domingo, 2 de junho de 2024

2000, oscilação internacional e progresso organizativo

Imagens: arquivo «O Marchador» e Revista Atletismo.
Montagem: O Marchador

O século XX está a chegar ao fim e, com ele, vai terminar também o segundo milénio. Os Jogos Olímpicos de Sydney são, por isso uma transição de milénios, mas também um momento de mudança de gerações na participação olímpica dos marchadores portugueses: a cidade da costa do sudeste australiano acolheu nestes Jogos Olímpicos marchadores portugueses quase todos posteriores à primeira geração olímpica, que José Pinto abriu em Los Angeles-1984 e se prolongou até Atlanta-1996, com atletas como José Urbano, Hélder Oliveira, José Magalhães ou Isilda Gonçalves. Apenas Susana Feitor (ela própria bastante mais nova que os restantes) sobrava dessa colheita, desta vez com a companhia de João Vieira e Pedro Martins.

Em todo o caso, ainda não foi nesta edição dos Jogos Olímpicos que Portugal pôde brilhar nas provas de marcha. Dos três marchadores presentes, João Vieira não chegou a alinhar à partida dos 20 km masculinos, Susana foi 14.ª nos 20 km femininos e Pedro Martins terminou os 50 km no 33.º lugar. Não foi mau, mas ainda não deu fulgor.

João Vieira tinha feito mínimos olímpicos durante o Grande Prémio de Rio Maior, a 15 de Abril, ao ser segundo nos 20 km, com 1.22.53 h. Foram sete segundos de margem dentro dos mínimos, numa prova bem medida para proporcionar o carimbo no passaporte para os Jogos. Esperava-se então a estreia de João Vieira na primeira final do atletismo dos Jogos de Sydney, a 22 de Setembro. Só que, nessa manhã, o marchador de Rio Maior acordou com dores de ouvidos e de garganta e febre acima de 39ºC. A correr para o médico na companhia da bem mais experiente colega maratonista Manuela Machado, recebeu o diagnóstico inevitável (otite) e a nota de que não havia condições para resolver o problema a tempo da prova (faltavam menos de quatro horas). João Vieira ficou desapontado, mas, reconhecendo não estar de facto em condições de competir, declarou à imprensa: «A vida é mais importante que tudo, eu ainda sou novo e conto estar nos Jogos de 2004 e 2008.» Tinha razão, ainda que pecando por defeito.

Seis dias depois, a 28 de Setembro, seria a vez de Susana Feitor entrar em cena, para a prova da mesma distância do sector feminino. Do ano anterior trouxera um recorde pessoal (e nacional) 1.30.13 h, que, dois meses e meio antes do compromisso olímpico, sobrepujara claramente, ao vencer, a 9 de Julho, o Grande Prémio de Hildesheim, na Alemanha, com 1.28.19 h. Entre lesões, períodos de recuperação e programas de fisioterapia, Susana conseguira nessa prova um desempenho imbatível mesmo pelas grandes especialistas presentes, impondo uma superioridade que lembrava a dos tempos de júnior. No entanto, ainda apresentava queixas das lesões que lhe tinham condicionado os meses precedentes, tendo declarado que fez a prova alemã em sofrimento.

Ou seja, os problemas não estavam resolvidos, o que suscitava apreensão a dez semanas dos Jogos Olímpicos. A entrada da atleta para o início da prova no Estádio Olímpico de Sydney revelou de imediato uma evidência: a perna esquerda estava envolvida por ligadura a toda a altura da coxa, o que não augurava grandes expectativas. E, de facto, a prova não correu de feição à atleta portuguesa, que, bem antes de meio da prova, se viu incapaz de acompanhar as primeiras. No final, o 14.º lugar sabia a muito pouco, numa prova em que a espanhola María Vasco, «velha» conhecida de Susana, conquistou a medalha de bronze com mais de dois minutos pior do que o recorde da portuguesa.

Restava Pedro Martins para competir no dia seguinte nos 50 km. Durante a época tinha melhorado o recorde pessoal em meio minuto, passando para as 3.55.55 h com que se sagrou campeão nacional da distância, em Ponte de Sor, a 5 de Março. Só que o atleta da Guarda não reagiu bem às condições atmosféricas, com temperatura e humidade elevadas, terminando em 4.08.13 h. A segunda metade foi penosa (1.59.06 + 2.09.07) e a classificação ficou-se pelas proximidades do mínimo estabelecido por atleta e treinador (trinta primeiros).

Impossibilitados de participar nos Jogos Olímpicos ficaram vários atletas que tinham apontado Sydney como o grande objectivo da época. As montijenses Isilda Gonçalves e Sofia Avoila foram dois desses casos. Empenharam-se na preparação, participaram em estágios e tentaram os mínimos olímpicos até não poderem mais, mas não os conseguiram. Isilda tinha-se sagrado campeã nacional de estrada (20 km, em Ponte de Sor); Sofia foi campeã em pista (10 mil metros, em Coimbra). No confronto directo, Isilda foi quase sempre superior nos 20 km (excepto na Taça da Europa de Eisenhüttenstadt) e Sofia, nos 5000 e nos 10 mil metros. Desde alguns anos antes, eram duas das mais importantes figuras da marcha feminina em Portugal. Mas nada disso lhes abriu a desejada porta do estádio olímpico. Isilda Gonçalves ficou-se com a participação olímpica em Barcelona-1992; Sofia Avoila nunca conheceria a experiência dos Jogos, que tanto fez por merecer.

