sábado, 7 de março de 2015

Blumenau recebe hoje os campeonatos do Brasil

A Vila Germânica, em Blumenau, onde estará instalado o circuito
 de provas do campeonato. Foto: CBAt. Montagem: O Marchador
Os 26.ºs campeonatos brasileiros de marcha decorrerão, hoje e domingo, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, uma organização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Catarinense de Atletismo, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, esta entidade, curiosamente, presidida pelo ex-marchador Sérgio Gualdino, recordista brasileiro dos 20 km marcha, com 1.19,56, tempo obtido em 1995, na Alemanha.

Vários serão os motivos de interesse destes campeonatos, que contarão com a presença de mais de uma centena de atletas, em representação de 26 clubes provenientes de 7 Estados e do Distrito Federal, e onde serão realizadas, entre outras, as distâncias olímpicas dos 20 km masculinos, com o maior número de inscritos (27), no sábado, e os 20 km femininos (19 participantes), e os 50 km masculinos, no domingo.

Blumenau, tem uma grande tradição na especialidade e é conhecida como a capital da marcha atlética no Brasil, tendo-se aí realizado 7 edições dos campeonatos, 17 das 25, no Estado de Santa Catarina. Os três primeiros classificados nas provas de juniores e seniores representarão o Brasil na Taça Panamericana de marcha, que terá lugar na cidade de Arica, no Chile, em maio próximo.

Nos 20 km femininos, há a destacar a presença da pernambucana Cisiane Dutra Lopes, campeã nas edições de 2011, 2013 e 2014. Com um recorde pessoal de 1.33.44, obtido na Taça do Mundo de 2008, em Cheboksary, é treinada por Vanthause Marques.

Nos 20 km masculinos, Caio Bonfim, de 23 anos de idade, a figura mais prestigiada da especialidade além-fronteiras, terá em mente a conquista do seu quarto título nacional na distância. Com uma excelente temporada em 2014, em que estabeleceu um recorde pessoal na distância, com a marca de 1.20.28, no decorrer da Taça do Mundo, em Taicang, na China, foi ainda o terceiro classificado no circuito mundial de marcha.

Treinado pelo seu pai, João Sena Bonfim, recebe igualmente todo o apoio da sua mãe, Gianetti Sena, uma ex-marchadora de créditos firmados, com 7 títulos conquistados, e que o acompanha regularmente nas competições em que participa no estrangeiro. Caio Bonfim é uma das esperanças brasileiras para uma boa classificação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.