sexta-feira, 30 de novembro de 2018

XIX Marcha Atlética em Celorico da Beira, amanhã (sábado)

O malogrado Carlos Amaral em 1997 e o cartaz 2018.
Fotos: arquivo «O Marchador» e Wikipédia
Montagem: O Marchador

A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira vão realizar no dia de amanhã (sábado), a partir das 14:15 horas, a 19.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, denominado Memorial “Carlos Amaral”, num tributo à memória do mentor da iniciativa e que muito fez pela dinamização da especialidade naquela localidade. Em simultâneo terá lugar o Campeonato Distrital de Marcha em Estrada.

Nascida em 1996, conheceu alguns interregnos, mas desde 2005 mantém-se firmemente postada no calendário da Associação de Atletismo da Guarda e já é uma das mais antigas organizações de marcha atlética levadas a efeito no país. Paralelamente à realização do evento, já houve anos em que aí tiveram lugar estágios, colóquios e concentrações do grupo de trabalho da seleção nacional de marcha, sempre acarinhadas pela autarquia.

“Não deixaremos de participar, com todo o empenho e entusiasmo, como sempre o fizemos, num evento desta natureza em que a Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal têm sido os principais baluartes e, ainda para mais, sendo a única competição da especialidade a realizar-se no nosso distrito”, afirmou o atleta olímpico Pedro Martins, octacampeão nacional nos 50 km marcha e que trouxe para Portugal a única medalha coletiva conquistada nuns campeonatos continentais no caso, a Taça da Europa de 2003, onde se classificou individualmente no top-10 da prova.

As provas são destinadas aos escalões etários de Infantis a Veteranos, com distâncias que variam dos dois aos dez quilómetros, a realizar num circuito de 500 metros instalado na Avenida da Corredoura, em Celorico da Beira. A Organização, na medida das suas possibilidades, vai atribuir, além dos tradicionais troféus e medalhas aos melhores classificados dos vários escalões etários, prémios monetários aos primeiros cinco da prova principal e da dos veteranos e às três equipas do pódio coletivo.

Mais informação no «site» da Associação de Atletismo da Guarda, aqui.