Nota ainda para o recorde nacional feminino dos 10 mil metros marcha em pista alcançado em 11 de Agosto por Susana Feitor, durante os Campeonatos de Portugal, em Coimbra, onde conquistou o título em disputa com 44.36,79 m.

Nos masculinos, também Augusto Cardoso ficou pelo caminho na perseguição dos mínimos. Havia grande expectativa quanto à obtenção de marca no Grande Prémio de Rio Maior pelo atleta do Futebol Clube do Porto. Mas um acidente de trabalho ocorrido poucas semanas antes dessa prova impediu-o de estar presente e incapacitou-o para o treino durante meses. Augusto abrira a época com 1.29.34 h nos regionais do Porto, em Vila Nova de Gaia, foi dando continuidade à época de forma segura, revelando progressos sustentados nas distâncias mais curtas e abstendo-se de competir nos 50 km. Rio Maior deveria ser o momento de aproveitar bom comboio e atacar a linha de uma hora e 23 minutos, que, superada, daria acesso aos Jogos. O azar bateu-lhe à porta num dia de trabalho como montador de gruas e o sonho olímpico ficou adiado por, pelo menos, quatro anos.

Entre os marchadores masculinos, realce em 2000 para três atletas. Virgílio Soares progrediu nos 50 km de 4.03.54 h para 4.01.27 h, que obteve na Taça da Europa de Eisenhüttenstadt, ficando por isso à beira de descer das quatro horas. Jorge Costa foi o segundo português do ano nos 20 km, superado apenas pelo quase-olímpico João Vieira. Nos 50 km, melhorou de 4.14.48 h para 4.13.11 h também na Taça da Europa. Por fim, José Magalhães, aos 45 anos, foi segundo nos nacionais de 50 km, com 4.08.56 h e campeão mundial de veteranos dos 30 km, em Valladolid (Espanha), com 2.27.48 h, melhor marca entre todos os escalões, incluindo os dos mais novos.

Nos jovens, o feito mais significativo dos portugueses nas competições internacionais foi o magnífico quinto lugar de Vera Santos nos mundiais de juniores, que cumpriu com 47.11,18 m nos 10 mil metros marcha, superando o recorde pessoal de 47.22 m (estrada) registado na Taça do Mundo de Eisenhüttenstadt e completando um progresso de mais de cinco minutos sobre a melhor marca pessoal do final do ano anterior (52.12). Foi ainda 8.ª nos 10 km juniores femininos da Taça da Europa e fez a melhor marca nacional de juniores nos 20 mil metros marcha, com 1.39.20,5 h, resultado obtido a 4 de Agosto, numa jornada nocturna em Almada.

Carla Monteiro foi a companheira de selecção de Vera Santos nas duas competições internacionais referidas. Terminou no 13.º lugar na Taça da Europa, contribuindo para o quarto lugar da equipa, batida apenas pelas poderosas Rússia, Bielorrússia e Alemanha. No entanto, uma lesão viria a determinar o abandono no mundial de juniores.

No primeiro ano de sénior, Inês Henriques progrediu 16 minutos nos 20 km, para 1.41.09 h, que averbou no Grande Prémio de Rio Maior. Foi campeã nacional de sub-23 tanto na estrada (20 km, Ponte de Sor) como na pista (10 mil metros, em Coimbra).

Entre as juvenis, Ana Cabecinha foi campeã nacional de estrada (5 km, Ponte de Sor) e de pista (5000 m, Lisboa), em ambos os casos secundada pela notável leiriense Raquel Carvalho, que melhorou de 26.01,86 m em 1999 para 24.56,1 m neste ano. A marchadora de Olhão foi ainda segunda nos 3000 m marcha dos nacionais de juniores de pista coberta, superada unicamente por Vera Santos.

Já nos rapazes, o juvenil José Silva voltou a estar em destaque, marcando 21.18,28 m a 10 de Maio, no II Meeting de Atletismo de Rio Maior. Lamentavelmente, as marcas não puderam ser homologadas por falta de juízes de marcha (estavam em funções apenas três). Se fosse válido, o resultado teria ficado a menos de segundo e meio do recorde nacional do escalão, estabelecido em 6 de Julho de 1991, em Lisboa, por Joaquim Pentieiro, do CIPA, com 21.16,88 m. Apesar de juvenil (e de primeiro ano!), José Silva fez a melhor marca nacional de juniores da época nos 10 km, com os 44.32 m averbados em Rio Maior, durante o grande prémio realizado no dia 15 de Abril.

