quarta-feira, 16 de março de 2011

Batalha com participação abaixo das expectativas

Foto: Carlos Lineu Miranda
180 atletas participaram nos Campeonatos Nacionais de Marcha e no Torneio Nacional Marchador Jovem “Raquel Carvalho”, disputados a 19 de Fevereiro deste ano, na Batalha, apesar de estarem inscritos 253 concorrentes.
A competição, destinada aos escalões de juvenis, juniores, seniores (incluindo sub23) e veteranos, masculinos e femininos, contou com 94 atletas estando neste quantitativo incluídos 3 atletas estrangeiros oriundos da Lituânia e da República Checa. No torneio para os mais jovens (onde os benjamins voltaram a ficar de fora) foram 86 os atletas que alinharam à partida.
O número total de atletas na Batalha (Leiria) corresponde, ainda assim, ao 10.º lugar de todas as 27 edições já realizadas.
A edição realizada em São João da Madeira (Aveiro) foi a mais participada, com 233 atletas. Nos restantes lugares do pódio, chamemos-lhe assim, situam-se Ponte de Sôr (Portalegre), em 2000, com 222 participantes, e Cacia (Aveiro), em 1998, com 220 participantes.
De assinalar, finalmente, que o Algarve foi a região do país que mais atletas apresentou na edição deste ano: 37. Curiosamente, já o tinha sido também em São João da Madeira/2003, então com 53 atletas.