sábado, 29 de outubro de 2022

Olímpico José Magalhães homenageado pelo GD São Domingos

Joaquim Leitão, os homenageados, José Magalhães e Teresa Sousa, e representantes
das entidades oficiais. Fotos: FOTOS Oliveirinha e Município de Loures.
Montagem: O Marchador

O marchador internacional e olímpico José Magalhães, desde sempre ligado ao Atlético Clube Alfenense, emblemática coletividade do distrito do Porto, foi homenageado pelo Grupo Desportivo de São Domingos, aquando da realização da 18.ª edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros/Loures, que teve lugar no dia 22 do corrente mês de outubro.

Joaquim Leitão, Presidente do GD São Domingos, abriu a cerimónia, que se realizou após as provas, no decurso do jantar oferecido aos participantes pelo clube organizador, dando as boas-vindas a todos os presentes e deixando desde logo uma palavra especial ao homenageado.

Luís Dias, que foi Técnico Nacional de Marcha e acompanhou o homenageado ao longo da sua carreira desportiva, integrou na sua intervenção uma descrição circunstanciada do seu percurso desportivo e das razões que levaram a agremiação de Santo António dos Cavaleiros a distinguir este ano o José Magalhães, saudando também uma das figuras mais icónicas da marcha atlética portuguesa e felicitando-o, principalmente pelo que fez como atleta, mas, igualmente, na condição de treinador de atletas olímpicos e de dirigente, atualmente exercendo o cargo de Vice-presidente da Associação de Atletismo do Porto, referindo ainda ser o atleta nortenho inteiramente merecedor da homenagem prestada.

Após ter recebido a distinção das mãos do Presidente do GD São Domingos, usou da palavra o homenageado presente, que manifestou a sua satisfação pelo ato de reconhecimento e pela homenagem pública prestada, não sem que tivesse tido a oportunidade de partilhar os momentos mais marcantes da sua vivência desportiva.

Recorde-se que José Magalhães, agora com 68 anos de idade (tomou parte na prova onde foi 3.º classificado vet. IV), participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e Atlanta-1996, nos Mundiais de Gotemburgo-1995 e Atenas-1997, nos Europeus de Budapeste-1998, e em várias Taças do Mundo e da Europa, sempre na distância dos 50 km marcha, detendo 3:57:30 (Podebrady-1997) como recorde pessoal.

Ainda na mesma cerimónia, O GDS Domingos, homenageou a sua atleta, Teresa Sousa, internacional veterana e também treinadora, com Sérgio Arruda a proferir palavras elogiosas.

Às homenagens associaram-se várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Loures, através de André Antunes (chefe do Gabinete de Apoio à Presidência), a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, com Jorge Silva (presidente), e a Junta de Freguesia de Loures, com José Manuel Monteiro (tesoureiro).