e pela «greve de zelo» assumida por quatro veteranas que decidiram fazer a prova a ritmo de treino e cortar a meta de braços dados.

Mas se estes motivos de protesto tinham origem em decisões organizativas anteriormente tomadas, também a condução da própria jornada originou outros motivos de reclamação de atletas e clubes. Para além do erro de marcação do percurso (mais duzentos metros em cada volta, por indevido posicionamento dos pinos orientadores), houve ainda a incorrecta condução dos jovens atletas da primeira prova (2 km para benjamins a iniciados) por uma via exterior ao circuito (erro corrigido na segunda volta); houve a manifesta falta de juízes de chegada (que levou a que antes de terminarem as provas de marcha começassem a chegar os participantes nas primeiras provas de corrida, benjamins a iniciados, que acabaram por ter de ficar em fila indiana com mais de vinte metros à espera de poder cortar a meta); houve a evidente falta de estafetas de apoio aos juízes de marcha, que levou ao atraso do trabalho do juiz-chefe e a que as notas de desclassificação fossem lançadas nas listas de resultados já depois de entregues as medalhas nas cerimónias protocolares; houve, enfim, o rocambolesco de uma primeira série de entregas de medalhas que, por indevidamente destinadas, acabaram por ser pedidas aos atletas pela organização, para depois serem entregues aos devidos vencedores.

Num ano com tão extraordinários resultados alcançados pelos atletas, foi pena que a marcha portuguesa tivesse ficado manchada por tão pobres desempenhos organizativos.


Relação das provas mais importantes efetuadas em 2013

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

13 a 18 de Março, INAS Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta, Istambul, Turquia. 16/3: 3000 m masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (Portugal), 17.02,06 (1 participante). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Oliveira (Portugal), 20.37,71 (1 participante).

19 a 24 de Março, IX Campeonato da Europa de Veteranos em Pista Coberta, San Sebastián, Espanha. 20/3, 3000 m femininos, W60: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 16.59,84 (12 participantes). 21/3, 3000 m masculinos, M40: 1.º, Steffen Borch (Alemanha), 12.13,49 (...) 3.º, Luís Silva (Portugal), 12.30,51 (10 participantes); M75: José Bom (Portugal), desclassificado (14 participantes). 23/3, 5 km femininos, W60: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 28.52 (13 participantes). 5 km masculinos, M40: 1.º, Luís Silva (Portugal), 21.09 (19 participantes); M75: 11.º, José Bom (Portugal), 43.11 (12 participantes).

19 de Maio, X Taça da Europa de Marcha, Dudince, Eslováquia. 20 km masculinos: 1.º, Denis Strelkov (Rússia), 1.21.40; 2.º, Miguel Ángel López (Espanha), 1.21.48; 3.º, Matej Tóth (Eslováquia), 1.21.51 (...) 6.º, João Vieira (Portugal), 1.23.03 (...) 26.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.27.14 (...) 48.º, António Pereira (Portugal), 1.34.22 (75 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Ucrânia, 27 pontos; 2.º, Rússia, 31; 3.º, Polónia, 41 (...) 9.º, Portugal, 81 (14 classificados). 50 km masculinos: 1.º, Yohann Diniz (França), 3.41.07; 2.º, Ivan Noskov (Rússia), 3.45.31; 3.º, Ihor Hlavan (Ucrânia), 3.46.09 (...) 16.º, Pedro Isidro (Portugal), 3.57.09 (...) 23.º, Pedro Martins (Portugal), 4.12.37; 24.º, Luís Gil (Portugal), 4.13.02 (...) 27.º, Dionísio Ventura (Portugal), 4.25,36 (49 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Ucrânia, 16 pontos; 2.º, Polónia, 28; 3.º, Espanha, 34 (...) 6.º, Portugal, 63 (7 classificados). 20 km femininos: 1.ª, Vera Sokolova (Rússia), 1.29.18; 2.ª, Marina Pandakova (Rússia), 1.29.25; 3.ª, Irina Iumanova (Rússia), 1.29.37; 4.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.48 (...) 7.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.32.39 (...) 9.ª, Vera Santos (Portugal), 1.32.54 (...) 29.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.39.22 (58 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Rússia, 6 pontos; 2.º, Portugal, 20; 3.º, Espanha, 36 (9 classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, Pavel Parshin (Rússia), 41.13; 2.º, Nikolay Markov (Rússia), 41.13; 3.º, Vito Minei (Itália), 41.26 (...) 11.º, Miguel Carvalho (Portugal), 44.17 (...) 25.º, Rui Coelho (Portugal), 46.23 (54 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 3 pontos; 2.º, Itália, 12; 3.º, Espanha, 13 (...) 7.º, Portugal, 36 (18 classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Nadezhda Sergeyeva (Rússia), 46.14; 2.ª, Aneska Drahotova (República Checa), 46.29; 3.ª, Oksana Golyatkina (Rússia), 47.04 (...) 13.ª, Filipa Ferreira (Portugal), 50.05; 14.ª, Mara Ribeiro (Portugal), 50.37 (46 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 4 pontos; 2.º, República Checa, 9; 3.º, Bielorrússia, 13 (...) 6.º, Portugal, 27 (14 classificados).

