quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Atletas olímpicos de 1980 homenageados pelo Comité Olímpico Espanhol

Os participantes na homenagem do COE e Jordi Llopart, ostentando
a medalha quando dos Jogos Olímpicos de Moscovo e na Gala
do COE ladeado por Alejandro Blanco, presidente do COE,
e Raúl Chapado, presidente da RFEA.
Fotos: arquivo «Marca» e COE/Nacho Casares
Montagem: O Marchador

O Comité Olímpico Espanhol homenageou esta terça-feira, na sua sede, em Madrid, as seleções espanholas que tomaram parte nos Jogos Olímpicos de Verão, em Moscovo, e nos de Inverno, em Lake Placid, Nova Iorque, eventos que tiveram lugar no ano de 1980.

De entre os homenageados destacamos, aqui, as figuras de Jordi Llopart, o primeiro na modalidade do atletismo a conseguir uma medalha (a de prata) nuns Jogos Olímpicos, participando na prova dos 50 km marcha, que recebeu a distinção na presença do presidente do COE e de Raúl Chapado, presidente da Real Federação Espanhola de Atletismo. Josep Marín também se cotou a um nível de excelência nos Jogos de Moscovo, com o 5.º lugar nos 20 km marcha e o 6.º lugar nos 50 km marcha.

Alejandro Blanco, presidente do COE, referiu, no seu discurso de abertura, que os desportistas agora homenageados são “lendas do desporto espanhol, que se dedicaram a um ideal, ser desportista olímpico, tiveram sonhos, trabalharam para conseguir esses sonhos, são uma referência muito importante para o desporto olímpico e são uma referência muito importante para o desporto com valores e para toda a sociedade espanhola”.

Blanco referiu ainda o reconhecimento do Comité Olímpico Espanhol aos desportistas espanhóis homenageados, os que estão aqui, os que contactados e não puderam estar presentes, e os que estão do outro lado da vida, 38 anos após Moscovo e Lake Placid, enviando a todos um obrigado do fundo do coração.