quinta-feira, 3 de maio de 2018

Taicang - Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha

Foto e mascote: Comité Organizador Local
Montagem: O Marchador
Pela segunda vez (a primeira foi em 2014, então com a designação de Taça do Mundo de Marcha) a cidade chinesa de Taicang acolherá o Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha Atlética, acontecimento que terá lugar nos dias 5 e 6 de maio, com a presença de seleções de 48 países, estando inscritos perto de quatro centenas de atletas.

O programa de competições iniciar-se-á no sábado (5), com a realização, às 08:00 horas (horas locais), das provas de 50 km seniores masculinos e femininos, seguindo-se, da parte da tarde, pelas 15:30 horas, dos 10 km Sub-20 masculinos, fechando o ciclo de provas com os 20 km femininos, às 16:30 horas. No domingo o primeiro tiro de partida será dado pelas 09:00 horas com a realização da prova de 10 km Sub-20 femininos. A sessão do dia concluir-se-á com a prova masculina dos 20 km, com a partida agendada pelas 10:10 horas.

O circuito, totalmente plano e bem amplo, o mesmo da realização do evento em 2014 e que tem servido para a realização anual de uma das etapas do Challenge Mundial da IAAF, tem um perímetro de dois quilómetros e, como mandam as regras, foi medido e certificado por Wang Tak Fung, de Hong-Kong, membro do Painel da AIMS/IAAF, ele próprio integrante na qualidade de juiz de marcha do principal painel internacional da IAAF.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF na versão inglesa) designou para Delegado Técnico do evento o espanhol Luis Saladie, que apresenta um riquíssimo currículo e tem enorme experiência naquele âmbito, em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos (foi um dos Delegados Técnicos aos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016) e enquanto juiz-chefe de marcha, também nos Jogos do Rio, estando já designado, nesta qualidade, para os Campeonatos da Europa (Berlim).

O Júri de Apelo será constituído pelo italiano Maurizio Damilano (presidente do Comité de Marcha da IAAF), Jane Saville, da Austrália (membro do Comité de Marcha da IAAF) e Adille Sumariwalla (membro do Conselho da IAAF e atual presidente da Federação de Atletismo da Índia).

Na véspera das competições (sexta-feira) terá lugar no Hotel Loudong um Seminário sobre Marcha Atlética, aberto a atletas, dirigentes e treinadores e onde serão certamente abordados temas de relevância da especialidade e que implicam mesmo o futuro da mesma, sendo expetável que sejam conhecidos os resultados do extenso inquérito, produzido pelo canadiano Tim Berrett (antigo marchador internacional, olímpico em 1992, 2000 e 2004, membro do Comité de Marcha da IAAF) e que de uma forma abrangente foi direcionado aos diversos agentes da especialidade, esperando-se um debate de ideias sobre o futuro da especialidade. Nos dias 6 e 7 (domingo e segunda-feira) o Comité de Marcha da IAAF fará as suas habituais reuniões de trabalho.