quinta-feira, 28 de julho de 2022

Tóquio receberá em 2025 o Mundial de Atletismo

Imagem: 8PMNews/World Athletics. Montagem: O Marchador

Tóquio, a capital do Japão, foi a cidade escolhida para receber a 20ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo por deliberação do Conselho Executivo da World Athletics que teve lugar no decorrer dos Mundiais de Eugene, Oregon, nos EUA.

A candidatura de Tóquio, que alberga quase 50 milhões de habitantes (a Grande Tóquio) competia com Nairobi, Silésia e Singapura. Em 2025 a Associação Japonesa de Federações de Atletismo (JAAF) comemorará 100 anos e será uma grande oportunidade de encher um dos maiores estádios de atletismo do mundo, o que não foi possível aquando da realização dos Jogos Olímpicos, que ficou vazio devido às restrições impostas pelo governo japonês em virtude da pandemia da COVID-19.

Recorde-se que em 2023 terá lugar a edição 17 do Mundial de Atletismo, a realizar em Budapeste (Hungria) num ciclo ininterrupto de grandes eventos mundiais da modalidade, que terá em 2024 a realização dos Jogos Olímpicos de Paris.

É a terceira vez que o Japão sediará um Mundial de Atletismo após as edições de Tóquio, em 1991, e de Osaka, em 2007, sendo expectável que as provas de marcha (20 e 35 km) possam ocorrer pela madrugada a fim de se evitar os períodos de maior calor.