sexta-feira, 27 de março de 2015

Marcha Atlética na Vila de Barrosas este sábado

O Núcleo de Barrosas Amador, colectividade do distrito do Porto, que acaba de comemorar o seu primeiro aniversário (24/03) vai assinalar a data festivamente, organizando o I Torneio de Marcha da Vila de Barrosas, evento destinado a atletas de todos os escalões etários e que decorrerá no centro da Vila.

As provas serão disputadas num circuito de 500 metros e terão início às 14h30, com a realização das competições masculina e feminina de 500 metros para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 5 km para juvenis e veteranos, e de 10 km para juniores e seniores, todos no sector masculino. Às 15h30 será dado o tiro de partida para as provas de 3 km de infantis masculinos e iniciados femininos, e de 4 km para iniciados masculinos prosseguindo, às 16h05 com os 10 km juniores e seniores femininos e os 5 km juvenis e veteranos femininos. O último tiro está marcado para as 16h45, quando saírem os participantes na prova feminina de infantis de 2 km.

«O atletismo, nesta região, que tem dado a conhecer grandes nomes da corrida, casos, entre outros, de Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Sara Moreira, Dulce Félix, José Regalo, dos irmãos Castro, e da Rosa Oliveira (madrinha da prova), deve ser olhado pela Associação de Atletismo do Porto como um todo, incluindo-se a marcha atlética no seu projecto de desenvolvimento», refere Fernando Lopes, um dos grandes dinamizadores do clube, que aposta na formação desportiva dos jovens da Vila.

Neste primeiro ano de realização do evento surgiram algumas dificuldades a nível de patrocínios, mas o organizador da prova prevê, ainda assim, a distribuição de prémios monetários aos melhores atletas juniores e seniores, e a oferta aos participantes de um par de sapatos (a vila é rica na indústria do calçado), e de uma garrafa do vinho verde da Quinta da Lixa.

A prova, para a qual se inscreveram cerca de 80 atletas, conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras e da Junta de Freguesia de Idães, e a assistência técnica do Grupo Desportivo de Moure, alicerçado na pessoa de Moura Guedes, que foi quem deu a sugestão para a realização do evento. Fernando Lopes, que conta com a presença da atleta olímpica Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, quer que o seu evento seja incluído no calendário nacional da especialidade e que em 2016 a região seja palco dos campeonatos regionais do Porto e de Aveiro.

A Associação de Atletismo do Porto assegurará o ajuizamento da competição bem como o registo dos resultados. O marchador olímpico José Magalhães, antigo campeão nacional dos 50 km marcha, com um belo currículo a nível internacional, membro da direcção e integrante do corpo técnico da AAP, observará, atentamente, o surgimento de jovens com potencialidades técnicas para a marcha atlética.