9 a 16 de Junho, INAS, IX Campeonatos do Mundo de Atletismo, Praga, República Checa. 12/6, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 22.56,44; 5000 m femininos: 1.ª, Ana Oliveira (Portugal), 36.14,29.

27 a 30 de Junho, IAADS, II Campeonatos do Mundo de Atletismo, Roma, Itália. 29/6, 1500 m masculinos, T21: 1.º, Stefano Lucato (Itália), 10.14,70 (...) 3.º, Bruno Leitão (Portugal), 11.00,02 (4 participantes); Mosaico: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 12.00,91 (1 participante). 1500 m femininos, T21: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 12.00,10; 2.ª, Helena Soares (Portugal), 12.48,10 (...) 4.ª, Milena Patrocínio (Portugal), 14.45,48 (5 participantes). 30/6, 800 m masculinos, T21: 1.º, Stefano Lucato (Itália), 5.23,01 (...) 3.º, Bruno Leitão (Portugal), 5.45,27 (4 participantes); Mosaico: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 6.34,58 (1 participante). 800 m femininos, T21: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 6.14,98; 2.ª, Helena Soares (Portugal), 6.40,22 (...) 5.ª, Milena Patrocínio (Portugal), 8.28,23 (5 participantes).

10 a 14 de Julho, Campeonatos da Europa Sub-23, Tampere, Finlândia. 10/7, 20 km femininos: 1.ª, Lyudmila Olyanovska (Ucrânia), 1.30.37; 2.ª, Antonella Palmisano (Itália), 1.30.59; 3.ª, Natalya Serezhkina (Rússia), 1.31.50 (...) 10.ª, Daniela Cardoso (Portugal), 1.40.43 (...) 15.ª, Nádia Cancela (Portugal), 1.46.33 (23 participantes). 20 km masculinos: 1.º, Hagen Pohle (Alemanha), 1.25.04; 2.º, Massimo Stano (Itália), 1.25.25; 3.º, Oleksandr Verbitskiy (Ucrânia), 1.26.01 (24 participantes).

10 a 14 de Julho, VIII Campeonatos do Mundo Jovens (Sub-18), Donetsk, Ucrânia. 13/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Toshikazu Yamanishi (Japão), 41.53,80; 2.º, Maksim Krasnov (Rússia), 42.03,10; 3.º, Diego García Carrera (Espanha), 42.03,32 (...) 18.º, Hélder Santos (Portugal), 48.33,81 (40 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Olga Shargina (Rússia), 22.13,91; 2.ª, Momoko Mizota (Japão), 22.42,77; 3.ª, Noemi Stella (Itália), 22.48,95 (31 participantes).

18 a 21 de Julho, Campeonatos da Europa de Juniores (Sub-20), Rieti, Itália. 18/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Anezka Drahotová (República Checa), 44.15,87; 2.ª, Oksana Golyatkina (Rússia), 44.21,03; 3.ª, Eliska Drahotová (República Checa), 44.45,27 (...) 10.ª, Filipa Ferreira (Portugal), 49.16,70 (...) 16.ª, Mara Ribeiro (Portugal), 51.24,38 (21 participantes). 20/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Pavel Parshin (Rússia), 41.01,55; 2.º, Vito Minei (Itália), 41.08,76; 3.º, Álvaro Martín Uriol (Espanha), 41.13,95 (...) 10.º, Miguel Carvalho (Portugal), 43.00,20 (22 participantes).

10 a 18 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Atletismo, Moscovo, Rússia. 11/8, 20 km masculinos: 1.º, Ding Chen (China), 1.21.09; 2.º, Miguel Ángel López (Espanha), 1.21.21; 3.º, João Vieira (Portugal), 1.22.05 (...) 39.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.28.34 (63 participantes). 13/8, 20 km femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 1.28.10; 2.ª, Huanhuan Sun (China), 1.28.32; 3.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.28.41 (...) 6.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.29.17; 9.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.30.28 (...) 15.ª, Vera Santos (Portugal), 1.31.36 (62 participantes). 14/8, 50 km masculinos: 1.º, Robert Heffernan (Irlanda), 3.37.56; 2.º, Jared Tallent (Austrália), 3.40.03; 3.º, Ihor Hlavan (Ucrânia), 3.40.39 (...) 27.º, Pedro Isidro (Portugal), 3.57.30 (60 participantes).

