quinta-feira, 7 de julho de 2022

Faleceu Sergio Vázquez (1936-2022)

Sergio Vázquez. Foto: Fran Martinez/La Opinión A Coruña

Sergio Vázquez, ex-
presidente da Federação Galega de Atletismo e o principal impulsionador do Grande Prémio Internacional de Marcha “Cantones de A Coruña” faleceu esta quinta-feira. A equipa de “O Marchador” endereça à FGA, na pessoa do seu presidente Isidoro Hornillos, e à família as mais sentidas condolências.

Durante 22 anos, de 1984 a 2006, presidiu aos destinos da Federação Galega de Atletismo realizando um notável trabalho em prol do atletismo galego e espanhol, mas o que mais marcou a comunidade internacional da marcha atlética foi a criação do Grande Prémio de Marcha dos Cantones em 1987 com um dos seus grandes pontos altos a dar-se em 2006 com a realização da Taça do Mundo de Marcha na sua cidade, ano em que foi substituído pelo então Diretor-técnico Isidoro Hornillos.

Com Sergio mantivemos uma boa relação de amizade alicerçada desde o ano de 1990, quando em Viseu disputou-se o encontro internacional de marcha Portugal – Espanha e era ele o chefe da delegação espanhola. A este propósito, publicamos a 28 de maio de 2016 uma peça sobre o próprio [aqui].

Vem-nos à memória os momentos de fraternal convívio sempre que nos deslocávamos à Corunha para mais uma edição dos Cantones e ele referia-se, de modo muito simpático aos “amigos portugueses”.

Paz à sua alma!