Em matéria organizativa, deve assinalar-se como nota de grande interesse a participação do campeão olímpico Robert Korzeniowski, vencedor dos 50 km dos Jogos de Atlanta de 1996, nos 50 km dos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, em Ponte de Sor, vencendo com 3.41.50 h, marca nunca antes ou depois feita em solo português para aquela distância. O atleta polaco, que esteve em Ponte de Sor com a restante selecção da Polónia que se encontrava a estagiar em Portugal, estava assim no melhor caminho para o grande feito que haveria de protagonizar nos Jogos Olímpicos de Sydney, sete meses depois, quando se tornou o primeiro atleta a vencer as duas provas de marcha (20 km e 50 km) na mesma edição dos Jogos e também a vencer os 50 km em duas edições olímpicas consecutivas. Haveria alguém capaz de superar esse feito?

Estes XVI Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, em Ponte de Sor, justificam ainda uma nota relativa ao logótipo com que foi graficamente identificado. Tendo o Sector de Marcha da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) constatado a impossibilidade dos serviços do município de Ponte de Sor de conceber o elemento simbólico de identificação dos campeonatos, entendeu solicitar à designer e antiga marchadora Maria José Batuca uma criação que pudesse ficar como marca gráfica daquela jornada. O resultado foi uma das mais criativas soluções algumas vez concebidas nesse domínio para campeonatos de marcha, associando a modalidade da marcha atlética à história, ao património e à paisagem da região onde os campeonatos tiveram ligar.

No processo de preparação das selecções nacionais para as principais competições internacionais (absolutas, de juniores, de juvenis ou por equipas), o Sector de Marcha da FPA promoveu a realização de estágios de sector (muito participados) e individualizados (importante em ano olímpico), além de ter investido na retaguarda, com os chamados diagnósticos técnicos de marcha, de 21 a 23 de Janeiro, em Braga (Norte e Açores), Leiria (Centro) e Faro (Sul e Madeira), e numa concentração em Lisboa (10 a 12 de Março) do recém-criado Grupo de Desenvolvimento da Marcha Atlética, com 24 atletas, nove treinadores e três outros elementos (fisioterapeuta e psicólogas).

Foi neste quadro que teve lugar a Concentração do Grupo de Trabalho da Seleção Nacional de Marcha, que tinha tido uma primeira edição em Celorico da Beira, em 1999, e desta vez foi levada a efeito em Reguengos de Monsaraz. O encontro decorreu de 1 a 3 de Dezembro, com excelente acolhimento local, traduzido no patrocínio da câmara local e no apoio da Associação de Atletismo de Évora, da Casa da Cultura de Corval e de outras entidades, além do acompanhamento permanente do treinador Maurício Rebocho, impulsionador da ideia de realizar a concentração em Reguengos de Monsaraz. Estiveram presentes 15 atletas que tinham integrado as selecções nacionais para as competições internacionais da época, dois treinadores, um juiz e dois fisioterapeutas. O programa incluiu componentes técnicas teóricas e práticas, reuniões de trabalho e acções de promoção social da marcha atlética. A presença de dois fisioterapeutas sob proposta do Departamento Médico da FPA e a retoma da presença de um juiz de marcha em estágios e concentrações da disciplina foram aspectos enaltecidos no relatório do encontro, que não deixou de lamentar a ausência de psicólogo, ao contrário do inicialmente indicado, mas comprometido por falta de resposta do director técnico nacional à proposta inicial.

A participação de psicólogos nas iniciativas do Sector de Marcha da FPA visava a extensão da colaboração iniciada três anos antes com finalistas do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, acompanhando momentos de competição ou estágios nacionais de sector (neste caso, a tempo parcial), além da presença regular no Estádio Universitário de Lisboa (duas vezes por semana).

A criação do Grupo de Reflexão e Debate para o Ajuizamento, no âmbito do Sector de Marcha da FPA, foi outro aspecto marcante do ano 2000 em matéria de ajuizamento em provas da disciplina. Composto por António Costa, Joaquim Graça, José Dias e José Ganso e integrando também o treinador nacional de marcha, Luís Dias, o grupo tinha em vista dar resposta às preocupações expressas pelo treinador nacional de marcha ao director técnico nacional. A primeira reunião teve lugar a 2 de Setembro e abordou assuntos como o retrato do ajuizamento de marcha nos planos nacional e regional, regulamentação e sistemas de avaliação dos juízes de marcha e ainda normas de homologação de resultados e de recordes nacionais de marcha.

O ano de 2000 ficou ainda marcado pela primeira nomeação de um português para a Comissão de Marcha da Associação Europeia de Atletismo (AEA). O nome proposto e aprovado na reunião do Conselho da AEA foi o de Luís Dias, treinador nacional de marcha, que considerou a nomeação um sintoma do lugar que a marcha portuguesa já ocupava no panorama internacional. Com Luís Dias, Portugal passou a ser o país com maior número de lugares nas comissões sectoriais da AEA – também Jorge Salcedo (Comité de Competições e presidente da Comissão de Corta-Mato) e Fernando Mota (Comité de Desenvolvimento).

No âmbito dos juízes, Ana Dias, de Lisboa, e José Ganso, de Setúbal, foram aprovados no curso de juízes de marcha na área europeia, passando a integrar o painel continental, enquanto José Dias permanecia no painel de juízes de marcha da Federação Internacional de Atletismo.