16 a 27 de Outubro, XX Campeonatos do Mundo de Veteranos em Pista, Porto Alegre, Brasil. 18/10: 5000 m femininos, W60, 1.ª, Heather Carr (Austrália), 28.26,97; 2.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 30.40,28 (17 participantes). 5000 m masculinos, M80: 1.º, Ivan Pushkin (Ucrânia), 36.51,04 (...) 8.º, José Bom (Portugal), 45.40,02 (9 participantes). 22/10, 10 km femininos, W60, 1.ª, Heather Carr (Austrália), 1.00.19; 2.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 1.04.28 (18 participantes). 10 km masculinos, M80: 1.º, Ivan Pushkin (Ucrânia), 1.16.09 (...) 8.º, José Bom (Portugal), 1.38.03 (8 participantes).


Campeonatos nacionais

19 e 20 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Juniores de Pista Coberta, Pombal. 19/1, 5000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 21.27,58; 2.º, Rui Coelho (CA Seia), 21.33,77; 3.º, Hélder Santos (GDP Chão Duro), 23.16,11 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 14.11,07; 2.ª, Edna Barros (CO Pechão), 14.13,29; 3.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 14.14,27 (14 participantes).

2 e 3 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças / Sub-23 de Pista Coberta, Pombal. 2/2, 5000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 21.27,10; 2.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 21.35,9; 3.º, Samuel Pereira (CA Seia), 22.15,5 (9 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 14.07,38; 2.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 14.10,83; 3.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 14.11,48 (10 participantes).

9 e 10 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Pista Coberta p/Escalões da ANDDI, Braga. 9/2, 1500 m absolutos masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 7.45,49; 2.º, José Maltez (C Gaia), 8.47,08 (1.º, júnior); 3.º, Fernando Silva (APD Amadora), 9.45,02 (1.º veterano) – 3 participantes. 1500 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 10.26,87; 2.ª, Ana Borgas (APP Santarém), 11.00,22 (1.ª veterana); 3.ª, Catarina Cameiro (APD Amadora) 11.52,58 (3 participantes). Outros vencedores absolutos, 800 m masculinos: André Timóteo (APD Amadora), 5.23,09; femininos: Helena Soares (AIC Arouca), 6.23,14.

9 e 10 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - I Divisão, Pombal. 9/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.40,31; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 19.47,89; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.55,58 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 13.05,86; 2.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 14.12,13; 3.ª, Liliana Martins (GC Amizade nas Donas), 14.37,04 (8 participantes).

9 e 10 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - II Divisão, Pombal. 9/2, 5000 m masculinos: 1.º, Cristiano António (AC Vermoil), 22.18,02; 2.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 22.22,69; 3.º, José Silva (NA Cucujães), 22.41,04 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 15.24,73; 2.ª, Marisa Paulino (CA Marinha Grande), 15.47,26; 3.ª, Mónica Jones (GR Quinta da Lomba), 17.51,59 (6 participantes).

16 e 17 de Fevereiro, 24.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Pombal. 16/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.29,06; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 19.31,32; 3.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 20.30,34 (17 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.21,56 (recorde nacional); 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.25,36; 3.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 13.37,18 (14 participantes).

23 e 24 de fevereiro, FADU, Campeonatos Nacionais Universitários de Pista Coberta, Pombal. 23/2, 5000 m masculinos: 1.º, Nuno Valente (AAU Aveiro), 22.28,32; 2.º, André Pagaime (Escola Náutica), 27.22,93; 3.º, Amaro Teixeira (AAU Beira Interior), 27.30,19 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (IP Leiria), 14.01,61; 2.ª, Filipa Ferreira (AAU Algarve), 14.13,89; 3.ª, Tânia Alves (IP Leiria), 18.28,27 (7 participantes).

2 e 3 de Março, Campeonatos Nacionais de Veteranos (ANAV) de Pista Coberta, Pombal. 3/3, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (Juventude Vidigalense), 12.25,93 (M40); 2.º, Jaime Santos (GD Lourocoop), 14.08,75 (M40); 3.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 14.31,59 (M40) – 9 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 16.42,26 (W60); 2.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 18.00,91 (W60); 3.ª, Eugénia Fernandes (CA Galinheiras), 18.50,50 (W40) (5 participantes).

