sábado, 12 de março de 2011

Yohann Diniz bate recorde mundial de 50 mil metros marcha

Foto: AFP-François Nascimbeni
O francês Yohann Diniz bateu esta manhã o recorde mundial dos 50 mil metros marcha, ao registar 3.35.27,2 h durante uma prova realizada em Reims. O atleta bicampeão europeu de 50 km em estrada superou assim em quase cinco minutos o anterior máximo da distância em pista, que desde 1996 estava na posse do compatriota e seu treinador até 2008 Thierry Toutain (3.40.57,9).

A prova teve lugar na pista do Estádio Georges Hébert, pertencente ao Stade Reims, clube que Diniz representa na sua terra natal. Anunciada em finais de 2010, a tentativa de novo recorde mundial constituiu uma oportunidade bem sucedida de pela primeira vez em pista se registar uma marca abaixo das três horas e quarenta minutos nos 50 mil metros marcha.

A prova foi acompanhada por mais de quatro mil espectadores, que quiseram apoiar o esforço do filho querido da cidade de Reims, no nordeste de França. Demonstrando o cuidado posto na preparação deste ataque ao recorde mundial, os altifalantes do estádio emitiram ao longo da competição muita música escolhida por Yohann Diniz, apresentada a partir dos 40 quilómetros de prova por um «disc jockey» profissional.

Em simultâneo, o ecrã num dos topos do estádio ia informando sobre a diferença de tempos de passagem de Diniz e de Toutain quando este alcançou o recorde vigente.

O francês Johan Augeron, o tunisino Hatem Ghoula e o polaco Grzegorz Sudol formaram uma companhia de luxo para Yohann Diniz, assegurando-lhe um ritmo de conveniência até aos 35 quilómetros de prova, momento em que o avanço sobre o ritmo de recorde se cifrava em 40 segundos.

Cinco quilómetros volvidos, essa vantagem já tinha aumentado para 1.40 minutos, sendo as duas léguas finais cumpridas em grande ritmo pelo herói do dia, até à vantagem final de mais de cinco minutos sobre a marca de Thierry Toutain.

No final da prova, Diniz manifestou-se muito contente não apenas com o resultado mas também com a extraordinária proximidade do público, a quem foi permitido acompanhar a competição sem os limites da vedação do estádio, ou seja, mesmo junto aos atletas.

A marca hoje alcançada por Yohann Diniz aguarda agora os procedimentos de homologação pela federação internacional. Como deverá ser conhecido dado terem estado reunidas todas as condições regulamentares, o novo recorde em pista será a segunda melhor marca absoluta de sempre na distância, superada apenas pelo recorde mundial de 50 km (em estrada), na posse do russo Denis Nizhegorodov, que em 2008 obteve 3.34.14 h em Cheboksary, durante a Taça do Mundo de Marcha.