segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Kimberly García entre as finalistas para Atleta do Ano pela World Athletics

Imagens: World Athletics. Montagem: O Marchador

A marchadora peruana Kimberly García é uma das 10 atletas finalistas nomeadas pela World Athletics para a distinção de Melhor Atleta Mundial de 2022, selecionada através de um painel internacional de especialistas na modalidade, com representantes das seis áreas continentais.

Kimberly García sagrou-se bicampeã mundial nas provas de marcha dos Campeonatos Mundiais de Eugene, Oregon, que tiveram lugar no mês de julho, vencendo os 20 km com o tempo de 1:26:58 e os 35 km com a marca de 2:39:16, as primeiras medalhas alcançadas neste género de evento pelo Peru, além de, em março deste ano, ter conquistado a medalha de bronze na prova dos 20 km marcha dos Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha, que tiveram lugar em Muscat, Omã.

Além da atleta peruana, que se converteu na única atleta latino-americana a ganhar duas medalhas de ouro num mesmo Mundial de Atletismo e a primeira sul-americana a sagrar-se bicampeã mundial, foram indicadas para o mesmo prémio a nigeriana Tobi Amusan, as norte-americanas Chase Ealey e Sydney McLaughlin, as jamaicanas Shelly-Ann Fraser-Pryce e Shericka Jackson, a queniana Faith Kipyegon, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh, a venezuelana Yulimar Rojas e a atleta das Bahamas, Shaunae Miller-Uibo.

A votação está também aberta ao público até à meia-noite desta segunda-feira, dia 31 do corrente mês e poderão os admiradores da atleta peruana votarem nas plataformas da World Athletics (Facebook, Instagram, Twitter e You Tube) escolhendo-se, nesta fase preliminar, os nomes das cinco finalistas. O voto do Conselho Mundial de Atletismo contará para 50% do resultado e o da Família Mundial do Atletismo e do público cada um para 25% do resultado final.

domingo, 30 de outubro de 2022

Juízes especialistas de Marcha Atlética foram avaliados

Formandos, formadores e atletas na certificação em Massamá.
Fotos tiradas por Sara Linares. Montagem: O Marchador

Foi no 16 do corrente mês de outubro, em Queluz (Sintra), na Pista de Atletismo do Real Massamá (aulas e exames práticos, com a colaboração de atletas) e na Escola Miguel Torga (exames escritos, orais e de vídeo), que decorreu mais uma certificação para juízes especialistas de Marcha Atlética, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo e que contou com a colaboração da Associação de Atletismo de Lisboa, visando o acesso ou a manutenção no Painel Nacional de Grau B, o segundo mais elevado na escala hierárquica dos painéis nacionais de especialistas.

Esta foi a 9.ª vez que foi levada a efeito uma certificação para este nível, depois das realizadas em 1993 (Coimbra), 1994 (Setúbal), 1996 (Lisboa), 2002 (Lisboa), 2004 (Luso), 2009 (Luso), 2014 (Lisboa) e 2018 (Lisboa) sendo, desta vez, precedidas de 3 aulas à distância (online).

O evento contou com a significativa participação de 35 candidatos, com certificação nos Painéis Regionais e também no Painel Nacional do Grau B, provenientes das Associações de Atletismo de Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, São Miguel, Setúbal e Viana do Castelo.

Os futuros juízes do Painel Nacional de Grau B, que vigorará para o quadriénio 2023-2026, estarão habilitados a atuar nos eventos de atletismo do calendário da Federação Portuguesa de Atletismo, que incluem provas de estrada, de pista coberta, e de pista ao ar livre.

Cerca de duas dezenas de atletas, uns, muito jovens, outros, menos, desempenharam exemplarmente a sua função, tanto nas aulas práticas como nos exames sendo, aqui, de registar, com muito apreço, o louvável contributo de atletas do Centro de Atletismo das Galinheiras, do Grupo Desportivo de São Domingos, da Associação Cultural e Recreativa da Mealhada e do União Atlético Povoense, nas pessoas de José Henriques, Joaquim Leitão, Cátia Rodrigues e Ana Macedo, respetivamente, sem esquecer a presença do emblemático marchador José Pinto (8.º classificado nos 50 km dos Jogos Olímpicos de Los Angeles’1984).

A monitorização da ação, em todas as vertentes teóricas e práticas, esteve a cargo dos juízes internacionais de marcha Eduardo Gonçalves, Joaquim Graça, José Dias, José Ganso e Vasco Guedes, bem como de Luís Dias, do Painel de Delegados Técnicos (eventos em estrada) da Associação Europeia de Atletismo, sob coordenação do Conselho de Arbitragem da FPA com um dos seus membros, Clarisse Duarte, a assumir as funções de Diretora do Curso.

A próxima certificação ao mais alto nível nacional do setor (Painel Nacional de Grau A), está programada para o ano de 2024 e aceitará os atuais membros do referido painel e os que, no curso agora realizado, obtiverem a certificação, desde que possuindo a categoria de juiz nacional. O sistema nacional de formação e certificação de juízes de marcha foi implementado em 1990 tendo-se levado a efeito, desde então, cursos para aquele mais elevado nível em 1991, 1995, 1998. 2003, 2007, 2011, 2016 e 2020.

sábado, 29 de outubro de 2022

Olímpico José Magalhães homenageado pelo GD São Domingos

Joaquim Leitão, os homenageados, José Magalhães e Teresa Sousa, e representantes
das entidades oficiais. Fotos: FOTOS Oliveirinha e Município de Loures.
Montagem: O Marchador

O marchador internacional e olímpico José Magalhães, desde sempre ligado ao Atlético Clube Alfenense, emblemática coletividade do distrito do Porto, foi homenageado pelo Grupo Desportivo de São Domingos, aquando da realização da 18.ª edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros/Loures, que teve lugar no dia 22 do corrente mês de outubro.

Joaquim Leitão, Presidente do GD São Domingos, abriu a cerimónia, que se realizou após as provas, no decurso do jantar oferecido aos participantes pelo clube organizador, dando as boas-vindas a todos os presentes e deixando desde logo uma palavra especial ao homenageado.