16 de Março, XXIX Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (Camp. Espanha), 20 km / (...), Montijo. 50 km seniores masculinos: 1.º, Cláudio Villanueva (Espanha), 3.55.13; 2.º, Mikel Odriozola (Espanha), 4.00.05; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 4.12.31 (1.º Camp. Nac.); 4.º, José Ignácio Díaz (Espanha), 4.12.36 (...) 6.º, Pedro Martins (CA Seia), 4.18.39 (2.º Camp. Nac.) (...) 8.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 4.25.34 (-1 volta, 49 km, 3.º Camp. Nac.) – 16 participantes, sendo 12 espanhóis e 4 portugueses). 20 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 1.26.36; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 1.26.57; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 1.26.58 (14 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.30.49; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.31.25; 3.ª, Kristina Saltanovic (Lituânia), 1.33.41 (extracampeonato); 4.ª, Vera Santos (Sporting CP), 1.34.56 (3.ª Camp. Nac.) – 17 participantes. Vencedores de outros escalões: 20 km sub-23 masculinos, Samuel Pereira (CA Seia), 1.42.38; 20 km sub-23 femininos, Daniela Cardoso (Leiria MA), 1.45.15; 10 km juniores masculinos, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 44.32; 10 km juniores femininos, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 49.49; 10 km juvenis masculinos, Hélder Santos (GDP Chão Duro), 47.42; 5 km juvenis femininos, Edna Barros (CO Pechão), 24.53; 10 km veteranos absolutos masculinos, Francisco Reis (CA Galinheiras), 51.00 (M50); 5 km veteranos absolutos femininos, Sofia Avoila (GDP Chão Duro), 25.34 (W35). Torneio Nacional Marchador Jovem «Isilda Gonçalves»: 3 km infantis masculinos, Etson Barros (CO Pechão), 17.07; 3 km infantis femininos, Ana Azevedo (GDP Chão Duro), 15.51; 4 km iniciados masculinos, José Silva (MGBOOS Quinta do Conde), 21.01; 4 km iniciados femininos, Carolina Costa (CO Pechão), 22.15.

27 e 28 de Abril, ANDDI Campeonatos Nacionais Individuais, Luso. 27/4, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (APD Amadora), 24.20,94; 2.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 26.27,65; 3.º, Fernando Silva (APD Amadora), 36.26,98 (1.º veterano) – 3 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 21.23,83; 2.ª, Catarina Cameiro (APD Amadora), 23.20,57 (2 participantes). Outros vencedores: masculinos, 1500 m, adaptado: Luís Valadão (ACM Terceira), 10.28,41; S. Down: Bruno Leitão (APPACDMS), 10.22,14 (recorde mundial); femininos, 1500 m, adaptado: Ana Borgas (APPA Santarém), 11.45,45; S. Down: Maria João Silva (SCM-M), 12.02,82; masculinos, 800 m, S. Down, Adolfo Vicente (APERCIM), 7.54,49; femininos, S. Down, Milene Patrocínio (APERCIM), 8.21,85.

11 e 12 de Maio, Campeonatos de Portugal ANDDI, Braga (org.: ANDDI e AA Braga). 5000 m masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 27.22,77; 2.º, Fernando Silva (APD Amadora), 37.04,53 – 2 participantes. 3000 m femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 35.59,92; 2.ª, Catarina Cameiro (APD Amadora), 41.18,26 (2 participantes). Outros vencedores: 1500 m masculinos, André Timóteo (APD Amadora), 11.07,11 (adaptado) e 1500 m femininos, Helena Soares (AIC Arouca), 13.09,9 (S. Down).

11 e 12 de Maio, FADU - Campeonato Nacional Universitário - Pista, Guimarães. 12/5, 10.000 m masculinos: 1.º, Nuno Valente (AAU Aveiro), 46.20,21; 2.º, Samuel Pereira (AEIS Técnico-Lisboa), 46.49,15; 3.º, Nuno Santos (AEIP Setúbal), 49.48,21 (7 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniel Cardoso (IP Leiria), 50.20,94; 2.ª, Joana Fortuna (U Porto), 1.02.42,21; 3.ª, Sofia Oliveira (AAU Beira Interior) – 5 participantes.

8 e 9 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Lisboa (U). 8/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.42,34; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 19.46,77; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.49,91 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 12.50,23; 2.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 13.43,79; 3.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.28,13 (8 participantes).

8 e 9 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Lisboa (U). 8/6, 5000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 23.14,78; 2.ª, José Silva (NA Cucujães), 23.28,54; 3.º, Eduardo Cardoso (CCD Ribeirão), 24.49,09 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 14.12,54; 2.ª, Sandra Leitão (ADRE Palhaça), 15.15,15; 3.ª, Andreia Freitas (CS Marítimo), 16.14,71 (5 participantes).

