Na 58.ª edição do «Festival de Marcha/Taça dos Carteiros» de Gdansk, na Polónia, um tradicional evento elogiado pelo campeão olímpico, por 4 vezes, Robert Korzeniowski, presente como convidado especial, sagraram-se vencedores absolutos das principais provas, desta vez sobre 10 km, nos masculinos, Arkadiusz Schiedel, e nos femininos, Agnieszka Ellward.
Arkadiusz Schiedel, de 24 anos de idade, representante do MLKS Nadwiślanin Chełmno, registou a marca de 44:51, à frente do internacional sub-18 Przemysław Jasiński, do WLKS Nowe Iganie (quinto classificado no europeu da categoria este ano em Banská Bystrica), com 45:32, e do olímpico Artur Brzozowski (esteve recentemente nos Jogos de Paris), do KKL Stal Stalowa Wola, com 46:12. Referência para o quarto classificado, Dominik Barbużyński, do KL Lechia Gdańsk, com 46:29, o primeiro classificado sub-23 a contar para os campeonatos nacionais da categoria que se realizaram em simultâneo. Participaram 22 atletas.
Agnieszka Ellward, muito experiente atleta internacional de 35 anos de idade, que detém o recorde nacional dos 50 km marcha, do WKS Flota Gdynia, venceu bem destacada com 47:52. Nas posições absolutas seguintes, e simultâneamente campeã e vice-campeã da categoria sub-23, entraram a também internacional Magdalena Żelazna, do AZS-AWF Gorzów, com 50:38, e Kinga Waleriańczyk, do KMKL Sztorm Kołobrzeg, com 51:58, numa prova contou com a participação de 10 atletas.
Referência ainda para as provas de 5 km destinadas a escalões jovens, a do escalão sub-18 feminino, ganha por Aleksandra Zembrowska (WLKS Nowe Iganie), com 26:17, e a do escalão sub-16 masculino, cujo vencedor foi o lituano Kajus Alke (Druskininkai), com 26:25.
Também na distância de 5 km foram as provas dos escalões de veteranos, cujos primeiros classificados absolutos foram, nos masculinos, o M40 Krzysztof Czerski (KSZ Nogami w Chmurach Łódź), com 25:33, e nos femininos, a W45 Iwona Grinholc (RKS Rumia), com 30:29.
As classificações absolutas dos 10 km podem ser consultadas aqui.