Luís Dias, que foi Técnico Nacional de Marcha e acompanhou o homenageado ao longo da sua carreira desportiva, integrou na sua intervenção uma descrição circunstanciada do seu percurso desportivo e das razões que levaram a agremiação de Santo António dos Cavaleiros a distinguir este ano o José Magalhães, saudando também uma das figuras mais icónicas da marcha atlética portuguesa e felicitando-o, principalmente pelo que fez como atleta, mas, igualmente, na condição de treinador de atletas olímpicos e de dirigente, atualmente exercendo o cargo de Vice-presidente da Associação de Atletismo do Porto, referindo ainda ser o atleta nortenho inteiramente merecedor da homenagem prestada.

Após ter recebido a distinção das mãos do Presidente do GD São Domingos, usou da palavra o homenageado presente, que manifestou a sua satisfação pelo ato de reconhecimento e pela homenagem pública prestada, não sem que tivesse tido a oportunidade de partilhar os momentos mais marcantes da sua vivência desportiva.

Recorde-se que José Magalhães, agora com 68 anos de idade (tomou parte na prova onde foi 3.º classificado vet. IV), participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e Atlanta-1996, nos Mundiais de Gotemburgo-1995 e Atenas-1997, nos Europeus de Budapeste-1998, e em várias Taças do Mundo e da Europa, sempre na distância dos 50 km marcha, detendo 3:57:30 (Podebrady-1997) como recorde pessoal.

Ainda na mesma cerimónia, O GDS Domingos, homenageou a sua atleta, Teresa Sousa, internacional veterana e também treinadora, com Sérgio Arruda a proferir palavras elogiosas.

Às homenagens associaram-se várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Loures, através de André Antunes (chefe do Gabinete de Apoio à Presidência), a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, com Jorge Silva (presidente), e a Junta de Freguesia de Loures, com José Manuel Monteiro (tesoureiro).

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Zagreb acolheu a 4.ª etapa do G. Prémio de Marcha 2022 da Croácia (resultados)

Bruno Erent (dorsal 66) e vários outros participantes no evento em Zagreb.
Fotos: Atletski Klub Agram. Montagem: O Marchador

Apenas uma semana depois dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada da Croácia (ver peça aqui), disputou-se, também em Zagreb (CRWT), a 4.ª e última etapa do Grande Prémio de Marcha (23/10), numa organização do AK Agram e AK Dinamo Zrinjevac.

Na principal prova de 20 km masculinos, Bruno Erent, do AK Agram, venceu como esperado, obtendo a marca de 1:36:35. As posições imediatas pertenceram a Marko Dimitrijević (DZ) e ao veterano M40 Boris Lacković (DZ), com 1:56:23 e 1:56:46 respetivamente.

Referência ainda para as vencedoras nos 10 km sub-20, a eslovena Jaka Grabner, com 50:15, e nos 5 km sub-18, Zana Redžebašić (AGR), com 28:53.

A premiação final contemplou todos os participantes nesta competição, bem como no global das várias etapas, cujos resultados completos pode consultar aqui.

Fonte: AK Agram

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Mihaela Acatrinei e Ionut Vasilica Plesu venceram os Campeonatos da Roménia (10 km) em Timisoara

Partidas das provas masculina e feminina, os vencedores seniores e os pódios colectivos.
Fotos: fb Octavian Mihai Sergiu Mazaran/Federaţia Română de Atletism
Montagem: O Marchador

Timisoara recebeu pela terceira vez consecutiva os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em estrada, numa organização da Federação de Atletismo da Roménia e da Associação de Atletismo de Timisoara, evento destinado à categoria Senior e de Sub-23 e que se disputou no passado domingo (23 de outubro), na distância de 10 km.

Na prova feminina, Mihaela Acatrinei conquistou o título romeno pela quarta vez consecutiva, obtendo a marca de 49:30, enquanto Ana Veronica Rodean foi segunda classificada com o tempo de 49:42, atleta que tem no seu currículo 7 títulos conquistados e que, ainda em abril deste ano, nos Campeonatos dos Balcãs que tiveram lugar em Glyfada, Atenas, venceu os 35 km marcha. Na terceira posição do pódio classificou-se Maria-Diana Lataretu, com 51:23, atleta que obteve o título sub-23.

Na prova masculina, Ionut Vasilica Plesu venceu com o tempo de 44:20 (recorde pessoal) completando as seguintes posições do pódio, Andrei Gafita, com 45:51, e Pavel Remus Radoi, com 46:44. O título sub-23 ficou na posse de Marian Ciobanasu, quarto classificado na geral, com 49:21.

Sagraram-se campeões na vertente coletiva, nos femininos, CS Unirea Alba Iulia 1 (Ana Rodean, Mihaela Acatrinei e Gerorgiana Jid), com 8 pontos, e nos masculinos, o CSU Resita (Pavel Remus Radoi, Ionut Piesu e Atila Balog), com 12 pontos.

As provas de Timisoara contaram com a atuação de juízes especialistas de marcha da Associação Regional respetiva. Note-se que Alexandru Stefan é atualmente o único juiz internacional do país (integra o Painel da Associação Europeia de Atletismo) e que, no passado, no Painel da IAAF (hoje com a designação de World Athletics), integrou-o o carismático e saudoso Ilie Popa, que participou, enquanto atleta, nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio.

Consulte os resultados completos, aqui.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

«FISU America Games 2022» em Mérida, México (resultados)

Os atletas nos pódios da marcha em Mérida, México. Fotos: fb Erika Arsof,
Centro Universitario de los Altos - CUAltos UdeG e Coordinación de Deportes UACH.
Montagem: O Marchador

Os mexicanos Carlos Mercenario e Yadira Franco conquistaram as medalhas de ouro nas provas de 10.000 metros marcha em pista do programa (21/10) do atletismo nos Jogos Panamericanos Universitários (FISU America Games 2022) que hoje terminam na cidade mexicana de Mérida, no estado Yucatán (14 a 26/10).