Outra criação que a marcha portuguesa conheceu em 2000 foi a do Challenge «O Marchador do Ano», cujo objectivo era apurar o atleta com maior quantidade e qualidade de participações em provas do calendário nacional de marcha. Ainda em matéria de calendário, realce para a décima edição do Grande Prémio de Grândola, para mais uma edição bem participada (a nona) do Grande Prémio de Rio Maior e para a estreia de uma iniciativa levada a cabo pelo Boavista Futebol Clube, com a designação Grande Prémio Ibérico de Marcha, Corrida de Desporto Adaptado e de Cadeiras de Rodas, que lamentavelmente não viria a ter continuidade.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 2000 (...)

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

23 de Abril, Encontro Internacional de Seleções ESP-FRA-GBR-CHN-ITA-IRL-MEX-POR, Leamington, Inglaterra. 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.20.18; 2.º, Yunfeng Liu (China), 1.20.19; 3.º, Alessandro Gandelini (Itália), 1.20.28 (...) 16.º, José Urbano (Portugal), 1.29.32 (35 participantes); Classificação coletiva: 1.º, Espanha, 132 pontos (...) 8.º, Portugal, 37. 10 km femininos: 1.ª, Hongyu Liu (China), 1.28.40 (...) 18.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 1.39.38 (33 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 143 pontos (...) 8.º, Portugal, 36.

13 de Maio, V Campeonato do Mundo de Veteranos (Estrada), Valladolid, Espanha. 30 km masculinos, M45: 1.º, José Magalhães (Portugal), 2.27.48. 20 km femininos, W45: 1.ª, Natália Sapunova (Itália), 1.59.43 (...) 3.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 2.01.02.

20 e 21 de Maio, IX Ibero-Americanos de Atletismo, Rio de Janeiro, Brasil. 20/5, 20.000 m masculinos: 1.º, Noe Hernández (México), 1.24.50,46; 2.º, João Vieira (Brasil), 1.26.37,78; 3.º, Ricardo Reinert (Brasil), 1.32.43,63 (8 participantes).

17 e 18 de Junho, 3.ª Taça da Europa de Marcha, Eisenhüttenstadt, Alemanha. 17/6, 20 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 1.18.29; 2.º, Andreas Erm (Alemanha), 1.18.42; 3.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.18.56 (...) João Vieira, desistente (68 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Espanha, 32 pontos; 2.º, Polónia, 35; 3.º, Alemanha, 43 (14 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 1.26.48; 2.ª, Elisabetta Perrone (Itália), 1.27.42; 3.ª, Kjersti Platzer (Noruega), 1.27.53 (...) 41.ª, Sofia Avoila (Portugal), 1.40.27; 42.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.41.19 (...) 45.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 1.42.07; Susana Feitor (Portugal), desistente (65 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Itália, 11 pontos; 2.º, Roménia, 29; 3.º, Ucrânia, 38 (...) 12.º, Portugal, 128 (12 participantes). 18/6, 50 km masculinos: 1.º, Jesús Ángel García (Espanha), 3.42.51; 2.º, Yevgeniy Shmaliuk (Rússia), 3.44.33; 3.º, Denis Langlois (França), 3.47.38 (...) 20.º, Virgílio Soares (Portugal), 4.01.27 (...) 23.º, Pedro Martins (Portugal), 4.03.28 (...) 35.º, Jorge Costa (Portugal), 4.13.11; José Magalhães (Portugal), desistente (67 participantes). Classificação colectiva: 1.º, França, 12 pontos, 2.º, Espanha, 15; 3.º, Alemanha, 30 (...) 7.º, Portugal, 78 (13 participantes). 10 km juniores femininos: 1.ª, Tatyana Koslova (Rússia), 45.28; 2.ª, Marina Tikhonova (Bielorrússia), 45.33; 3.ª, Alena Senkova (Rússia), 45.35 (...) 8.ª, Vera Santos (Portugal), 47.22 (...) 13.ª, Carla Monteiro (Portugal), 47.54 (38 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Rússia, 4 pontos; 2.ª, Bielorrússia, 11; 3.º, Alemanha, 18; 4.º, Portugal, 21 (11 participantes).

6 a 16 de Julho, Campeonatos da Europa de Veteranos - Pista, Jyväskylä, Finlândia. 9/7, 5000 m femininos, W45: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 26.20,96. 10 km femininos, W45: 1.ª, Natalia Sapunova (Itália), 54.47 (...) 3.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 55.57.

15 de Setembro a 1 de Outubro, Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália. 22/9, 20 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 1.18.59; 2.º, Noe Hernández (México), 1.19.03; 3.º, Vladimir Andreyev (Rússia), 1.19.27; João Vieira (Portugal), não participou (47 participantes). 28/9, 20 km femininos: 1.ª, Liping Wang (China), 1.29.05; 2.ª, Kjersti Tysse-Plätzer (Noruega), 1.29.33; 3.ª, María Vasco (Espanha), 1.30.23 (...) 14.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.33.53 (57 participantes). 29/9, 50 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.42.22; 2.º, Aigars Fadejevs (Letónia), 3.43.40; 3.º, Joel Sánchez (México), 3.44.36 (...) 33.º, Pedro Martins (Portugal), 4.08.13 (56 participantes).

