sábado, 22 de outubro de 2022

Campeonatos do Japão de 35 km marcha, este domingo em Takahata

Imagens: JAAF e Moschicom. Montagem: O Marchador

A cidade de Takahata, localizada a cerca de 260 quilómetros a norte de Tóquio, vai receber no dia de amanhã (domingo, 23) mais uma edição, a 59.ª, dos campeonatos japoneses de 35 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Municipal de Yamagata, uma parceria que dura há vários anos e que costuma ter lugar no último fim de semana do mês de outubro, um dos três grandes eventos da especialidade no país, a par de Kobe, em fevereiro, e Wajima, em abril.

Ainda com algumas medidas restritivas no que toca ao limite de participação de atletas, os 35 km masculinos contarão com a participação de 21 atletas, destacando-se a presença de Toshikazu Yamanishi, bicampeão mundial, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos e vencedor de uma Taça do Mundo. No setor feminino serão 9 as atletas que alinharão à partida.

As provas de 35 km serão seletivas para a participação nipónica nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar em Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto de 2023, e para os Jogos Asiáticos, que terão lugar em Hangzhou, na China, de 23 de setembro a 8 de outubro de 2023.

As provas serão disputadas num circuito delineado nas principais artérias da cidade, com um perímetro de um quilómetro e certificado por um medidor japonês do painel internacional da IAAF/AIMS. As provas de 35 km terão início pelas 8 horas locais, os 20 km masculinos (50 participantes) 10 minutos depois e os 20 km femininos (21 atletas) meia hora depois da primeira partida e contarão com a atuação de juízes estrangeiros do principal painel internacional de especialistas da World Athletics, o português José Dias, a australiana Zöe Eastwood-Bryson e a juíza de Hong Kong, Yeung Man Chun, a par dos melhores juízes japoneses, nomeadamente, Akira Fujisaki (juiz-chefe), Tomoya Ishii, Kitayama, Sugimoto, Kurata e Yamada.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.