Nos masculinos, Carlos Mercenario, obteve 46:26.59, marca que é recorde da competição, enquanto o seu compatriota, Ismael Bernal, foi o segundo classificado, distando 11 segundos, com 46:37.20. Na terceira posição entrou o costa-riquenho Yeudy Bonilla, com 49:20.19. Mais um concorrente terminou a prova, Kristof Orozco, também mexicano, com 52:23.48.

Nos femininos, Yadira Franco obteve igualmente um recorde do evento ao ser cronometrada em 52:37.93. Outra mexicana fechou o lote de participantes, María Camila Mena, com 53:01.60.

Esta edição, a segunda dos Jogos, reuniu mais de mil participantes entre atletas e oficiais, de 11 modalidades, em representação de 13 países. A primeira edição teve lugar em 2018, na cidade brasileira de São Paulo.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Serena Sonoda triunfou nos 35 km marcha de Takahata, Japão

Nos campeonatos japoneses de 35 km femininos, a vitória de Serena Sonoda (101),
as segunda e terceira classificadas, Maika Yagi (102) e Mao Tatsumi (104), e foto de 
«família» de oficiais, entre os quais os juízes de marcha. Fotos: JAAF e Akihiro Sugimoto.
Montagem: O Marchador

A recordista nacional japonesa, Serena Sonoda, triunfou facilmente nos 35 km marcha dos Campeonatos do Japão que tiveram lugar em Takahata, na manhã deste domingo, registando o tempo de 2:49:09 e assegurando a presença nos Mundiais de Budapeste, que terão lugar no próximo ano, no mês de agosto.

Sonoda, que tem como melhor o tempo de 2:45:09, obtido em julho deste ano, nos Mundiais de Oregon, terminou com uma diferença substancial sobre a sua mais direta competidora, Maika Yagi, a obter o tempo de 2:59:10, enquanto a terceira classificada do pódio nipónico registava 3:08:12, tendo completado a prova mais três atletas.

Na prova de 20 km, venceu Miyu Naito, de 19 anos de idade, com 1:33:41, seguida de Yukiko Umeno, com 1:35:44, e de Ayaka Nakamura, com 1:40:21. Participaram 15 atletas.

Foi uma excelente organização esta que a Federação de Atletismo do Japão levou a efeito em Takahata, com o apoio da Câmara Municipal da cidade, voltando, após 3 anos, a contar com a presença de juízes internacionais do principal painel da World Athletics, provenientes da Europa, Ásia e Oceânia, reconhecendo os dirigentes da federação japonesa os efeitos positivos na monitorização da técnica patenteada pelos atletas, que nos últimos anos têm assegurado presenças no pódio das principais competições internacionais.

Seguem-se, com principais marcos de referência no calendário japonês, em fevereiro do próximo ano, em Kobe, os campeonatos nacionais de 20 km, março do próximo ano os Campeonatos da Ásia de 20 km, em Nomi, e em abril os 35 km de Wajima.

35 km femininos
1.ª, Serena Sonoda, 2:49:09
2.ª, Maika Yagi, 2:59:10
3.ª, Mao Tatsumi, 3:08:12
4.ª, Yuki Yoshizumi, 3:14:14
5.ª, Kae Sugiyama, 3:17:27
6.ª, Aoi Shibata, 3:27:41

20 km femininos
1.ª, Miyu Naito, 1:33:41
2.ª, Yukiko Umeno, 1:35:44
3.ª, Ayaka Nakamura, 1:40:21
4.ª, Ayumi Sugibayashi, 1:42:48
5.ª, Mei Yamagishi, 1:44:36
6.ª, Maria Tsukiji, 1:45:02
7.ª, Ruka Okamoto, 1:46:16
8.ª, Tanikadokana, 1:48:19
9.ª, Yurika Omura, 1:50:09
10.ª, Hayane Ochiai, 1:51:49
11.ª, Honoka Aihara, 1:53:58
12.ª, Shiraishiharuka, 1:54:40
13.ª, Kuboyamaseina, 1:58:25
14.ª, Haruna Kamon, 2:00:51
15.ª, Rio Naka, 2:01:51

Toshikazu Yamanishi venceu os 35 km marcha de Takahata, Japão

O vencedor dos 35 km masculinos em Takahata, Toshikazu Yamanishi (1), com o seu
mais direto opositor, Satoshi Maruo (4), e o pódio completo com o 3.º classificado,
Subaru Ishida. Fotos: JAAF e José Júlio Dias. Montagem: O Marchador

Com larga tradição na realização de provas de marcha atlética, Takahata, no Japão, recebeu a 59.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Marcha, que tiveram lugar na manhã de domingo (23/10), sob boas condições atmosféricas (algum sol aparecendo de vez em quando), sendo certo que na noite anterior chovera e à tarde a chuva voltava a dar sinais da sua graça.

Toshikazu Yamanishi suplantou os seus mais diretos adversários vencendo a prova, realizada num circuito perfeitamente plano, de 2 km, com o tempo de 2:26:18, assegurando, pelo menos, o seu lugar na seleção nipónica dos 35 km marcha dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar em Budapeste, em agosto do próximo ano.

Yamanish, de 26 anos de idade, que se notabilizou principalmente nos 20 km marcha com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e os títulos mundiais conquistados em Doha, em 2019, e já este ano, em Eugene, Oregon, acrescentando-lhe a vitória na mesma distância, no Mundial de Seleções, em Muscat, agora, em Takahata, fixou a sua melhor performance na distância que substituiu os tradicionais 50 km, passando aos 20 km no tempo de 1:23:33, e aos 30 km em 2:04:57.

A prova dos 35 km masculinos, que contaram com a participação de 21 atletas, não se tendo registado qualquer desclassificação, apenas uma desistência, teve nas restantes classificações do pódio, o internacional Satoshi Maruo (30 anos), com um recorde pessoal de 2:27:33, e Subaru Ishida (23 anos) com um também recorde pessoal de 2:30:37.

