quarta-feira, 9 de março de 2011

Certificação de juízes de marcha em El Salvador

Foto: Cándido Velez e Carlos Barrios
A ANACC (Associação de Atletismo da América do Norte, Central e Caribe) organizou de 24 a 27 de Fevereiro último uma certificação para juízes de marcha com vista à definição do painel de juízes de marcha de área (nível II da AIFA) para os próximos 4 anos a que acorreram os actuais membros do painel candidatando-se ainda, juízes do grau mais elevado de federações nacionais, num total de 22 elementos.
Isentos da participação estiveram, naturalmente, aqueles que ainda recentemente (Outubro 2010), desceram ao nível II, por via da certificação ocorrida em Paris para o nível III. Também não participaram os juízes de marcha do Canadá e dos EUA.
O painel actual é composto de 22 elementos dos seguintes países: EUA (8), México (4), Cuba (2), El Salvador (2), Porto Rico (2) e Canadá (1).
Cándido Velez (Porto Rico) e Carlos Barrios (Guatemala), na foto, juízes internacionais de marcha, foram os prelectores e examinadores do curso com os dois primeiros dias reservados a sessões teóricas, e os dois últimos a sessões práticas e exames que incluíram o visionamento de imagens em vídeo e a observação dos Campeonatos Centro-americanos de marcha atlética, realizados a de 24 de Fevereiro.
Participaram os juízes Sandra Colin, Gabriel Roldan, Juan del Toro, Ricardo Servin, María Alfaro (México), César Rivas e Hugo Díaz (Guatemala), Jorge Gonzalez, José Madrid, Rolando Ábrego, Cármen Martínez, Blanca Ábrego e Pablo Rivera (El Salvador), César Rosales (Honduras), Luís Quijano (Costa Rica), Roberto Apaceiro, Jorge Veja e Miladys Hurtado (Cuba), Belkis Mañon (República Dominicana), Jennifer Machado e Cláudio Caban (Porto Rico), e Lúcia Ríos (Peru).
Prevê-se que o futuro painel de juízes de marcha da ANACC para o período de 2011-2014 seja composto de 15 elementos.

Colaboração: Cándido Velez