segunda-feira, 28 de março de 2011

Matej Tóth triunfa na «cinquentada» de Dudince

Matej Tóth, dobrando um concorrente.
Foto: Pefo
O eslovaco Matej Tóth tornou-se este sábado o 27.º marchador a baixar das 3h40 nos 50 km marcha, ao vencer a prova dessa distância da 19.ª edição do Grande Prémio de Dudince, com 3.39.46 h, marca que constitui recorde da Eslováquia e é a melhor mundial do ano em estrada.

Apresentado à partida como o principal favorito desta competição integrada no Challenge Mundial de Marcha, Tóth não deixou os créditos por mãos alheias e cedo tratou de impor um ritmo que mais nenhum concorrente acompanhou. Ao longo de  várias léguas, o vencedor dos 50 km da Taça do Mundo de 2010, em Chihuahua, manteve a expectativa de superar a melhor marca do torneio, na posse do francês Johann Diniz desde que, em 2009, ali venceu com 3.38.45 h.

No entanto, nas voltas finais, o desgaste e a força do vento impediram os intentos do eslovaco, apesar de não inviabilizarem nem a vitória nem a elevada qualidade da marca final.

Mais de seis minutos depois de Tóth terminaria o primeiro de quatro polacos consecutivos, Rafal Fedaczynski, com 3.46.05 h e o título de campeão da Polónia, que ali se disputava. O pódio da prova seria completado pelo compatriota Rafal Szykora, com mais nove segundos.

Em competição encontrava-se igualmente o português António Pereira, que acabaria desclassificado, apesar de ter completado a distância.

No sector feminino, com nada menos que 67 atletas à partida, a irlandesa Olive Loughnane impôs-se sobre toda a concorrência nos 20 km e triunfou com 1.32.40 h. Retomando a competição de alto nível após a desistência nos europeus de Barcelona do Verão passado, a actual vice-campeã mundial não precisou de mais para relegar para as posições secundárias a checa Zuzana Schindlerovà (1.33.51) e a ucraniana Nadya Borovska (1.33.59), suas companheiras de pódio.

Também da Ucrânia veio o vencedor dos 20 km masculinos, Andriy Kovenko, com 1.21.44 h, adiante de Carsten Schmidt (Alemanha, 1.24.39) e de Predrag Filipovic (Sérvia, 1.26.30).