17 a 22 de Outubro, Campeonatos do Mundo de Juniores, Santiago, Chile. 19/10, 10.000 m masculinos: 1.º, Cristian David Berdeja (México), 40.56,47; 2.º, Yevgeniy Demkov (Rússia), 40.56,53; 3.º, Viktor Buraev (Rússia), 40.56,57 (32 participantes). 20/10, 10.000 m femininos: 1.ª, Lyudmila Efimkina (Rússia), 44.07,74; 2.ª, Tatyana Kozlova (Rússia), 44.24,43; 3.ª, Sabine Zimmer (Alemanha), 46.49,97 (...) 5.ª, Vera Santos (Portugal), 47.11,18; Carla Monteiro (Portugal), desistente (28 participantes).

Campeonatos nacionais

5 e 6 de Fevereiro, Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta, Braga. 5/2, 5000 m masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 21.48,31; José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 21.50,89; 3.º, Cláudio Estrela (CO Pechão), 22.12,71 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 13.58,63; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 14.15,45; 3.ª, Carla Monteiro (CDC Pinheiro), 14.39,86 (9 participantes).

12 e 13 de Fevereiro, 11.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Espinho. 12/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.47,25; Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.55,15; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.16,63 (9 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 13.03,35; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.37,78; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.41,40 (13 participantes).

5 de Março, XVI Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Ponte de Sor. 50 km seniores masculinos: 1.º, Robert Korzeniowsky (Polónia), 3.41.50; 2.º/1.º Camp. Nac., Pedro Martins (CA Seia), 3.55.55; 3.º, Denis Franke (Alemanha), 3.58.26; 4.º/2.º Camp. Nac., José Magalhães (AC Alfenense), 4.08.56; 5.º/3.º Camp. Nac., Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 4.11.34 (18 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Katarzyna Radtke (Polónia), 1.37.23; 2.ª/1.ª, Camp. Nac., Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 1.39.00; 3.ª/2.ª Camp Nac., Sofia Avoila (CD Montijo), 1.42.56; 4.ª/3.ª Camp. Nac., Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.43.56 (14 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Dionísio Ventura (JD Neves), 2.56.50; 20 km sub-23 femininos: Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.43.56; 20 km juniores masculinos, Nuno Raimundo (CN Rio Maior), 1.37.23; 10 km juniores femininos, Vera Santos (CN Rio Maior), 49.49; 10 km juvenis masculinos, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 48.03; 5 km juvenis femininos, Ana Cabecinha (CO Pechão), 25.22; 10 km veteranos masculinos, Joaquim Guerreiro (Inatel), 56.31; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 26.03. VIII Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Jorge Eduardo (ADEC Tunes), 15.55; 2 km infantis femininos, Márcia Silva (AC Alfenense), 11.19; 5 km iniciados masculinos, Daniel Estêvão (FD Fontainhas), 25.31; 4 km iniciados femininos, Ana Fonseca (ADCR Bairro dos Anjos), 21.08. Prémio Benjamim CM Ponte de Sor: 2 km masculinos, Patrício Dias (ADEC Tunes), 11.52; 1 km femininos, Rosa Palma (GD Estaleiros Navais), 5.46.

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Viseu. 10/6, 5000 m masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 20.26,85; 2.º, José Pinto (CDUL), 21.10,63; 3.º, Mário Madeira (CP Conceição de Faro), 23.36,77 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 15.35,36; 2.ª, Lídia Santos (S Viseu e Benfica), 17.57,52, 3.ª, Andreia Costa (CA Terceira), 19.31,31 (3 participantes).

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Braga. 10/6, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 22.29,07; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.53,09; 3.º, Mário Contreiras (GDAS), 23.01,41 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Marisa Soares (CD Póvoa), 15.45,54; 2.ª, Mónica Pereira (GD Estreito), 15.54,63; 3.ª, Dulce Pereira (CA Ovar), 16.41,96 (8 participantes).

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Leiria. 10/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 20.55,64; 2.º, Luís Silva (Sporting CP), 20.57,87; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 21.55,92 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 14.06,23; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 14.31,98; 3.ª, Carla Forte (JOMA), 14.40,56 (8 participantes).

1 e 2 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Lisboa-U (org.: FPA). 1/7, 5000 m masculinos: 1.º, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 21.58,5; 2.º, Ivo Teixeira (CD Montijo), 23.35,6; 3.º, Cláudio Rodrigues (CO Pechão), 24.29,8 (13 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 25.27,34; 2.ª, Raquel Carvalho (ADCR Bairro dos Anjos), 26.18,32; 3.ª, Ana Fonseca (ADCR Bairro dos Anjos), 27.28,98 (17 participantes).

