sábado, 28 de março de 2015

Pedro Isidro entre os nomeados para os Prémios INAS 2015

Pedro Isidro, nos recentes europeus de pista coberta, na Rússia.
Foto: Maria João Pereira / ANDDI
A Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI-Portugal) divulgou em recente nota que a Associação Internacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS) integra o nome de Pedro Isidro na lista dos atletas nomeados  para os “Prémios INAS 2015”.

Esta instituição internacional, fundada em 1986, promove a participação de atletas com deficiência intelectual que pretendem realizar os seus desportos por via competitiva. Baseada no princípio da normalização, é entendido que as pessoas com necessidades específicas deverão ter os mesmos direitos, oportunidades e deveres que todos os outros têm, carecendo, no entanto, de ver satisfeitas essas especiais necessidades.

Pedro Isidro, nascido a 17 de Julho de 1985, na Azambuja, foi o primeiro atleta, a nível mundial, portador de deficiência cognitiva, a estar presente nuns Jogos Olímpicos, os de Londres, em 2012, por via da suplantação do mínimo estabelecido pela Federação Internacional de Atletismo. Em 2013 competiu nos mundiais de Moscovo, tendo, ainda, representado o país em quatro edições da Taça do Mundo de Marcha, sempre na difícil especialidade dos 50 km marcha.

A sua enorme força de vontade e espírito de sacrifício  têm constituído fatores decisivos na conquista da integração e um notável exemplo de sucesso no plano desportivo.

Os vencedores serão anunciados a 11 de abril, em Sheffield, Inglaterra, por ocasião da realização da Assembleia Geral da INAS, organismo presidido pelo brasileiro José Amaury Russo.