Nos 20 km masculinos, que registou a participação de 45 atletas, a maior quantidade das quatro provas disputadas, incluindo um atleta de Hong Kong, Yuta Koja terminou as dez voltas ao circuito à frente de toda a concorrência com o tempo final de 1:20:34 (40:15 aos 10 km), seguindo-se, nas outras posições do pódio, Hiroto Jusho, com 1:22:10 (39:38 aos 10 km), e Yutaro Murayama, com 1:22:35 (40:15 aos 10 km), havendo 3 desclassificados e 5 desistentes.

Classificações
35 km masculinos
1.º, Toshikazu Yamanishi, 2:26:18
2.º, Satoshi Maruo, 2:27:33
3.º, Subaru Ishida, 2:30:37
4.º, Hayato Katsuki, 2:32:21
5.º, Kazuki Takahashi, 2:35:26
6.º, Motofumi Suwa, 2:40:23
7.º, Yuki Ito, 2:42:33
8.º, Yamamoto Toru, 2:48:46
9.º, Tatsuya Tanaka, 2:49:33
10.º, Kotaro Wake, 2:52:36
11.º, Takumi Kitamura, 2:55:09
12.º, Atsushil Fujiki, 2:57:49
13.º, Tomoya Sengiku, 3:04:36
14.º, Toshiaki Hirosawa, 3:06:09
15.º, Hideaki Miyajima, 3:10:48
16.º, Arata Saito, 3:16:50
17.º, Taku Hiraoka, 3:24:33
18.º, Tomoyuki Yajima, 3:25:05
19.º, Takumi Tada, 3:25:22
20.º, Ishida Yuki, 3:28:31
Desistente: Naohiro Koyama.

20 km masculinos
1.º, Yuta Koga, 1:20:34
2.º, Hiroto Jusho, 1:22:10
3.º, Yutaro Murayama, 1:22:35
4.º, Ryo Hamanishi, 1:22:54
5.º, Rihito Ishida, 1:24:55
6.º, Kazuhiro Tateiwa, 1:24:55
7.º, Kazuya Iwai, 1:26:19
8.º, Kaichi Shimizu, 1:27:54
9.º, Ryuya Kataoka, 1:28:49
10.º, Hiroto Tanigaki, 1:29:53
11.º, Rin Miyoshi, 1:30:23
12.º, Seiru Nishibayashi, 1:30:33
13.º, Takato Goto, 1:30:40
14.º, Fumiya Koga, 1:30:47
15.º, Shuto Haga, 1:30:59
16.º, Homare Goto, 1:31:14
17.º, Takaharu Kuhara., 1:31:18
18.º, Kota Takamatsu, 1:31:34
19.º, Rei Toguchi, 1:31:37
20.º, Riku Oie, 1:32:03
21.º, Mitowa Makino, 1:32:29
22.º, Nasutomohiro, 1:32:50
23.º, Chisato Hasegawa, 1:32:58
24.º, Nakatanitomohiro, 1:35:57
25.º, Semotomasato, 1:36:12
26.º, Taijyu Inoue, 1:36:36
27.º, Misawa Ryo, 1:36:46
28.º, Natsuki Yasu, 1:38:02
29.º, Natsuki Takashima, 1:38:52
30.º, Kotaro Kaji, 1:40:00
31.º, Syoki Nioka, 1:40:55
32.º, Keigo Ouchi, 1:40:57
33.º, Yamada Kota, 1:43:57
34.º, Ritsuya Sano, 1:45:32
35.º, Fumitaka Oikawa, 1:45:36
36.º, Sosuke Mizutani, 1:49:27
Extra-campeonato: Man Kit Chin (Hkg - Hong Kong), 1:29:25.
Desistentes: Riku Sasaki, Yuhei Hattori, Yuta Yanagihara, Kanta Tokuyma e Atsuki Tsuchiya.
Desclassificados: Masahiro Yamaguchi, Jyunpei Tsujimura e Sinta Sato.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

João Vieira e Vera Santos vencem 18.ª Légua de Marcha de St.º António dos Cavaleiros

As partidas das provas masculina e feminina de 5 km, e os vencedores absolutos,
João Vieira (dorsal 3) e Vera Santos (4). Fotos: fb FOTOS Oliveirinha
Montagem: O Marchador

Os internacionais João Vieira e Vera Santos, ambos do Sporting Clube de Portugal, abriram a nova temporada desportiva sagrando-se vencedores absolutos das principais provas de 5 km da edição 18 da Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, evento realizado no passado sábado (22/10) em Loures numa organização do Grupo Desportivo de São Domingos.

João Vieira, veterano mas a competir como sénior, já vencedor nas primeiras edições, em 2005, 2006 e 2007, então no CN Rio Maior, acumulou o seu quarto triunfo com 21:21, marca que por 2 segundos constitui um recorde do evento superando o anterior melhor registo na posse do seu irmão Sérgio desde 2007 (21:23). A segunda posição da geral foi obtida pelo espanhol Miguel Periañez, vencedor no escalão de veteranos II, do CA Extremadura, com 25:19, e terceira por Flávio Ramalho, 1.º veterano I, do CR Penteado, com 25:30.

Vera Santos, também veterana mas a competir no escalão sénior, obteve fácil triunfo sendo cronometrada na meta em 26:01. O recorde feminino do evento está fixado em 23:17 e pertence desde 2011 a Kristina Saltanovic, então no clube lituano Interwalk. O pódio absoluto ficou completo com a 1.ª veterana I, Felicidade Rosa, do GDS Domingos, a obter 28:26, e com a 1.ª veterana II, Júlia Sousa, do EA Trofa, com 28:48.

De entre os mais jovens, referência para os vencedores sub-16 (2 km), Dinis Silva (CR Penteado, 10:12) e Isabel Luís (C Pedro Pessoa, 10:53), e, nos mais idosos, as vitórias nos veteranos IV (3 km), de Javier Moreno, 65 anos (CA Extremadura, 16:50) e Maria Orlete Mendes, de 71 anos (CA Galinheiras, 18:47).

Coletivamente, o triunfo pertenceu, uma vez mais, ao Clube Recreativo do Penteado, com 195 pontos, seguido do GDS Domingos, com 152 pontos, e do CA Extremadura (Espanha), com 74 pontos.