29 e 30 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Braga (org.: FPA). 29/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Nuno Raimundo (CN Rio Maior), 49.15,97; 2.º, Bruno Marques (CCSJ Madeira), 49.55,70; 3.º, Bruno Reis (CA Olímpico Vianense), 53.53,46 (4 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 48.52,89; 2.ª, Carla Monteiro (CDC Pinheiro), 49.59,26; 3.ª, Teresa Costa (SC Braga), 53.58,2 (15 participantes).

11 e 12 de Agosto, Campeonatos de Portugal, Coimbra (org.: FPA). 11/8, 20.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.41,9; 2.º, Jorge Costa (CTT Faro), 1.27.12,1; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 1.27.57,8 (13 participantes). Vencedor sub-23: Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 1.34.48,1 (6.º geral). 10.000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.36,79 (recorde nacional de pista); 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 47.51,39; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 47.56,49 (18 participantes). Vencedora sub-23, Inês Henriques (CN Rio Maior), 49.06,47 (5.ª geral).

Principais eventos (entre outros):

8 de Janeiro, X Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Rec. Grandolense), 118 participantes de 27 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.30.37; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.30.49: 3.º, Dionísio Ventura (JD Neves), 1.31.22 (13 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 47.50; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.20; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 48.52 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, JD Fontainhas, 83 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 82; 3.º, ADEC Tunes, 59.

30 de Janeiro, IV Grande Prémio de Marcha de Torres Vedras, 100 participantes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 2.13.55; 2.º, Juan Ramilo (Celta de Vigo/Espanha), 2.18.25; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 2.19.05 (21 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.09.39; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.14.29; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 1.20.26 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 95 pontos; 2.º, CO Pechão, 71; 3.º, ADCR Bairro dos Anjos, 48.

26 de Fevereiro, V Grande Prémio de Olhão (org.: CO Pechão), 126 participantes de 26 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 43.27; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 43.28; 3.º, Dionísio Ventura (CD Montijo), 44.08 (15 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.13; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.11; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 24.20 (1.ª, júnior) – 24 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 40 pontos; 2.º, ADEC Tunes, 29; 3.º, JD Fontainhas, 23.

12 de Março, Taça dos Clubes Campeões Europeus de Marcha (femininos), Lanciano, Itália. 10 km femininos: 1.ª, Elisabetta Perrone (CS Forestale/Itália), 43.39 (...) 9.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior/Portugal), 48.44 (...) 11.ª, Vera Santos (CN Rio Maior/Portugal), 51.12 (...) Paula Maurício (CN Rio Maior/Portugal), desclassificada (30 participantes).

1 de Abril, I Grande Prémio de Vale de Figueira (CCD O Alvitejo), 88 participantes de 25 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 42.52; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 44.12; 3.º, Luís Silva (Sporting CP), 45.47 (15 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.37; 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 24.33; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 24.39 (1.ª, júnior) – 25 participantes. Classificação colectiva: 1.º, ADCR Bairro dos Anjos, 74 pontos; 2.º, CCD O Alvitejo, 71; 3.º, CA Galinheiras, 68.

2 de Abril, Grande Prémio de Marcha «Ciudad de Guadix», Guadix, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (PUMA Sevilla Abierta), 1.24.51 (...) 8.º, Dionísio Ventura (JD Neves), 1.37.54 (...) João Vieira (CN Rio Maior), desistente; Sérgio Vieira (CN Rio Maior), desclassificado. 10 km femininos: 1.ª María Vasco (Integra-2), 46.02 (...) 8.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 51.16 (...) Susana Feitor (CN Rio Maior), desistente.

15 de Abril, IX Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 185 participantes de 41 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Yunfeng Liu (China), 1.20.01; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.22.53; 3.º, Chaohong You (China), 1.23.35 (25 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Hongyu Liu (China), 1.27.55; 2.ª, Yan Wang (China), 1.28.27; 3.ª, Ailing Xue (China), 1.31.45 (16 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 78 pontos; 2.º, CO Pechão, 61; 3.º, ADECT Tunes, 57.

29 de Abril, III Grande Prémio de Beja (org.: JD Neves), 82 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.25.35; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.27.59; 3.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 1.30.23 (9 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.25; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 48.37; 3.ª, Rita Gonçalves (Sporting CP), 57.30 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 75 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 44; 3.º, ADEC Tunes, 36.

6 de Maio, I Grande Prémio de Santo André / Camp. Nac. Inatel, Santo André, Barreiro (org.: AE Esc. Sec. Santo André e AsAS), 49 participantes de 19 clubes (vários escalões). 10 km masculinos/GP: 1.º, José Pinto (CDUL), 46.43; 2.º, Ângelo Meneses (CD C+S Lavra), 54.29 (2 participantes). 5 km femininos/GP: 1.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 24.56; 2.ª, Sandra Vieira (ADRE Palhaça), 27.09; 3.ª, Rita Gonçalves (Sporting CP), 28.14 (3 participantes). 20 km absolutos masculinos/CN Inatel: 1.º, Rogério Filipe (CCD O Alvitejo), 1.48.02 (1.º, Vet. A); 2.º, João Dias (GD Selsa), 1.53.03 (1.º sénior); 3.º, Januário Bona (individual), 2.20.59 (1.º, vet. C) – 6 participantes. 10 km femininos/CN Inatel: 1.ª, Sónia Duarte (CCD O Alvitejo), 1.10.50 (2 participantes).