8 e 9 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Abrantes. 8/6, 5000 m masculinos: 1.º, Cristiano António (AC Vermoil), 24.18,55; 2.º, Amaro Teixeira (GC Amizade nas Donas), 24.19,09; 3.º, Afonso Roll (Escola do Movimento), 30.47,56 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 14.56,31; 2.ª, Marisa Paulino (CA MArinha Grande), 15.30,54; 3.ª, Elisabete Pinho (C Spiridon de Gaia), 16.30,05 (8 participantes).

22 e 23 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Guimarães (org.: FPA). 22/6, 5000 m masculinos: 1.º, Hélder Santos (individual/Setúbal), 22.51,91; 2.º, Miguel Rodrigues (CN Rio Maior), 22.54,13; 3.º, Xavier Sousa (A Jardim da Serra), 23.42,63 (21 participantes). 5000 femininos: 1.ª, Edna Barros (CO Pechão), 25.19,73; 2.ª, Salomé Santos (CN Rio Maior), 26.00,69; 3.ª, Marisa Paulino (CA Marinha Grande), 26.02,3 (23 participantes).

29 e 30 de Junho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Quarteira (org.: FPA). 29/6: 10.000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 45.22,19; 2.º, Rui Coelho (CA Seia), 46.56,86; 3.º, Samuel Pereira (CA Seia), 50.40,64 (6 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 50.40,33; 2.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 51.19,60; 3.ª, Vitória Oliveira (SL Benfica), 52.24,97 (5 participantes).

6 e 7 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Fátima (org.: FPA). 6/7: 10.000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 45.45,38; 2.º, Miguel Rodrigues (CN Rio Maior), 48.40,72; 3.º, Rui Coelho (CA Seia), 51.34,52 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 49.30,07; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 49.56,80; 3.ª, Mariana Mota (CA Ferreira do Zêzere), 53.50,98 (11 participantes).

13 e 14 de Julho, Campeonatos Nacionais de Veteranos (ANAV) de Pista, Luso. 13/7, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.40,26 (1.º M45); 2.º, Luís Silva (Juventude Vidigalense), 23.05,28 (1.º M40); 3.º, Jaime Santos (GD Lourocoop), 25.50,06 (15 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Alexandra Lamas (CA Galinheiras), 26.20,72 (1.ª W40); 2.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 29.50,49 (1.ª W60); 3.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 30.35,71 (2.ª W60) – 8 participantes.

27 e 28 de Julho, Campeonatos de Portugal, Leiria (org.: FPA). 27/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 40.02,78; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 40.02,93; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 41.40,75 (11 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 43.31,29; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 43.53,65; 3.ª, Vera Santos (Sporting CP), 44.56,03 (11 participantes).


Principais eventos (entre outros)

27 de Janeiro, «London Indoor Games» em Pista Coberta, Lee Valley, Inglaterra. 3000 m absolutos masculinos, 1.º, Stuart Kollmorgen (Belgrave/Austrália), 13.45,75 (M40); 2.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 14.23,72 (M50) – 8 participantes.

10 de Fevereiro, Eastern Counties/Campeonato de Essex de 1 Milha, Lee Valley, Inglaterra. 1.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 7.17,61 (M50) – 10 participantes.

23 de Fevereiro, IAAF Race Walking Challenge / Circuito Internacional de Marcha, Chihuahua, México. 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.46; 2.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.14 (24 participantes).

2 de Março, VIII Grande Prémio de Marcha de Pechão (org.: CO Pechão e AA Algarve), 80 participantes de 11 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 21.47; 2.º, Hélder Santos (GDP Chão Duro), 23.19 (1.º juvenil); 3.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 24.01 (1.º júnior) – 13 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 21.45; 2.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 24.02 (1.ª júnior); 3.ª, Laura Leal (CO Pechão), 28.00 (1.ª juvenil) – 17 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CO Pechão, 94 pontos; 2.º, CD Quarteira, 80; 3.º, GDP Chão Duro/EALF, 61.

2 de Março, 1 hora pista «Memorial Samuel Burnand», Chailly sur Montreux, Suíça. Masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 11.926 metros (50.51,4 aos 10.000 m) – 9 participantes.

10 de Março, Campeonatos Britânicos de Masters em Pista Coberta, Lee Valley, Inglaterra. 3000 m masculinos, M50: 1.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 13.54,43 (1 participante).