Numa tarde que acabou por ser favorável em termos de condições atmosféricas (apenas alguns chuviscos), o evento contou com a participação de 117 atletas de 17 clubes, oriundos de 4 distritos e ainda da vizinha Espanha.

Os resultados completos estão temporariamente disponíveis na secção «Docs», aqui.

domingo, 23 de outubro de 2022

Ram Baboo e Payal conquistam títulos nos 35 km marcha dos Campeonatos de Atletismo da Índia (2022)

Os 35 km em Bangalore, a vencedora Payal e o pódio masculino, com Ram Badoo no
lugar mais alto. Imagens: UP Athletes e arquivo ARN Sports. Montagem: O Marchador

Ram Badoo, do Estado de Uttar Pradesh, nos masculinos, e Payal, do Estado de Uttarakhand, nos femininos, conquistaram as medalhas de ouro nas provas de 35 km marcha realizadas no último dia (19/10) dos Campeonatos Abertos de Atletismo da Índia, em Bangalore (Karnataka).

Ambos vencedores há 15 dias nas provas sobre as mesmas distâncias quando dos Jogos Nacionais - Gandhinagar/2022, Ram Badoo, o atual recordista nacional, registou agora 2:39:05, enquanto Payal foi cronometrada em 3:04:48, marcas que constituem recordes dos campeonatos.

Os pódios ficaram completos, nos masculinos (20 atletas), com Eknath Sambhaji Turambekar (Railways), que conseguiu 2:41:58 e Chandan Singh (Services), com 2:44:24, e nos femininos (10 atletas), com Ramandeep Kaur (Railways), que obteve 3:10:45, ela que é a recordista nacional (3:00:04 em abril deste ano), e Manju Rani (Punjab), com 3:17:02.

Resultados da prova masculina [aqui] e da feminina [aqui].

Suraj Panwar e Ravina vencem 20 km marcha dos Campeonatos de Atletismo da Índia (2022)

Os 20 km em Bangalore, Índia, e os vencedores, Suraj Panwar e Ravina.
Fotos: AFI. Montagem: O Marchador

No primeiro dia (15/10) dos Campeonatos Abertos de Atletismo da Índia, realizados em Bangalore, no estado de Karnataka, disputaram-se as provas de 20 km marcha num circuito em estrada e na zona envolvente ao Estádio «Sree Kanteerava», com a partida masculina a ser dada às 6 horas da manhã e a feminina 5 minutos depois.

Na prova masculina, participada por 17 atletas, apenas 4 segundos separaram os atletas do pódio, com a vitória a pertencer a Suraj Panwar, de 21 anos, a representar Uttrakhand, com 1:25:23, marca próxima do seu recorde pessoal de 1:25:11 em Ranchi, em abril deste ano. Seguiram-no Akshdeep Singh, de Punjab, com 1:25:26, e Paramjeet Singh Bisht, do Services, com 1:25:27.

Na prova feminina (11 atletas), o domínio pertenceu à representante de RailWays, Ravina, de 25 anos, que registou a marca de 1:34:55. Completaram o pódio, a jovem de 18 anos, Vandana, de Karnataka, com 1:37:19, e Munita Prajapati, de 20 anos, de Uttar Pradesh, com 1:37:49.

Consulte os resultados da prova masculina [aqui] e da feminina [aqui].

sábado, 22 de outubro de 2022

Campeonatos do Japão de 35 km marcha, este domingo em Takahata

Imagens: JAAF e Moschicom. Montagem: O Marchador

A cidade de Takahata, localizada a cerca de 260 quilómetros a norte de Tóquio, vai receber no dia de amanhã (domingo, 23) mais uma edição, a 59.ª, dos campeonatos japoneses de 35 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Municipal de Yamagata, uma parceria que dura há vários anos e que costuma ter lugar no último fim de semana do mês de outubro, um dos três grandes eventos da especialidade no país, a par de Kobe, em fevereiro, e Wajima, em abril.

Ainda com algumas medidas restritivas no que toca ao limite de participação de atletas, os 35 km masculinos contarão com a participação de 21 atletas, destacando-se a presença de Toshikazu Yamanishi, bicampeão mundial, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos e vencedor de uma Taça do Mundo. No setor feminino serão 9 as atletas que alinharão à partida.

As provas de 35 km serão seletivas para a participação nipónica nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar em Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto de 2023, e para os Jogos Asiáticos, que terão lugar em Hangzhou, na China, de 23 de setembro a 8 de outubro de 2023.

As provas serão disputadas num circuito delineado nas principais artérias da cidade, com um perímetro de um quilómetro e certificado por um medidor japonês do painel internacional da IAAF/AIMS. As provas de 35 km terão início pelas 8 horas locais, os 20 km masculinos (50 participantes) 10 minutos depois e os 20 km femininos (21 atletas) meia hora depois da primeira partida e contarão com a atuação de juízes estrangeiros do principal painel internacional de especialistas da World Athletics, o português José Dias, a australiana Zöe Eastwood-Bryson e a juíza de Hong Kong, Yeung Man Chun, a par dos melhores juízes japoneses, nomeadamente, Akira Fujisaki (juiz-chefe), Tomoya Ishii, Kitayama, Sugimoto, Kurata e Yamada.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.

Campeonato Interclubes Sub-16 do Brasil (2022), em Timbó - resultados

Os campeões na marcha em Timbó, Mychelle Rodrigues de Souza e Renato Souza
Almeida, a frente feminina e o pódio masculino. Imagens: CBAt e CRN Online
Montagem: O Marchador

O Complexo Desportivo da cidade de Timbó, no Estado de Santa Catarina, foi palco, de 14 a 16/10, do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16, a categoria de entrada nos eventos nacionais da CBAt, reunindo mais de 850 atletas de 115 clubes provenientes de 21 Estados e do Distrito Federal.