7 de Maio, IX Memorial Internacional de Marcha «Gerardo García», Calella, Espanha. 10 km femininos: 1.ª, María Vasco (Espanha), 44.36 (...) 7.ª, Cristina Almeida (Portugal), 50.36 (11 participantes).

10 de Maio, II Meeting de Atletismo de Rio Maior (org.: CM Rio MAior e AAS). 5000 m masculinos, pista 5 *): 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 18.33,16; 2.º, Dionísio Ventura (JD Neves), 21.15,19; 3.º, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 21.18.28 (9 participantes). 5000 m femininos pista 1 *): 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.35,08; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.15,36; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.43,87 (12 participantes).
*) marcas não homologadas: apenas 3 juízes de marcha.

20 e 21 de Maio, XVIII Torneio Olímpico Jovem - Fase Nacional, Maia (org.: FPA). 20/5, sub-18, 5000 m masculinos: 1.º, José Silva (Leiria), 22.51,71; 2.º, Bruno Barbosa (Porto), 23.11,06; 3.º, Ivo Teixeira (Setúbal), 23.38,05 (14 participantes). 4000 m femininos: 1.ª, Ana Batista II (Santarém), 22.03,53; 2.ª, Sofia Rebocho (Évora), 22.18,85; 3.ª, Patrícia Palma (Algarve), 22.43,30 (15 participantes). Sub-20, 5000 m masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Setúbal), 22.06,60; 2.º, Nuno Raimundo (Santarém), 22.45,51; 3.º, Cláudio Estrela (Algarve), 22.55,55 (14 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Santarém), 24.54,89; 2.ª, Carla Monteiro (Guarda), 25.24,75; 3.ª, Teresa Costa (Braga), 25.42,78 (12 participantes).

21 de Maio, I Grande Prémio Ibérico de Marcha do Boavista FC / Cidade do Porto, Estádio do Bessa, Porto (org.: BFC e AAP), 103 participantes de 32 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 1.30.01; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.31.19; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.31.51 (16 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 1.42.41; 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 1.48.49; 3.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 1.50.05 (7 participantes).

24 de Maio, Meeting Cidade de Leiria (org.: ADAL). 5000 m masculinos: 1.º, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 23.18,69; 2.º, Leonel Dias (CUA Benaventense), 23.31,49; 3.º, João Oliveira (CUA Benaventense), 24.54,30 (3 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 13.57,18; 2.ª, Sandra Vieira (ADRE Palhaça), 14.59,42; 3.ª, Raquel Carvalho (ADCR Bairro dos Anjos), 15.30,56 (10 participantes).

4 de Junho, Meeting da Queima das Fitas (org.: ADAC). 5000 m masculinos: 1.º, Luís Fraga (CCDA), 22.25,62. 3000 m femininos: 1.ª, Raquel Carvalho (ADCR Bairro dos Anjos), 14.47,44; 2.ª, Sandra Vieira (ADRE Palhaça), 14.55,06 (2 participantes).

9 de Julho, VIII Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS e Inatel), 82 participantes de 26 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.25; 2.º, Jorge Costa (CTT Faro), 1.30.27; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 1.30.47 (13 participantes). 10 km femininos (extra, 20 km): 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.19 t.p. (1.42.24); 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.19 t.p. (1.37.23); 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 52.05 (13 participantes). Classificação colectiva do G. Prémio: 1.º, CN Rio Maior, 84 pontos; 2.º, AC Alfenense, 69; 3.º, CO Pechão, 51.

9 de Julho, Grande Prémio de Hildesheim (16.ª Taça), Hildesheim, Alemanha. 20 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.28.19 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Natalia Fedoskina (Rússia), 1.28.52; 3.ª, Rosella Giordano (Itália), 1.29.47 (11 participantes).

15 de Julho, X Waterford Crystal Grand Prix, Dublin, Irlanda. 50 km masculinos: 1.º, Trond Nymark (Noruega), 3.53.10 (...) 7.º, Luís Gil (Portugal), 4.22.39; Virgílio Soares, desistente (9 participantes).

19 de Agosto, Meeting São Mateus, Viseu (org.: AAV). 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.02,28; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 20.23,44; 3.º, Jorge Costa (CTT Faro), 20.27,93 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.38,95; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 13.30,37; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 13.46,80 (9 participantes).

22 de Outubro, Taça dos Clubes Campeões Europeus de Marcha (masculinos), Lanciano, Itália. 15 km masculinos: 1.º, Michele Didoni (GS Carabinieri/Itália), 1.02.20; 2.º, Milos Holusa (USK Mogul Noco), 1.03.02; 3.º, Oleksy Shelest (Skief/Ucrânia), 1.03.20 (...) 7.º, João Vieira (CN Rio Maior/Portugal), 1.04.12 (...) 22.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior/Portugal), 1.08.27 (...) 38.º, Nuno Raimundo (CN Rio Maior/Portugal), 1.13.14 (47 atletas chegados). Classificação coletiva: GS Carabinieri/Itália, 289 pontos; 2.º, Skief/Ucrânia, 268; 3.º, GA Fiamme Gialle, 267 (...) 5.º, CN Rio Maior/Portugal, 250.

