A edição n.º 104 do Campeonato de Espanha Absoluto em pista ao ar livre disputa-se no Estádio Olímpico «Camilo Cano» em La Nucía (28 a 30/6), cidade da província de Alicante, numa organização da Real Federação Espanhola de Atletismo em colaboração com a Federação de Atletismo da Comunidade Valenciana e o município local.
As provas de marcha sobre 10.000 metros apresentam-se muito interessantes.
A prova feminina realiza-se nesta sexta-feira, dia 28, às 10h00 (hora local), lamentando-se a ausência da bicampeã mundial María Pérez, que está concentrada na sua preparação olímpica. Laura García-Caro, Cristina Montesinos, Raquel González, Antia Chamosa e Lidia Sánchez-Puebla disputarão uma emocionante competição.
No sábado, dia 29, será a vez dos homens, quando forem 9h50. A ausência do campeão nacional Paul McGrath não será motivo para se deixar de desfrutar de mais uma grande competição. Álvaro Martín (duplo campeão do mundo) procurará desfazer o empate que mantém com Miguel Ángel López, com seis títulos cada. Mas outros marchadores de alto nível, como Alberto Amezcua, Marc Tur e Diego García, dificultar-lhes-ão a tarefa.
O júri de marcha será composto por José Luis Cuartero (painel A RFEA) como juiz-chefe, Dolores Rojas e Luis Saladie (WA Gold), Guillermo Sandino (WA Silver) e Julián Alarcón e Joan Pelayo (painel A RFEA).
Consulte a lista geral de atletas inscritos nas várias provas, incluindo-se as de marcha [aqui].