sábado, 5 de março de 2011

Inês Henriques esmagadora em Chihuahua

Foto: Alex Aguirre
Inês Henriques obteve este sábado uma vitória concludente nos 20 km femininos do Encontro Internacional de Marcha de Chihuahua, vencendo de forma inapelável toda a concorrência. A marchadora de Rio Maior liderou a prova desde o tiro de partida, momento em que começou a ganhar vantagem, na companhia de Vera Santos e da australiana Claire Tallent.
Vera ficaria sozinha na terceira posição ainda na primeira volta de dois quilómetros, enquanto a australiana se esforçava por acompanhar Inês Henriques, que impunha um ritmo demolidor. Claire Tallent em diversos momentos deu impressão de dificuldade em manter-se na peugada de Inês, que acabaria por isolar-se à passagem pelos sete quilómetros de prova. Para a australiana, a queda estava apenas a começar, já que viria ainda a ser ultrapassada por Vera Santos cerca dos 16 quilómetros e por Susana Feitor um quilómetro depois.
A partir do momento em que se isolou, a prova foi um passeio para Inês Henriques, que passou aos 10 quilómetros com 46.47 m, contra 47.07 m de Tallent e 47.31 m de Vera.
No final, Inês registava 1.34.10 h, Vera 1.35.17 h, Susana 1.35.24 h e Claire Tallent 1.35.59 h, num dulcíssimo 1-2-3 para Portugal. Rosalia Ortiz foi a primeira mexicana, na quinta posição, com 1.37.55 h.