28 de Outubro, III Grande Prémio de Fonte Grada (org.: AMCR Fonte Grada), 27 participantes de 7 clubes (vários escalões). 8 km masculinos: 1.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 38.24; 2.º, Luís Silva (Sporting CP), 39.54; 3.º, Luís Ribeiro (Sporting CP), 40.16 (4 participantes). 6 km absolutos femininos: 1.ª, Carla Soares (Juventude Vidigalense), 36.16; 2.ª, Rita Gonçalves (Sporting CP), 36.16; 3.ª, Ana Raquel Marques (JOMA), 36.55 (1.ª júnior) – 3 participantes.

11 de Novembro, I Grande Prémio de Alvaiázere (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 47 participantes de 11 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 45.12; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 45.12; 3.º, Bruno Marques (CCSJ Madeira), 49.28 (6 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.20; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 24.29; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 25.08 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 101 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 55; 3.º, ADCR Bairro dos Anjos, 54.

25 de Novembro, VIII Grande Prémio de Vila Nova de Gaia / 1.º CD Candal (org.: CD Candal e CM Gaia/Fundação Gaia d’Ouro), 87 participantes de 24 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 44.16; 2.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 44.52; 3.º, António Pereira (Febres SC), 45.50 (17 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.º, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 25.06; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 27.03; 3.ª, Marisa Soares (CD Póvoa), 27.32 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Lourocoop, 92 pontos; 2.º, AC Alfenense, 69; 3.º, SC Mirandela, 45.

9 de Dezembro, IV Grande Prémio de Celorico da Beira / Memorial Carlos Amaral (org. CM Celorico da Beira e AA Guarda), 62 participantes de 16 clubes (vários escalões). 15 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.06.48; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.09.07; 3.º, Virgílio Soares (Montanha C Lousã), 1.10.37 (11 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.48; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 49.20; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 50.47 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 71 pontos; 2.º, AC Alfenense, 46; 3.º, GD Lourocoop, 34.

16 de Dezembro, II Grande Prémio de Tunes (org.: ADECT), 84 participantes de 19 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 45.39; 2.º, Jorge Costa (CTT Faro), 46.01 t.p.; 3.º, Eduardo Mota (C Operário Desportivo), 48.55 (8 participantes). 5 km absolutos femininos; 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.21; 2.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 24.28 t.p.; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.28 t.p. (19 participantes). Provas extras de 20 km, masculinos: 1.º, Jorge Costa (CTT Faro), 1.31.56; 2.º, João Dias (GD Selsa), 1.44.12; 3.º, Rogério Filipe (CC O Alvitejo), 1.53.36 (5 participantes). Femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.39.09; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.39.09 (3 participantes).

17 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 8 km masculinos (distância incorrecta): 1.º, Luís Ribeiro (Sporting CP), 41.26; 2.º, Bruno Cavaco (SL Benfica), 43.36; 3.º, Rui Vilarinho (CA Galinheiras), 45.21 (6 participantes). 5 km femininos (distância incorrecta): 1.ª, Edna Igreja (Sporting CP), 33.34; 2.ª, Ana Raquel Marques (JOMA), 34.45; 3.ª, Tânia Gonçalves (Sporting CP), 37.13 (3 participantes). Outros vencedores: 3 km (!) iniciados, Vítor Xavier (CA Galinheiras), 19.09, e Maitana Mendes (SC Reboleira), 25.13; 2 km (!) infantis, Rubén Almeida (CA Galinheiras), 16.16, e Carla Cerqueira (SC Reboleira), 15.42. Nota: insuficiente número de juízes de marcha!

ESTATÍSTICA 2000

Recordes nacionais vigentes no final de 2000

Masculinos
- - -

Femininos
Sub-23, 20.000 m, Vera Santos (CN Rio Maior), 1.39.20,5 (Almada, 4/8/2000)
Seniores, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.36,79 (Coimbra, 12/8/2000)
Seniores, 20.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.36.11,6 (Almada, 4/8/2000)
Seniores, 20 km, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.28.19 (Hildesheim, Alemanha, 9/7/2000)


Identificação das imagens: seleção nacional na Taça da Europa de Eisenhuttenstadt; marchadores em eventos internacionais, nos Jogos Olímpicos de Sydney (Susana Feitor e Pedro Martins), nos mundiais de veteranos em estrada (José Magalhães) e nos mundiais de juniores em Santiago do Chile (Vera Santos e Carla Monteiro); campeões nacionais em diferentes categorias, nos absolutos de pista, João Vieira e Susana Feitor, nos juniores, Ricardo Vendeira (pc), Nuno Raimundo e Vera Santos, e nos juvenis, José Silva e Ana Cabecinha; um belo logótipo dos campeonatos nacionais de estrada em Ponte de Sor.