Sagraram-se campeões na disciplina da marcha do campeonato, nos femininos (dia 15, 3.000 metros), Mychelle Rodrigues de Souza (CASO-DF), com apenas 13 anos de idade, que cerca do meio da prova assumiu o comando isolado para vencer com a marca de 16:22.37, e nos masculinos (dia 16, 5.000 metros, com chuva) Renato Souza Almeida (FECAM/ASSERCAM-PR), com 25:29.0, prova decidida em cima da linha de meta em que o favorito, João Vitor de Souza (CASO-DF), seria desclassificado por faltas técnicas nos últimos 100 metros.

Nos femininos (19 participantes), o pódio ficou completo com Kamylla Ester de Brito (FME TIMBO), com 16.35.61, e Mariana Dias Santos (CASO), com 16.36.08).

Nos masculinos (13 atletas), ocuparam as segunda e terceira posições do pódio, Marlon Kaleby de Melo Rodrigues (AMDM), com 25.50.9, e Andre Bessa dos Santos Melo (Balneário Camboriú), com 27.33.2.

Resultados completos femininos [aqui] e masculinos [aqui].

Fonte: CBAt

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

18.ª edição da Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, amanhã em Loures

Imagens: GD São Domingos. Montagem: O Marchador

São 158 os atletas inscritos (19 clubes, 4 distritos e uma delegação espanhola da Extremadura), para mais uma edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, a 18.ª, que amanhã (22/10) se disputa em Loures (circuito em rua anexa ao Parque da Cidade), numa organização do Grupo Desportivo de São Domingos.

Esperando-se que as condições atmosféricas não sejam muito desfavoráveis (previsão de chuva), o evento inicia-se pelas 15h00 com os mais pequenos, os sub-12 (1 km), às 15h15 os sub-14 (2 km), às 15h35 os sub-16 e deporto adaptado (2 km), depois às 16h00 os sub-18 e veteranos mais idosos, III e IV (3 km), e finalmente às 16h30 os sub-20, seniores, veteranos I e II (5 km), provas para masculinos e femininos.

A organização admite alguns ajustamentos no programa horário em função do elevado número de participantes, situação que, a acontecer, será comunicada no local e a anteceder as provas.

De entre os atletas inscritos neste evento que marca o arranque da nova temporada, especial referência para os olímpicos, nomeadamente, João Vieira e Vera Santos, do Sporting CP, nos seniores, José Magalhães, do AC Alfenense, e José Pinto, do CA Galinheiras, ambos veteranos IV.

Os clubes com maior número de atletas inscritos são o Clube Recreativo do Penteado (41) e o clube organizador, o GDS Domingos (35).

Como habitualmente, o clube organizador, cujo presidente é Joaquim Leitão, também ele atleta e marchador, promoverá homenagens (a anunciar) em cerimónia a ter lugar durante o jantar-convívio e as premiações da Légua.

Este blogue disponibiliza temporariamente na secção «Docs» uma listagem de atletas inscritos (provisória) bem como o regulamento da competição, aqui.

Romolo Pelliccia (10 km, M85) e Rosetta La Delfa (20 km, W45) batem recordes mundial e europeu em Grottammare

Nos veteranos, Romolo Pelliccia (M85), Rosetta La Delfa (W45) e os vencedores
absolutos dos 10 km, Luca Latorre (dorsal 118) e Valeria Pedetti (182).
Fotos: Mauro Ficerai. Montagem: O Marchador

Ainda em Grottammare, Itália, e na participação de atletas veteranos no evento C.D.S. de Marcha em estrada (17/10), referência especial para a queda de um recorde mundial nos 10 km masculinos, por Romolo Pelliccia (Ass. Atl.Libertas Orvieto), na categoria M85, com 1:09:58, superando o anterior melhor registo de 1:13:52, do ucraniano Ivan Pushkin, no campeonato mundial disputado em Lyon, a 9 de agosto de 2015.

Destaque igualmente para o recorde europeu dos 20 km femininos, por Rosetta La Delfa (Unione Giovane Biella), na categoria W45, com 1:42:44 (3.ª classificada na prova absoluta sobre a distância) melhorando a performance estabelecida pela sueca Siv Gustavsson Ibanez (1:44:42, em Copenhaga, a 11 de outubro de 2003), vencedora da Taça do Mundo de Valência, em 1981 e medalha de bronze nos Europeus de Estugarda, em 1986.

Nas provas de 10 km destinadas às diversas categorias de veteranos, globalmente participadas por 71 atletas masculinos e femininos, referência para os primeiros a cortar a meta em termos absolutos, Luca Latorre, M40 do Poll. Rocco Scotellaro Matera, com 48:43, e Valeria Pedetti, W45 do Atl. Libertas Orvieto, com 53:21.

Os segundo e terceiro lugares absolutos pertenceram, nos masculinos, a Giuseppe Messina, M50 (A.S. Dil. Lib. Running Modica), com 51:25, e a Giancarlo Camilletti, M55 (A.S.D. Kronos Roma), com 52:12, e nos femininos, a Marina Ivanova, W40 (Atletica Osimo), com 55:42, e a Gloria Guerretta, W45 (Durbano Gas Energy Rivarolo 77), com 56:03.

Consulte os resultados completos (geral masculinos+femininos), aqui.

Fonte: FIDAL

Campeonatos de Itália Sub-18 e C.D.S. de Marcha (estrada) - resultados

Os campeões italianos sub-18, Giuseppe Disabato e Giulia Gabriele, e os vencedores
seniores, Gabriele Gamba (dirsal 10) e Eleonora Dominice (31), e sub-20, Emiliano
Brigante (50) e Alexandrina Mihai (57). Fotos: Mauro Ficerai
Montagem: O Marchador

A bela e atraente vila de Grottammare (província de Ascoli Piceno), banhado pelo Mar Adriático, recebeu pela 17.ª vez consecutiva o último dos eventos de marcha atlética realizados na época 2021/2022, que se revelou um grande êxito com a presença de mais de 400 marchadores e com particular destaque para os campeonatos italianos de estrada, na categoria Sub-18, na distância de 10 km (17/10).

