sexta-feira, 13 de março de 2015

Associação Europeia vai galardoar Peter Marlow

O juiz internacional de marcha britânico Peter Marlow vai ser uma das personalidades galardoadas pela Associação Europeia de Atletismo (AEA) com a Placa de Mérito, em cerimónia a realizar durante o Congresso da AEA que terá lugar em Bled, na Eslovénia, a 11 de Abril próximo.

A proposta de reconhecimento de Peter Marlow ainda será apresentada para ratificação no decorrer do congresso, mas a sua aprovação é dada como adquirida, tal como as demais propostas. Igualmente para a Placa de Mérito foram avançados os nomes do francês Pierre Weiss, antigo presidente da AEA, e do checo Frantisek Fojt, secretário-geral da Federação Checa de Atletismo desde 1993, além de membro do comité organizador da Taça do Mundo de Marcha de 1997, em Podebrady (Rep. Checa).

À beira de completar 74 anos, Peter Marlow foi o presidente da Comissão de Marcha da AEA durante vários anos, e é o juiz com maior número presenças em campeonatos do mundo de atletismo, nada menos de 9 em 14 edições, tendo a primeiro ocorrido em Tóquio-1991. Juiz-chefe nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008), Peter Marlow tinha sido ele próprio marchador olímpico, graças à participação nos Jogos de Munique, em 1972, alcançando aí o 17.º lugar nos 20 km (1.35.38,8). Dois anos mais tarde, em 1974, haveria de sagrar-se campeão britânico de 10 e 20 km, estabelecendo aquele que ficaria como o seu melhor registo nesta última distância: 1.29.49 h.

Terminada a carreira de atleta, Peter Marlow assumiu de seguida uma aposta no dirigismo internacional da marcha, tornando-se em 1976 membro do Comité de Marcha da federação internacional de atletismo, cargo que mantém desde então, ou seja, há 39 anos. Preparando-se para novo e derradeiro mandato nessa comissão, o juiz e dirigente britânico ficará, se for eleito em Agosto (no Congresso da Associação Internacional de Federações de Atletismo – AIFA), como o mais antigo membro de qualquer comissão da AIFA depois da saída do actual presidente, o senegalês Lamine Diack.

Em 1977, Peter Marlow foi o director de reunião da Taça do Mundo de Marcha de Milton Keynes.

A Placa de Mérito é uma das condecorações atribuídas pela AEA por ocasião de cada congresso bienal, sendo distinguidas três pessoas em cada uma dessas reuniões.