segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Matej Tóth eleito Atleta do Ano na Eslováquia

Matej Tóth, Atleta do Ano 2018 na Eslováquia.
Foto: ZITA/Sport Aktuality

O vice-campeão europeu dos 50 km marcha, o eslovaco Matej Tóth, foi considerado, esta quinta-feira (13), o Atleta do Ano na Eslováquia, recebendo a distinção na Gala Anual do Desporto Eslovaco, que teve lugar em Bratislava.

É a sexta vez que o categorizado marchador de classe mundial é distinguido no seu país. Tóth, de 35 anos de idade, obteve 631 pontos de um total de 650, numa votação que ainda incluiu, nas segunda e terceira posições, Jan Volko, com 563 pontos, finalista nos 60 metros dos Mundiais de Pista Coberta, e a também marchadora, Mária Czaková, que bateu o recorde nacional dos 50 km marcha (4:14:25) terminando os Europeus de Berlim na sexta posição.

Matej Tóth, que subiu à elite da marcha atlética mundial com a sua surpreendente vitória conquistada nos 50 km marcha da Taça do Mundo de Marcha, disputada na cidade mexicana de Chihuahua, em 2010, confirmaria os seus créditos com o título mundial de 2015, em Pequim, e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

De referir ainda que Matej Spisiak, treinador de Tóth, foi nomeado Treinador do Ano.