6 de Abril, XXII Grande Prémio Internacional de Rio Maior / Challenge IAAF (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 187 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP/Portugal), 1.21.08; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica/Portugal), 1.21.53; 3.º, Diego Flores (México), 1.21.56 (35 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elena Lashmanova (Rússia), 1.28.19; 2.ª, Mirna Ortiz (Guatemala), 1.28.31; 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão/Portugal), 1.29.21 (21 participantes).

20 de Abril, Criterium de Marcha «Villa de Cuntis 2013», Cuntis, Espanha. 5 km absolutos masculinos: 1.º, Francisco Duran (Symply-Scorpio 71), 22.10 (...) 4.º, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 24.12 (...) 8.º, Marco Miguel (CA Ferreira do Zêzere), 28.47 (13 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Carmen Escariz (Atletismo Cuntis), 24.58; 2.ª, Mariana Mota (CA Ferreira do Zêzere), 25.40 (10 participantes).

27 de Abril, Campeonatos de Vaudois, Chailly, Suíça. 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 47.44,1 (15 participantes).

1 de Maio, Marcia Iº Maggio 2013 (34.º fem./56.º masc.), Sesto San Giovanni, Itália. 20 km masculinos: Matej Toth (Eslováquia), 1.22.02 (...) 5.º, João Vieira (Portugal), 1.24.28 (37 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elena Lashmanova (Rússia), 1.32.07; 2.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.06; 3.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.33.18 (...) 11.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.39.43 (16 participantes).

1 de Maio, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Quarteira (org.: FPA). 20.000 m seniores masculinos (1 participante, desclassificado). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Andreia Francisco (C Benfica de Faro), 59.43,87; 2.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 1.05.05,87; 3.ª, Natacha Domingos (CD Quarteira), 1.10.50,22 (3 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, 10.000 m, masculinos, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 42.47,89, e, femininos, Filipa Ferreira (CO Pechão), 50.00,79; juvenis, 5000 m, masculinos, Miguel Rodrigues (CN Rio Maior), 22.55,04, e, femininos, Laura Leal (CO Pechão), 25.57,16. Vencedores coletivos: masculinos, CD Quarteira, 21 pontos (3 equipas classificadas); femininos, CO Pechão, 40 pontos (8 equipas classificadas).

5 de Maio, Campeonatos da Suíça de 20 km marcha em estrada, Yverdon-les-Bains, Suíça. 20 km masculinos: 1.º, Alex Flores (SAL Marcia Lugano), 1.33.52 (...) 3.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne), 1.41.30 (25 participantes).

11 de Maio, Dia Nacional de Marcha, Póvoa de Varzim (org.: AA Porto), 97 participantes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (ACR Estrela de Baguim), 22.29,70; 2.º, José Silva (NA Cucujães), 23.31,21; 3.º, Joaquim Rodrigues (AC Bunheirense), 24.58,24 (13 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 25.10,24; 2.ª, Elisabete Pinho (C Spiridon de Gaia), 27.58,10; 3.ª, Paula Nascimento (AC Alfenense), 28.04,50 (14 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Póvoa de Varzim, 78 pontos; 2.º, CDC de Navais, 75; 3.º, AC Alfenense, 53 (14 equipas classificadas).

1 e 2 de Junho, XXXI Torneio Nacional Olímpico Jovem, Fátima (org.: FPA). 1/6, 5000 m juvenis masculinos (A+B): 1.º, Miguel Rodrigues (Santarém), 22.50,73; 2.º, Joaquim Rodrigues (Aveiro), 24.14,52; 3.º, Xavier Sousa (Madeira), 25.12,61 (11 participantes). 5000 m juvenis femininos (A+B): 1.ª, Edna Barros (Algarve), 26.16,04; 2.ª, Marisa Paulino (Leiria), 26.48,53; 3.ª, Rita Ribeiro (Santarém), 27.11,00 (12 participantes).

1 de Junho, XI Challenge Mundial de Marcha IAAF / XXVII Grande Prémio, Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Jared Tallent (Austrália), 1.21.21; 2.ª, João Vieira (Portugal), 1.21.45 (...) 30.º, Cristiano António (Portugal), 1.36.43 (37 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.29.30 (...) 4.ª, Vera Santos (Portugal), 1.31.00 (...) 11.ª, Daniela Cardoso (Portugal), 1.40.41 (...) 13.ª, Nádia Cancela (Portugal), 1.42.56 (...) Vitória Oliveira (Portugal), desistente (19 participantes).

2 de Junho, Campeonatos da Suíça de 35 km marcha em estrada, Monthey, Suíça. 35 km masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 3.16.52 (10 participantes).

