sábado, 21 de março de 2015

Yu Wei sagra-se campeão da China de 50 km

Yu Wei, ganhando a vantagem decisiva a caminho da meta.
Foto: Marciadalmondo.com
Na segunda jornada dos Campeonatos da China de Marcha Atlética, Yu Wei foi a figura em destaque, ao vencer a prova dos 50 km e sagrar-se campeão nacional da distância, completando as 25 voltas em 3.46.57 h. Wei, de 27 anos, esteve sempre integrado no grupo da frente, impondo-se na fase decisiva a Zhang Lin, segundo com, 3.47.11 h, e a Wu Qianlong, terceiro na meta, com 3.47.35 h.

O pelotão cedo demonstrou estar mais preocupado com o apuramento para os mundiais do próximo Verão, naquela cidade e naquele mesmo percurso, do que propriamente com a obtenção de marcas de grande valor. Prova disso foi a presença de nada menos que 12 atletas no grupo da liderança a meio da prova, numa passagem em 1.53.53 h. O parcial indiciava um resultado final a rondar as três horas e 57 minutos ou um pouco menos, caso o ritmo viesse a aumentar.

No entanto, o «marasmo» iria manter-se nos quilómetros seguintes e só passada a 15.ª volta (30 km) começou a haver verdadeira luta. Com a aceleração imposta por Yu Wei, cinco concorrentes ficaram para trás, reduzindo-se o grupo da frente a sete unidades.

Wei iria repetir a dose após os 40 quilómetros, forçando de novo o andamento e permitindo a apenas outros três atletas acompanhá-lo: Zhang Lin, Wu Qianlong e Xie Sichao. Finalmente, o ritmo está ao nível da qualidade dos grandes atletas em competição, com voltas de dois 2000 metros a rondar os 8.40 m a 8.50 m.

A cinco quilómetros do final, apenas Wei, Lin e Qianlong seguem na dianteira e assim vão permanecer até aos derradeiros mil metros. É nesse momento que Yu Wei desfere o ataque decisivo e ganha uma pequena vantagem que lhe permitirá conquistar o título de campeão da China. Na meta, serão 14 segundos de vantagem sobre Zhang Lin e 38 para Qianlong.

A manhã tinha estado um pouco mais fresca do que na véspera mas nem por isso as condições atmosféricas bastaram para a obtenção de grandes marcas pelos concorrentes, mais empenhados numa competição táctica. Ainda assim, a marca do vencedor constitui o melhor resultado mundial do ano e novo máximo pessoal, com um progresso de quase cinco minutos sobre a marca obtida a 24 de Abril de 2011 em Taicang: 3.51.46 h. De resto, todo o trio do pódio registou novos recordes pessoais, mas com resultados ainda longe do recorde mundial e do que se espera para os mundiais de Pequim de Agosto próximo.

Os Campeonatos da China de Marcha Atlética constituíram mais um passo na definição da equipa chinesa de marcha para os mundiais de atletismo. No entanto, o critério de selecção não será baseado apenas nas marcas obtidas, havendo ainda lugar à ponderação dos desempenhos internacionais dos atletas nos anos recentes.