Na prova masculina, Giuseppe Disabato confirmou os seus pergaminhos, afirmando-se como o melhor marchador juvenil italiano da atualidade ao sagrar-se campeão nacional com o tempo de 45:18, confirmando o título obtido na pista, numa época que lhe correu às mil maravilhas com a medalha de prata alcançada nos Europeus da categoria, em Jerusalém. Marco Drusian, com 45:35, foi o segundo classificado, e Andrea Di Carlo o terceiro, com 46:00.

Na prova feminina, Giulia Gabriele, jovem orientada tecnicamente por Lorenzo Dessi (marido de Antonella Palmisano) conquistou o título transalpino com o tempo de 49:18, seguida de Beatrice Bertolone, com 50:23, e de Martina Sciannamea, com 50:23, que este ano foi vice-campeã europeia nos 5.000 na pista foi vice-campeã europeia Sub-18.

Ainda a propósito desta espetacular jornada de Grottammare, realizaram-se provas de 20 km marcha, válidas para o Campeonato de Itália de Clubes, na prova feminina com o regresso vitorioso às lides competitivas, após um ano de ausência, de Eleonora Dominice, com o tempo de 1:36:31, seguida da promessa italiana Vittoria Giordani, com 1:37:43. Nos homens, destaque para Gabriele Gamba (20 anos), com 1:26:20, à frente de Aldo Andrei, com 1:28:10.

Nos 15 km femininos, categoria Sub-20, vitória para a muito prometedora Alexandrina Mihai, com o tempo de 1:10:53, bem distanciada da segunda classificada, Vittoria Di Dato, com 1:14:47.

Nos 20 km masculinos, categoria Sub-20, Emiliano Brigante impôs-se categoricamente ao completar a prova no tempo de 1:30:47, sendo segundo Nicola Lomuscio, com 1:34:39.

Sobre a participação dos atletas veteranos ver peça própria.

Consulte as classificações completas, aqui.

Fonte: FIDAL

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Campeonatos da Áustria de 35 km marcha (2022) - resultados

Os campeonatos em Viena, Áustria, e os vencedores de 35 km, Andrea Zirknitzer
 (dorsal 9) e Roman Brzezowsky (1). Fotos: Franz Kropik/OLY e LCAV Jodl
Montagem: O Marchador

Sob difíceis condições atmosféricas (chuva e vento), realizou-se sábado (15) no Prater, em Viena, os Campeonatos de Marcha em Estrada da Áustria de 35 km, distância que substitui os tradicionais 50 km.

Nos masculinos, Roman Brzezowsky, do HSV-Wien/Leichtathletik, com 3:29:18 obteve o título absoluto e da categoria M55, sendo seguido pelos atletas M50 Franz Kropik, M50 do VS-Leichtathletik, com 3:44:24, e Dietmar Hirschmugl, do TV Gleisdorf 1877, com 3:55:08.

Nos femininos, o pódio absoluto foi integralmente preenchido por atletas veteranas da categoria W60, com o primeiro lugar a pertencer a Andrea Zirknitzer, do LCAV Jodl Packaging, com 4:11:00, o segundo a Anna Maria Jerney, do KLC, com 4:21:56, e o terceiro a Christa Maria Triebl, do PSV Leoben, com 4:45:06.

O evento, que integrou provas sobre outras distâncias, foi participado por 31 atletas de entre nacionais e oriundos da Eslovénia, Hungria e Polónia.

Fonte: OLY

Principais classificações
35 km masculinos
1.º, Roman Brzezowsky, 1964 (HSV-Wien/Leichtathletik), 3:29:18 - 1.º, M55
2.º, Franz Kropik, 1968 (SVS-Leichtathletik), 3:44:24 - 1.º, M50
3.º, Dietmar Hirschmugl, 1877 (TV Gleisdorf 1877), 3:55:08 - 2.º, M50
4.º, Adolf Prommer, 1957 (LCA Hochschwab), 4:24:16 - 1.º, M65
5.º, Johann Siegele, 1948 (SVS-Leichtathletik), 4:29:48 - 1.º, M70
Desclassificado: Wilfried Weinzerl, 1964 (LCA Hochschwab) - M55.

35 km femininos
1.º, Andrea Zirknitzer, 1958 (LCAV Jodl Packaging), 4:11:00 - 1.ª, W60
2.º, Anna Maria Jerney, 1959 (KLC), 4:21:56 - 2.ª, W60
3.º, Christa Maria Triebl, 1960 (PSV Leoben), 4:45:06 - 3.ª, W60
Desistente: Dorothea Grolig, 1951 (DSG Wien) - W70.

8.º G.Prémio de Lisses e Campeonatos da Ilha de França, 20 km (resultados)

A partida conjunta em Lisses e os vencedores, Pierre Gerbaud-Blin e Celia Franchin
 (20 km) e David Denoncin e Emma Ribeiro (10 km). Fotos: Emmanuel Tardi
Montagem: O Marchador

Tratou-se da 8.ª edição do Grande Prémio de Marcha de Lisses, numa organização do Lisses Athletic Club, e realizou-se no domingo (16/10) englobando os campeonatos da Região da Ilha de França (10 e 20 km).

Num circuito plano com um perímetro de 2 km, os 20 km masculinos tiveram como vencedor Pierre Gerbaud-Blin, do EC Orleans Cercle Jules Ferry, com 1:49:16, prova que conheceu outros líderes, como Florent Beauval, que desistiria aos 12 km por dificuldades físicas, e Ryan Gognies (1:51:14), entretanto alcançado, enquanto nos femininos, Celia Franchin, do Grand Paris Seine Oise Athle, dominou a competição, obtendo 1:57:50.

Nos 10 km, David Denoncin, do AS Villejuif-ASVE, com 52:41, e Emma Ribeiro, sub-20 do Athletic Club du Pays de l'Ourcq - Ocquerre, com 1:00:07, venceram com facilidade.

Resultados completos, aqui.

Colaboração: Emmanuel Tardi

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Ivana Renić bate recorde da Croácia de 20 km marcha

Bruno Erent e Ivana Renić nos campeonatos croatas de 20 km marcha em Zagreb.
Foto: Atletski Klub Agram. Montagem: O Marchador

A marchadora croata Ivana Renić esteve em particular evidência durante os Campeonatos de Marcha em Estrada do seu país realizados em Jarun/Zagreb (15/10), juntando ao título absoluto feminino de 20 km um novo recorde nacional com 1:32:57, uma melhoria significativa relativamente ao anterior registo de 1:34:48 que já lhe pertencia desde 2019.