19 de Junho, XXVI Encontro de Atletismo Diputación de Cáceres, Plasencia, Espanha. 5000 m masculinos: 1.º, Árvaro Martín Uriol (Playas de Castellón), 19.56,98 (...) 6.º, Rui Coelho (Portugal), 21.36,65 (...) 9.º, Amaro Teixeira (Portugal), 23.59,96 (...) Pedro Martins (Portugal), desclassificado (12 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Lorena Luaces Barril (individual), 22.11,22 (...) 4.ª, Liliana Martins (Portugal), 24.47,33 (11 participantes).

21 de Setembro, Campeonatos de Vaud, Vallorbe, Suíça. 10 km masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 47.56 (15 participantes).

5 de Outubro, Campeonatos da Suécia de Estrada, Eskilstuna, Suécia. 20 km femininos: 1.ª, Siw Karlstrom (Eskilstuna Friidrott), 1.47.23 (...) Susana Feitor (Portugal), desistente (5 participantes).

26 de Outubro, X Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 133 participantes de 27 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 21.30; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.48; 3.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 22.00 (1.º júnior) – 11 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.43; 2.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 24.15; 3.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.43 (1.ª júnior) – 8 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 73 pontos; 2.º, GDP Chão Duro, 59; 2.º, CN Rio Maior, 57.

9 de Novembro, XIV G. Prémio de Alvaiázere, XII Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 101 participantes de 24 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Cristiano António (AC Vermoil), 21.59; 2.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 22.23 (1.º veterano); 3.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 22.36 (11 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 24.19; 2.ª, Vitória Oliveira (Juventude Vidigalense), 25.05; 3.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 25.33 (23 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 75 pontos; 2.º, GA Casais do Vento, 65; 3.º, CA Extremadura/Espanha, 46.

11 a 14 de Novembro, Volta ao Taihu por etapas/Wuzhong International Race Walking, China. Masculinos: 1.º, Wei You (China), 4.31,57 (11/11, 20 km, 1.º, 1.23.45; 12/8, 15 km, 1.º, 1.01,06; 13/11, 15 km, 2.º, 1.03.44; 14/11, 15 km, 4.º, 11.03.22) (...) 11.º, João Vieira (Portugal), 4.40.05 (11/11, 20 km, 20.º, 1.27.16; 12/8, 15 km, 19.º, 1.04.02; 13/11, 15 km, 8.º, 1.05.04; 14/11, 15 km, 8.º, 1.03.43) (...) 16.º, Sérgio Vieira (Portugal), 4.42.44 (11/11, 20 km, 17.º, 1.26.27; 12/8, 15 km, 23.º, 1.04.46; 13/11, 15 km, 23.º, 1.06.54; 14/11, 15 km, 13.º, 1.04.37) (...) 44.º, Miguel Carvalho (Portugal), 5.04.36 (11/11, 20 km, 57.º, 1.34.49; 12/8, 15 km, 47.º, 1.08.58; 13/11, 15 km, 40.º, 1.10.59; 14/11, 15 km, 47.º, 1.09.50) (...) 55.º, Dionísio Ventura (Portugal), 5.19.08 (11/11, 20 km, 61.º, 1.39.08; 12/8, 15 km, 59.º, 1.12.36; 13/11, 15 km, 53.º, 1.15.04; 14/11, 15 km, 53.º, 1.12.20).
Femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 5.01.37 (11/11, 20 km, 2.ª, 1.33.48; 12/8, 15 km, 1.ª, 1.08.07; 13/11, 15 km, 1.ª, 1.10.39; 14/11, 15 km, 1.ª, 1.09.03; (...) 3.ª, Vera Santos (Portugal), 5.04.00 (11/11, 20 km, 4.ª, 1.34.04; 12/8, 15 km, 6.ª, 1.10.02; 13/11, 15 km, 2.ª, 1.10.43; 14/11, 15 km, 4.ª, 1.09.11) (...) 4.ª, Inês Henriques (Portugal), 5.04.44 (11/11, 20 km, 3.ª, 1.33.56; 12/8, 15 km, 5.ª, 1.09.58; 13/11, 15 km, 4.ª, 1.11.00; 14/11, 15 km, 6.ª, 1.09.50) (...) 17.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 5.16.04 (11/11, 20 km, 17.ª, 1.36.43; 12/8, 15 km, 18.ª, 1.11.58; 13/11, 15 km, 22.ª, 1.15.05; 14/11, 15 km, 21.ª, 1.12.18) (...) 34.ª, Susana Feitor (Portugal), 3.58.00 (11/11, 20 km, 14.ª, 1.35.50; 12/8, 15 km, 12.ª, 1.11.20; 13/11, 15 km, desistente; 14/11, 15 km, 11.ª, 1.10.50).
Classificações colectivas: masculinos, 1.º, U-D (Ihor Hlavan, UKR/Petr Trofimov, RUS/Aleksandr Yargunkin, RUS), 13.48.05 (...) 8.º, U-C (João Vieira,POR/Eder Sanchéz, MEX/Hatem Goula, TUN), 14.28.15 (...) 9.º, POR (Dionísio Ventura/Miguel Carvalho/Sérgio Vieira), 15.06.28 (15 equipas classificadas); femininos, 1.º, CHN (Xiuzhi Lu/Hing Liu/Huanhuan Sun), 15.12.59; 2.º, POR (Ana Cabecinha/Inês Henriques/Vera Santos), 15.24.48 (10 equipas classificadas).