O título absoluto masculino na mesma distância (20 km) ficou mais uma vez na posse de Bruno Erent (o seu oitavo consecutivo), com 1:35:24, ele que no passado dia 1/10 se sagrou campeão nacional da maratona (2:33:13).

Outros dois recordes nacionais foram obtidos no decorrer do evento, o dos 10 km sub-20 femininos através de Lana Švarbić, com 52:01, e o dos 2 km sub-14 masculinos por Patrik Pivarski, com 10:08.

O evento teve a participação de 51 atletas de vários escalões etários, em representação de 5 clubes, com o AK Agram (Zagreb) a obter vitórias individuais em todas as provas do programa.

Fonte: AK Agram

Principais classificações
20 km femininos
1.ª, Ivana Renić, 1996 (AK Agram), 1:32:57
2.ª, Mia Marek, 2004 (HAAK Mladost), 2:16:49
3.ª, Mia Pecina-Zorko, 2003 (HAAK Mladost), 2:27:29

20 km masculinos
1.º, Bruno Erent, 1990 (AK Agram), 1:35:24
2.º, Boris Lacković, 1982 (AK Dinamo-Zrinjevac), 1:56:53
3.º, Marko Dimitrijević, 1998 (AK Dinamo-Zrinjevac), 2:02:38
4.º, Berislav Devčić, 1966 (MK Velika Gorica), 2:23:34

Resultados completos no «site» da Federação de Atletismo da Croácia, aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Campeonatos da Ucrânia de 20 e 35 km marcha em Ivano-Frankivsk (2022) - resultados

As partidas das principais provas em Ivano-Frankivsk 2022, sagrando-se vencedores
Valeriy Lіtaniuk (dorsal 42) e Iryna Koval  (46) nos 35 km, e Viktor Shumik (entre os
atletas 174 e 175) e Iryna Koval (179). Fotos: fb Escola de Desporto de Volyna
Montagem: O Marchador

Tiveram lugar no passado dia 15 do corrente mês de outubro os campeonatos ucranianos de 20 e 35 km marcha numa jornada também marcada pela realização de outras provas com distâncias destinadas aos escalões etários mais jovens e, como habitualmente, disputados em Ivano-Frankivsk, sob o impulso do muito dedicado e empreendedor Vitaly Matesko, desta vez não podendo contar, por razões óbvias, com a presença de juízes especialistas internacionais.

Nos 35 km marcha, distância que vai integrando assiduamente o programa de campeonatos nacionais de diversos países por esse mundo fora, ganhou, no setor masculino, Valeriy Litaniuk, com o tempo de 2:35:39, ficando a apenas um minuto e onze segundos do seu recorde pessoal alcançado em Lutsk, a 11 de março de 2018. Na segunda posição classificou-se Anton Radko, que completou a prova no tempo de 2:36:45, este a apenas 24 segundos do seu recorde pessoal na distância, obtido em Lutsk, no ano passado. A fechar o pódio, o muito experiente Ihor Hlavan, medalha de bronze nos 50 km marcha dos Mundiais de Moscovo, em 2013, e que concluiu a sua prova no tempo de 2:38:20.

Nos 35 km marcha femininos, Alina Tsviliy foi a única das duas participantes a terminar a prova, no tempo de 3:02:42, conquistando pela primeira vez um título nacional e batendo o seu recorde pessoal ao melhorar em quase 4 minutos a sua anterior melhor marca, obtida há um ano na anterior edição dos campeonatos ucranianos, também em Ivano-Frankivsk.

Nos 20 km marcha masculinos, o jovem Viktor Shumik, de 24 anos de idade, impôs-se à concorrência com o tempo final de 1:23:44, ele que possui um recorde pessoal de 1:21:35. O segundo lugar do pódio foi para Serhiy Svitlychnyy, com 1:24:27, e o terceiro lugar para Yehor Shelest, com 1:30:17.

Nos 20 km femininos a melhor foi Iryna Koval, com 1:43:40, enquanto nos Sub-20 masculinos (10 km) ganhou Mykola Rushchak, com 42:40 e nos Sub-20 femininos (10 km) a vencedora foi Valeriya Sholomitska, com 46:55. Já na categoria sub-18, venceram Eduard Muravski, com 45:49 (10 km) e Oksana Lukianovych, de 15 anos de idade, com 24:43 (5 km).

Principais classificações
20 km masculinos
1.º, Viktor Shumik (1998), 1:23:44
2.º, Serhiy Svitlychniy (1994), 1:24:27
3.º, Yehor Shelest (2002), 1:30:17 - 1.º, sub-23
4.º, Kyrylo Andrushchenko (1993), 1:30:54
5.º, Taras Koretskyy (2002), 1:32:16 - 2.º, sub-23
6.º, Dmytro Medvedchuk (2000), 1:34:17 - 3.º, sub-23
7.º, Oleksandr Mytsyk (2002), 1:42:04 - 4.º, sub-23
8.º, Volodymyr Semenenko (2002), 2:14:25 - 5.º, sub-23
Desistente: Dmytro Sobchuk (1995).

20 km femininos
1.ª, Iryna Koval (1996), 1:43:40
2.ª, Alina Tkach (2001), 2:07:40 - 1.ª, sub-23

35 km masculinos
1.º, Valeriy Lіtaniuk (1994), 2:35:39
2.º, Anton Radko (1995), 2:36:45
3.º, Ihor Hlavan (1990), 2:38:20
4.º, Ivan Banzeruk (1990), 2:40:41
5.º, Andriy Marchuk (1998), 2:48:59
6.º, Yaroslav Lukashyk (2000), 3:10:47 - 1.º, sub-23
Desistente: Serhiy Budza (1984).

35 km femininos
1.ª, Alina Tsviliy (1994), 3:02:42
Desistente: Tamara Havrylyuk (1995).