16 de Novembro, XXI G. Prémio das Galinheiras, XIII Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 204 participantes de 32 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.10,5; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.42,7; 3.º, Cristiano António (AC Vermoil), 21.51,8 (29 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.01,4; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.04,9 (1.ª júnior); 3.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 25.08,4 (2.ª júnior) – 34 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 95 pontos; 2.º, GDP Chão Duro, 66; 3.º, CO Pechão, 65.

23 de Novembro, XXVI Espada Toledana M.A., Toledo, Espanha (org.: CCM-CA Toledo). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Álvaro Martín Uriol (Playas de Castellón), 20.03 (...) 9.º, Hélder Santos (Gira Sol/RC/Portugal), 22.13 (2.º júnior) (...) 16.º, André Pagaime (CF «Os Belenenses»), 24.05 (34 participantes).

7 de Dezembro, XIV G.Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral» (org.: AA Guarda e CMCB), 26 participantes de 6 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 46.51; 2.º, Pedro Marcelo Santos (CA Seia), 48.40; 3.º, Rui Coelho (CA Seia), 48.53 (7 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Liliana Martins (GC Amizade nas Donas), 53.38; 2.ª, Alexandra Lamas (CA Galinheiras), 53.49 (2 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 64 pontos; 2.º, CA Seia, 52; 3.º, GD Moure, 48 (3 clubes classificados).

14 de Dezembro, II Torneio Pão de Ló de Margaride «Cidade de Felgueiras» (org.: AA Porto e GD Moure), 61 participantes de 17 clubes (vários escalões). 10 km masculinos: 1.º, António Pereira (CC São João da Madeira), 46.20; 2.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 46.21; 3.º, Cristiano António (AC Vermoil), 46.21 (7 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Sandra Silva (GRECAS), 50.29; 2.ª, Vitória Oliveira (Juventude Vidigalense), 52.09; 3.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 55.37 (7 participantes).

15 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa), 39 participantes de 8 clubes (vários escalões). 3 km (?!) absolutos masculinos (distância incorrecta/erro de medição): 1.º, Nuno Santos (Sporting CP), 18.28; 2.º, Pedro Santos (SL Benfica), 18.53; 3.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 19.42 (8 participantes). 3 km (?!) absolutos femininos (distância incorrecta/erro de medição): 1.ª, Mariana Mota (SL Benfica), 19.27; 2.ª, Alexandra Lamas (CA Galinheiras), 20.01; 3.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 22.33 (9 participantes).

15 de Dezembro, Troféu «Clube Marchador», Quarteira (org.: ADEC Tunes e AA Algarve). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.24,19; 2.º, Fábio Conceição (CO Pechão), 24.18,09; 3.º, Daniel Sousa (individual/Algarve), 25.06,76 (6 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.28,36; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 22.46,92; 3.ª, Edna Barros (CO Pechão), 25.50,25 (8 participantes).

Recordes nacionais batidos e vigentes no final de 2013

Femininos
Seniores, 3000 m pista coberta, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.21,56 (Pombal, 16/2/2013)

Identificação das imagens: comitiva portuguesa na Taça da Europa de Marcha em Dudince e o 2.º lugar feminino nos 20 km, internacionais jovens e campeões nacionais (Filipa Ferreira, Miguel Carvalho, Mara Ribeiro nos europeus sub-20 em Rieti; Hélder Santos, no mundial jovem em Donetsk; Daniela Cardoso e Nádia Cancela no europeu sub-23 em Tampere; Edna Barros, nos nacionais de juvenis em Guimarães), campeões europeus INAS de pista coberta em Instambul (Ivo Ferreira e Ana Oliveira), provas de marcha nos campeonatos de Portugal (campeões na liderança, João Vieira e Inês Henriques), e os portugueses nos mundiais de Moscovo (João Vieira, medalha de bronze, Ana Cabecinha, Inês Henrques, Vera Santos, Sérgio Vieira e Pedro Isidro).